Educação executiva | Estratégia e Negócios | Big Data: Transformando Dados em Informações

Big Data: Transformando Dados em Informações

Quando:
4 de julho de 2014 @ 0:00
Big Data: Transformando Dados em Informações

Nossa sociedade dispõe de uma enorme, mutável e diversificada massa de dados, graças à conectividade trazida pela internet e redes. Os atributos “volume, velocidade, variedade e veracidade” conferem grande complexidade ao uso dos dados disponíveis em ambiente global e conectado, o que impõe desafios para os quais as técnicas tradicionais de análise por meio de estatística e modelos de dados falham.

A solução para o problema complexo da exploração de dados mencionado é trazida pela Ciência dos Dados. Essa ciência tem se desenvolvido de forma extremamente criativa, tomando ideias de vários outros campos do conhecimento, misturando-os e combinando-os para resolver problemas em domínios absolutamente novos e emergentes.

Entre as comunidades profissionais que emergem como fundação da Ciência dos Dados, destaca-se a estatística, que aparece com novas ferramentas capazes de converter as massas de dados em conhecimento. Neste contexto, criamos o curso Big Data Science: Transformando Dados em Informações, que introduz e explora um dos aspectos primordiais dentro da Ciência dos dados: a estatística, o qual permeia as três comunidades acima. Além de conectar vários aspectos do uso de dados por meio da programação (necessária para viabilizar a gestão de dados e seu processamento), o curso requer a elaboração de um programa aplicado por meio do qual é possível aplicar as práticas discutidas nas aulas.

• Hedibert Lopes
  • Paulo Marques
  • Hedibert Lopes

Ph.D. em Statistics and Decision Sciences pelo Institute of Statistics and Decision Sciences, da Duke University, em 2000; e seu MSc. em Estatística pelo Instituto de Matemática da UFRJ em 1994. Antes de se juntar ao Insper, em 2013, atuou por 10 anos na Universidade de Chicago, como Assistant e Associate Professor of Econometrics and Statistics da Booth School of Business. Desenvolve pesquisas em Estatística Bayesiana, Análise Fatorial, Métodos Computacionais, Séries Temporais e Modelos Dinâmicos, Volatilidade Estocástica Multivariada, Teoria do Valor Extremo, Filtros de Partículas, Estatística Espacial, Micro-econometria e Macro-econometria. Tem seis livros publicados e outros três que serão publicados até 2016 (Wiley, Chapman&Hall e Springer), além de mais de 70 artigos científicos e relatórios técnicos. Parecerista de mais de 30 revistas internacionais, ministrou 200 palestras e 25 minicursos e tutorais na última década.
  • Paulo Marques

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo e Doutor em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Consultor, empreendedor, analista de dados e professor de Estatística nas graduações de Economia e Administração do Insper.

Carga horária:

40 horas presenciais, e mais 24 horas para laboratório prático

Perfil do participante

Nosso curso é destinado a profissionais das áreas de Engenharia, Economia, Ciências da Computação, Matemática, Estatística, Física, Ciência de dados, entre outros.

É necessário ter formação superior, com conhecimentos básicos em programação e estatística. Para realização do curso, é necessário ser aprovado em uma prova de admissão, que verificará familiaridade com princípios de programação. O curso será ministrado em português, porém será necessária a compreensão da língua inglesa principalmente para textos.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

Telefone com DDD (somente números): *