Realidade Expandida nas Artes

Curso de Curta Duração

O curso de extensão Realidade Expandida nas Artes, realizado pelo Insper em parceria com o Itaú Cultural, apresentará os principais usos de realidade virtual e aumentada no contexto das artes e como se podem criar modelos de experiências virtuais utilizando recursos em um ambiente de Metaverso. A metodologia utilizada prevê atividades no laboratório de realidade virtual, formação de equipes de projeto colaborativo em Metaverso, com sessões de mentoria técnica e artística.

Confira aqui a lista de aprovados.

  • Utilizar uma plataforma de Metaverso empregando equipamentos de realidade virtual imersivos para criar propostas artísticas nos ambientes do Metaverso.
  • Criar uma  narrativa para a experiência virtual em uma plataforma de Metaverso considerando os aspectos de Artes Visuais, Roteiro e Narrativa e Presença.
  • Criar imagens e objetos 3D para plataformas de Metaverso, a partir da captura de objetos usando scanners 3D.
  • Realizar um ciclo de desenvolvimento de um projeto artístico de realidade aumentada em um ambiente de Metaverso.

Quem pode participar?

Artistas com interesse em tecnologias digitais e qualquer linguagem de programação, que buscam oportunidades no Metaverso e em novas tecnologias

Período de inscrição: de 16 a 31/08/2022
Seleção: de 05 a 22/09/2022
Divulgação dos Resultados: 28/09/2022
Vagas oferecidas: 24 vagas

Como me inscrever? As inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente no site do Insper

Para se inscrever:

  • Preencha os campos obrigatórios
  • No campo Trajetória Profissional, você pode inserir o seu portfólio através de link do LinkedIn ou qualquer outro site ou em formato PDF
  • No Campo Bolsa de Estudos, assinale SIM e Indique o percentual de 100%
  • Insira o link com vídeo de no máximo um minuto falando sobre sua experiência com tecnologia e sua prática artística (o vídeo deve estar disponível nas plataformas YouTube ou Vimeo)
  • Leia e dê o aceite no Código de Ética do Insper
  • Após o envio do inscrição, verifique se o status do  formulário aparece como concluído na área de inscrição do curso.

Importante:

  • É imprescindível que o vídeo esteja liberado para que possamos acessá-lo até a data de divulgação dos selecionados
  • Tenha atenção a todos os campos de preenchimento
  • Após o encerramento das inscrições, não será possível acessar o sistema

É responsabilidade do aluno:

  • Arcar com os custos de deslocamento para assistir aos módulos presenciais do programa e para participar da banca avaliadora do trabalho de conclusão de curso

Como saber se minha inscrição foi efetuada?

Verifique se o status do  formulário aparece como concluído na área de inscrição do curso. Em caso de dúvidas, entre em contato com  o Núcleo de Atendimento ao Candidato:

Fone: (11) 4504-2400 – opção 1 e 3
Whatsapp:  (11 ) 3164-6702
candidato@insper.edu.br

Como será feita a seleção?

Todas as inscrições válidas serão analisadas, em fase única, pela comissão de seleção do curso, que avaliará o formulário de inscrição, os portfólios, currículos e os vídeos.

A comissão de seleção é formada pela coordenação do curso do Insper e Itaú Cultural, e selecionará até 24 participantes, levando em consideração:

  • Se o candidato atua na área artística
  • Tem conhecimento em qualquer linguagem de programação e tecnologia (modelagem 3D)
  • Análise do portfólio ou currículo, interesse e vídeo do candidato
  • Serão destinadas 50% das vagas a ações afirmativas: preto (a) ou pardo (a); indígena residente no Brasil; refugiado(a), apátrida ou portador(a) de visto humanitário; pessoa com deficiência; travesti, transexual ou transgênero

A comissão de seleção tem total e absoluta autonomia e suas decisões são

soberanas, não sendo possível nenhum tipo de recurso.

Como e onde será formalizada a matrícula do aprovados?

Os aprovados receberão um e-mail com instruções para a matrícula, termo de compromisso e o formulário de autodeclação para as vagas afirmativas .

Controle de frequência e certificação

O aluno será considerado aprovado quando apresentar frequência mínima de 75% nas aulas e demais atividades e apresentar o projeto aplicado ao final do curso.

É direcionado a artistas com interesse em tecnologias digitais e com conhecimento em qualquer linguagem de programação e modelagem 3D que buscam oportunidades no Metaverso e em novas tecnologias

Conteúdo Programático

Experiências em Realidade Virtual

Mais
  • Introdução à Realidade Virtual, Aumentada e Multiverso.  Os diversos dispositivos de Realidade Virtual e Aumentada. Principais plataformas de Metaverso. Sistemas RV. Game engines. Mundos Virtuais Interativos.  Arte  e Cultura em Ambientes Virtual Imersivos.

Criação de Mundos Virtuais

Mais
  • Criação e Design do Metaespaço. Criação de Avatares.  Segurança e Acessibilidade. Exposição de  imagens 2D. Incorporação de modelos 3D ambiente no Metaverso. Storytelling. Roteiro e recursos para experiência no Metaverso. Fundamentos de áudio especializado

Modelagem 3D

Mais
  • Fundamentos da Computação Gráfica. Processamento de imagens. Geometrias 3D / Grafo de cena.  Imagens e Objetos 3D.  Wireframes e protótipos para validação de ideias. Animação e Personagens 3D.

Interação nos Ambientes Virtuais

Mais
  • Controle de cenários e objetos . Regras de Acesso. Experiência do usuário. Simulações Físicas. Presença e  Narrativa. Parâmetros  e qualidade da experiência virtual.

Criando para Metaverso

Mais
  • Ferramentas de programação para ambientes virtuais. Exportação da experiência para ambientes de Metaverso. Apresentação do Projeto Final.

Corpo Docente


Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Sex

14

Out

Integral

Carga horária: aprox. 60 horas*

Início das aulas: 14 de outubro de 2022

Fim das aulas: 2 de dezembro de 2022

Sextas, das 10h às 19h, e sábados das 09h às 13h. O último módulo, em dezembro, será realizado excepcionalmente na quinta, das 10h às 19h, e na sexta, das 10h às 14h.

Vagas Limitadas

*Carga Horária

60 horas presenciais

O curso é composto de 5 módulos, realizados às sextas, das 10h às 19h, e sábados das 09h às 13h. O último módulo, em dezembro, será realizado excepcionalmente na quinta, das 10h às 19h, e na sexta, das 10h às 14h.

uso livre do laboratório aos sábados das 13h às 17h