Nos último anos, o aumento da longevidade tem movimentado o mercado de produtos e serviços dedicados ao público sênior. A economia da longevidade, ou economia prateada, como é conhecida, é composta por diversos setores com um objetivo em comum: gerar o envelhecimento saudável da população, com ofertas que buscam promover a qualidade de vida, o lazer, a cultura, a higiene e a saúde para melhorar o bem-estar físico, social e emocional de toda sociedade.

No curso Negócios para a Longevidade os alunos terão a oportunidade de aprender na prática, tendo em vista o empreendedorismo, a inovação,  a análise de tecnologias e de tendências globais do setor.

 

Sobre a Aging 2.0

Uma comunidade internacional, interdisciplinar e intergeracional que conta com mais de 40 mil inovadores em 31 países. Suas sedes são administradas por voluntários, que abrangem mais de 130 cidades e já hospedaram mais de 1000 eventos em todo o mundo.

 

Sobre a Ativen

Consultoria para empresas e startups que buscam desenvolver negócios inovadores, escaláveis, sustentáveis e inclusivos para o mercado sênior. Buscamos soluções sustentáveis e atraentes para o público sênior, e que atendam às suas necessidades e desejos.

 

Sobre o Copenhagen Institute

O Copenhagen Institute for Future Studies é um think tank independente e sem fins lucrativos, fundado em 1969, que prepara e inspira indivíduos e organizações, tomadores de decisão e o público, para agir no futuro, a partir de hoje.

 

Por que fazer o curso?

Ícone mão segurando lápis

Empreendedorismo na prática

Entenda os novos modelos de negócios 50+ e conecte-se com o Hub de Inovação do Insper para desenhar e testar novos projetos
Ícone ferramenta browser chapéu

Desenho inovador e participações exclusivas

Aprenda com um renomado corpo docente, atuante no mercado, e especialistas em negócios e longevidade. Analise as tendências globais e desenvolva projetos durante todo programa
Ícone interface web lápis e engrenagem

Análise de tecnologias e tendências

Conheça ações de empreendedores em seniortechs. Conecte-se com parceiros globais para tecnologia e esteja por dentro das tendências da economia da longevidade

Objetivos do Programa

  • Entender a relevância e o potencial do segmento sênior a partir das mudanças demográficas, da importância do foco no curso de vida, de oportunidades para o envelhecimento saudável, da diversidade etária nas instituições e do combate ao idadismo para o fortalecimento da economia nacional e mundial.
  • Conhecer as principais teorias, conceitos e fundamentos da economia prateada a partir das vertentes de negócios e de suas aderências com o público sênior.
  • Analisar e debater os aspectos cognitivos e comportamentais do público sênior para uma comunicação eficiente.
  • Praticar a construção de planejamento estratégico sênior como oportunidade de valor para marcas e para negócios.
  • Elaborar protótipos para solução de problemas a partir do entendimento do potencial de inovação do segmento seniortechs.

Docentes Líderes

Perfil de Edígio Dorea

Diretor da Aging 2.0 Chapter Brazil e conselheiro do International Longevity Centre Brazil.

 

Mestra em Gestão da Economia Criativa pela ESPM, especialização em Marketing e graduação em Publicidade, Associated Partner do Copenhagen Institute for Futures Studies e Membro do Teach the Future.

 

Perfil de Sergio Duque

CEO da Ativen, consultoria de Economia da Longevidade. Sócio da Valormax, Consultoria Financeira, e representante da Aging 2.0 para a América do Sul.

Corpo Docente

Perfil de Ana Cristina

Ana Cristina Limongi

Coordenadora da Fundação Instituto de Administração – FIA. Professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo. Psicóloga, Mestre, Doutora e Livre-docente.

 

Perfil de Candice Pomi

Candice Pomi

Psicóloga, pesquisadora e especialista em Gerontologia. Diretora de Consumer Insights & Analytics na Kimberly Clark.

 

Perfil de Chao Lung

Chao Lung Wen

Médico, professor associado da USP, com Doutorado em Informática Médica, e Livre Docência em Telemedicina pela Faculdade de Medicina da USP.

 

Perfil de Daniela Campos

Daniela Campos

Comunicadora social e publicitária com especialização em Marketing e Pesquisa pela Universidade da Califórnia, em Berkeley.

 

Flavia Ranieri

Flavia Ranieri

Arquiteta formada na UFMG, com pós-graduação em Gerontologia pelo Instituto Albert Einstein.

 

Perfil de Flavio Ferrari

Flavio Ferrari

Head of Ad Innovation & Strategy na CNN Brasil e consultor de Comunicação, Inovação e Transformação Digital. Especialista em métricas de mídia.

 

Perfil de Gabriel Monteiro

Gabriel Monteiro

Embaixador da Aging2.0 em Paris, mestre em Psicologia (UFRJ) e em Gestão da Saúde e da Autonomia (Université de Lorraine).

 

Marcelo Nakagawa

Coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação e colunista da Época Negócios.

 

Perfil de Marcelo Nascimento

Marcelo Nascimento

Membro associado do Copenhagen Institute for Futures Studies e do Teach the Future, consultor estratégico de gestão de marcas e modelos de negócio no Instituto Gênesis, a incubadora da PUC Rio.

 

Prof-Marisa-Accioly

Marisa Accioly

Assistente Social, Doutora em Saúde Pública, Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

 

Perfil de Marília Duque

Marília Duque

Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM São Paulo com tese sobre Smartphones, Saúde e Envelhecimento.

 

Mônica Sanches Yassuda

Orientadora do Programa de pós-graduação em Gerontologia da EACH USP e da UNICAMP e em Neurologia da Faculdade de Medicina da USP.

 

Perfil de Peter Kronston

Peter Kronstrom

Head do Copenhagen Institute For Futures Studies Latin America com MBA Internacional Business na Universidade Torcuato di Tella (Buenos Aires).

 

Perfil de Rodrigo Ferrari

Rodrigo Ferrari

Bacharel em Filosofia e mestre em Sociologia, foi consultor para avaliação de cenários futuros para o CIFS – Copenhagen Institute for Futures Studies.

 

Perfil de Sergio Serapião

Sérgio Serapião

Founder e CEO da Labora – Empreendedor Social: founder e líder nacional do Lab60+.

 

Perfil de Sergio Serapião

Victor Macul

Fundador da Ana Health, possui graduação (2012) em Engenharia de Produção Mecânica (EESC-USP), com certificado de Estudos Especiais em Estratégia e Organização.

Esse curso de natureza multidisciplinar é destinado a jovens empreendedores, fundadores e tomadores de decisões em startups e pequenas e médias empresas interessados no tema da longevidade e que entendem o impacto que esse segmento de mercado +50 terá nos próximos anos com o aumento da expectativa de vida da população.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 4.389,30 R$ 3.657,75 R$ 4.877,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 438,93 R$ 365,77 R$ 487,70

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Documentação

  • Plano de Pagamento
  • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 15 dias antes do início das aulas)
  • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)
  • Ler e assinar os documentos acima

Anexar aqui

  • os documentos acima assinados
  • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Conteúdo Programático

A longevidade e o envelhecimento

Mais
  • Impacto das determinantes socioeconômicas e escolhas no processo de envelhecimento
  • Importância do foco no curso de vida: a longevidade abre novas possibilidades para a renovação de propósitos
  • Novos horizontes de mercado. Importância da diversidade e qualidade de vida no trabalho. Psicossociologia: idadismo; estereótipos

A relevância demográfica e a econômica da população sênior

Mais
  • O Cenário de consumo atual e perspectivas futuras
  • Moradia: o que significa morar bem na velhice
  • Infraestrutura, lazer, educação e cultura
  • Trabalho, aposentadoria e múltiplas carreiras

Entendimento do potencial econômico do segmento sênior e análise das razões da sua invisibilidade na comunicação e no marketing

Mais
  • Analisar sob o prisma mercadológico, desconstruindo paradigmas e estereótipos e demonstrando as oportunidades de negócios direcionadas ao público sênior

O impacto da tecnologia como ferramenta para um envelhecimento saudável

Mais
  • Quais as decisões que orientam empreendedores sobre investimentos no mercado sênior
  • Que tipos de negócios estão surgindo: franquias e startups, quais as oportunidades no mercado sênior

O Futuro da Longevidade

Mais
  • Como imaginar o futuro da Longevidade?

Projeto Aplicado

Mais

Projeto aplicado: desenvolvimento de um produto ou serviço para o segmento 50+

Aula inaugural:  apresentação da dinâmica do projeto, sensibilização e método

Primeiro encontro: elaboração do mapa contextual onde os alunos utilizarão o conhecimento obtido nas aulas

Segundo encontro: mapeamento de cenários

Terceiro encontro: desenvolvimento de cenários

Apresentação final – apresentação do projeto aplicado de cada grupo

Corpo docente


Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Seg

7

Fev

Turmas Online

Carga horária: aprox. 33 horas*

Início das aulas: 7 de fevereiro de 2022

Fim das aulas: 21 de março de 2022

Segundas e Quartas, das 19h às 22h

Encerramento das matrículas*: 3 de fevereiro de 2022

Investimento: A partir de R$ 4.389,30**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

 

*Carga horária

33 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes