Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Educação/Curso de Formação de Professores: design de cursos para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem

Curso de Formação de Professores: design de cursos para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem

Curso de Curta Duração

O sucesso do processo de ensino e aprendizagem requer dos professores diferentes competências mas talvez a principal seja a de planejar ou desenhar o curso ou disciplina de forma a procurar garantir a aprendizagem dos alunos. Este design deve considerar o alinhamento entre quatro componentes: objetivos de aprendizagem, dinâmicas de ensino-aprendizagem, avaliações e feedbacks.

Pensando nisso, criamos o Formação de Professores: design de cursos para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. A estrutura e a metodologia utilizadas nesse curso, desenvolvidos a partir da experiência no Insper, favorecem o entendimento de cada componente e os princípios que permitem articulá-los. O curso possibilita ainda a vivência de diferentes dinâmicas de ensino e o conhecimento de instrumentos de avaliação, adequados a diferentes objetivos de aprendizagem.

Utilizando uma abordagem de aprendizagem baseada em projetos, o programa está desenvolvido em torno de um miniprojeto, que consiste no desenvolvimento completo de uma proposta de curso ou disciplina.

Em formato blended (híbrido), o curso combina atividades preparatórias a distância e encontros presenciais, com vivências metodológicas práticas e efetivas, que englobam interação com os docentes e outros participantes de feedbacks, tanto a distância como presenciais, sobre seu processo de aprendizagem.

Clique aqui para conhecer as etapas do Processo Seletivo

  • Compreender os conceitos de Objetivo e Experiência de Aprendizagem
  • Elaborar Objetivos de Aprendizagem adequados ao nível cognitivo e passíveis de mensuração
  • Elaborar Experiências de Aprendizagem adequadas para o desenvolvimento do aluno em vista dos Objetivos de Aprendizagem do curso
  • Elaborar instrumentos de avaliação formativa alinhados aos Objetivos de aprendizagem do curso
  • Planejar a utilização do processo de feedback considerando a avaliação da aprendizagem

Docentes de ensino médio e superior que queiram garantir a aprendizagem de seus alunos em um curso ou disciplina (novos ou já existentes), Executivos com vasta experiência no mercado corporativo que tenham interesse em atuar na área acadêmica ou de desenvolvimento de pessoas, Coordenadores acadêmicos interessados em desenvolver os docentes sob sua responsabilidade.

Pré-Requisitos

  • Ter experiência como docente no ensino superior ou educação de adultos
  • Ter sólida experiência profissional, e forte interesse em atuar em educação superior ou de adultos.

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Confira as políticas de descontos dos cursos de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Corpo Docente


Sujeito a alterações.

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

A definir

Carga horária: 44 horas

Início das aulas: A definir

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.