Educação executiva | Educação | Design de Programas Educacionais

Design de Programas Educacionais

Quando:
11 de outubro de 2017 @ 17:30
Categorias:

A excelência na educação superior mobiliza diferentes competências do docente e exige formação adequada e efetiva. Para tanto, é fundamental o planejamento do processo de ensino e aprendizagem, que deve considerar o alinhamento entre quatro componentes: objetivos de aprendizagem, dinâmicas, avaliações e feedbacks.

Pensando nisso, criamos o curso Design de Programas Educacionais. A estrutura e a metodologia utilizadas nesse curso favorecem o entendimento de cada componente e os princípios que permitem articulá-los. O curso possibilita ainda a vivência de diferentes dinâmicas e o conhecimento de instrumentos de avaliação, adequados a diferentes objetivos de aprendizagem.

Como parte integrante do programa, será desenvolvido um miniprojeto, que consiste no desenvolvimento completo de uma proposta de programa educacional.

O curso é blended, ou seja, combina atividades preparatórias a distância e encontros presenciais, com vivências metodológicas práticas mais efetivas, que englobam interação com os docentes e outros participantes e feedbacks sobre seu processo de aprendizagem.

Objetivos do Curso

  • Explicar os conceitos de objetivo e de experiência de aprendizagem
  • Elaborar objetivos de aprendizagem adequados ao nível cognitivo e passíveis de mensuração
  • Elaborar experiências de aprendizagem adequadas para o desenvolvimento do aluno em vista dos objetivos de aprendizagem do curso
  • Elaborar instrumentos de avaliação formativa adequados ao objetivo de aprendizagem do curso
  • Planejar a utilização do processo de feedback considerando a avaliação da aprendizagem

Corpo Docente

  • Irineu Gianesi
  • Débora Mallet Pezarim de Angelo
  • Juliana Machado Massi
  • Irineu Gianesi

    Atualmente Diretor de Assuntos Acadêmicos do Insper, dirige o Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem, responsável pelas atividades de desenvolvimento e gestão do corpo docente, assim como pela coordenação dos processos de gestão da aprendizagem e apoio ao desenho de novos programas de graduação e pós-graduação. Liderou a equipe que desenhou e implementou o lançamento dos cursos de engenharia do Insper, a partir de metodologias inovadoras de desenho de programas. Mestre em Engenharia de Produção pela USP, tem 29 anos de experiência docente de Gestão de Operações, tendo produzido 3 livros e diversos artigos na área.
  • Débora Mallet Pezarim de Angelo

    Coordenadora de Gestão da Aprendizagem no Insper. Licenciada em Letras pela FFLCH da USP. Mestre e Doutora em Educação pela FEUSP. Assessora em projetos de formação docente para a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, em projetos de formação de professores da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Autora de materiais didáticos, impressos e digitais, para Fundação Padre Anchieta, Instituto Eldorado, Editoras Saraiva e Moderna. Autora da Proposta Curricular de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Coordenadora do curso de Pós-Graduação Docência no Ensino Superior do Centro Universitário SENAC. Docente em cursos superiores de Pedagogia e Letras, em disciplinas de metodologia de ensino e avaliação da aprendizagem.
  • Juliana Machado Massi

    Coordenadora de Gestão do Corpo Docente no Insper. Mestre em Direito pela PUCPR. Graduada em Direito e Administração. Assessora em projetos para formação de empreendedores educacionais na Future Education. Foi Coordenadora e docente dos Cursos de graduação em Administração, Relações Internacionais, e dos CST em Logística e em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Tuiuti do Paraná. Trabalhou como professora de Educação à Distância no Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UTP/PR. Também atuou como docente em cursos preparatórios para concursos e exames de OAB no Ordem Mais Cursos e Concursos. Atuou como professora conteudista dos cursos de Direito e Administração da plataforma Soluções de Aprendizagem Saraiva (Editora Saraiva). Idealizou e fundou o PIMENTA - UTP, no Paraná, como Centro de Inovação em Ensino voltado ao empreendedorismo educacional e na formação de professores e desenvolvimento de metodologias para aprendizagem ativa.

Carga horária:

44 horas

Perfil do participante

É necessário ter formação superior completa, experiência como docente no ensino superior ou experiência profissional com interesse em atuar em educação.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 23/03/2018
    Fim: 07/04/2018

    Curso blended (aulas presenciais e online). Sextas-feiras das 09h às 18h e sábados das 08h às 17h.