Educação executiva | Educação | Design de cursos para Garantia de Aprendizagem

11 de outubro de 2017 @ 17:30
Categorias:
Design de cursos para Garantia de Aprendizagem

A excelência na educação superior mobiliza diferentes competências do docente e exige formação adequada e efetiva. Para isso, é fundamental o planejamento do processo de ensino e aprendizagem, que deve considerar o alinhamento entre quatro componentes: objetivos de aprendizagem, dinâmicas, avaliações e feedbacks.

Pensando nisso, criamos o curso Design de cursos para Garantia de Aprendizagem no formato blended, que combina atividades preparatórias a distância e encontros presenciais com vivências metodológicas práticas mais efetivas. Tudo isso engloba a interação com os docentes e outros participantes e feedbacks sobre o processo de aprendizagem.

A estrutura e a metodologia utilizadas nesse curso favorecem o entendimento de cada componente dos programas educacionais, e os princípios que permitem articulá-los. O curso possibilita ainda a vivência de diferentes dinâmicas e o conhecimento de instrumentos de avaliação, adequados a diferentes objetivos de aprendizagem.

Como parte integrante do programa, será desenvolvido um miniprojeto, que consiste no desenvolvimento completo de uma proposta de programa educacional. Conheça também outros cursos da área de Educação do Insper!

Objetivos do Curso

• Explicar os conceitos de objetivo e de experiência de aprendizagem;
  • Elaborar objetivos de aprendizagem adequados ao nível cognitivo e passíveis de mensuração;
  • Elaborar experiências de aprendizagem adequadas para o desenvolvimento do aluno em vista dos objetivos de aprendizagem do curso;
  • Elaborar instrumentos de avaliação formativa adequados ao objetivo de aprendizagem do curso;
  • Planejar a utilização do processo de feedback considerando a avaliação da aprendizagem.

• Irineu Gianesi
  • Débora Mallet Pezarim de Angelo
  • Juliana Machado Massi
  • Irineu Gianesi

Atualmente Diretor de Assuntos Acadêmicos do Insper, dirige o Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem, responsável pelas atividades de desenvolvimento e gestão do corpo docente, assim como pela coordenação dos processos de gestão da aprendizagem e apoio ao desenho de novos programas de graduação e pós-graduação. Liderou a equipe que desenhou e implementou o lançamento dos cursos de engenharia do Insper, a partir de metodologias inovadoras de desenho de programas. Mestre em Engenharia de Produção pela USP, tem 29 anos de experiência docente de Gestão de Operações, tendo produzido 3 livros e diversos artigos na área.
  • Débora Mallet Pezarim de Angelo

Coordenadora de Gestão da Aprendizagem no Insper. Licenciada em Letras pela FFLCH da USP. Mestre e Doutora em Educação pela FEUSP. Assessora em projetos de formação docente para a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, em projetos de formação de professores da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Autora de materiais didáticos, impressos e digitais, para Fundação Padre Anchieta, Instituto Eldorado, Editoras Saraiva e Moderna. Autora da Proposta Curricular de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Coordenadora do curso de Pós-Graduação Docência no Ensino Superior do Centro Universitário SENAC. Docente em cursos superiores de Pedagogia e Letras, em disciplinas de metodologia de ensino e avaliação da aprendizagem.
  • Juliana Machado Massi

Coordenadora de Gestão do Corpo Docente no Insper. Mestre em Direito pela PUCPR. Graduada em Direito e Administração. Assessora em projetos para formação de empreendedores educacionais na Future Education. Foi Coordenadora e docente dos Cursos de graduação em Administração, Relações Internacionais, e dos CST em Logística e em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Tuiuti do Paraná. Trabalhou como professora de Educação à Distância no Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UTP/PR. Também atuou como docente em cursos preparatórios para concursos e exames de OAB no Ordem Mais Cursos e Concursos. Atuou como professora conteudista dos cursos de Direito e Administração da plataforma Soluções de Aprendizagem Saraiva (Editora Saraiva). Idealizou e fundou o PIMENTA - UTP, no Paraná, como Centro de Inovação em Ensino voltado ao empreendedorismo educacional e na formação de professores e desenvolvimento de metodologias para aprendizagem ativa.

Carga horária:

Perfil do participante

É necessário ter formação superior completa, experiência como docente no ensino superior ou experiência profissional com interesse em atuar em educação.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 19/10/2018
    Fim: 10/11/2018

Curso blended (aulas presenciais e online). Sextas-feiras das 09h às 18h e sábados das 08h às 17h.

Cronograma das aulas:

01 de outubro - Início da atividade virtual assíncrona