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Gestão de Departamentos Jurídicos: Curso de Curta Duração | Insper

Gestão de Departamentos Jurídicos

Quando:
13 de julho de 2017 @ 0:00
Categorias:
Gestão de Departamentos Jurídicos

Ao explorar e entender os diversos aspectos envolvidos na gestão eficaz de um departamento jurídico, você pode impactar positivamente os resultados de sua empresa, alavancando seu desempenho profissional e gerando benefícios para toda a sua organização.

Pensando nisso, desenvolvemos um curso de curta duração especialmente voltado para quem já desempenha ou almeja exercer papéis de liderança em departamentos jurídicos. O curso também é voltado a advogados interessados em migrar para o mundo corporativo e àqueles que buscam aprofundar conhecimentos que os ajudem na relação com os departamentos jurídicos de empresas.

OBJETIVOS

Ao final do curso, os alunos serão capazes de:

  • Entender os principais desafios na gestão de departamentos jurídicos de empresas nacionais e internacionais;
  • Entender e implantar melhores práticas de gerenciamento que conduzam a um desempenho superior;
  • Estimular o networking necessário ao desenvolvimento de uma sólida carreira jurídica corporativa;
  • Apresentar mecanismos para melhorar a percepção do valor agregado pelo departamento jurídico aos negócios da empresa.

Corpo Docente

  • Amira Chammas
  • Elias Marques Neto
  • Flavio Franco
  • Gianfranco Cinelli
  • Gustavo Biagioli
  • Guy Cliquet do Amaral
  • Luciana Nunes Freire
  • Luciano Benetti Timm
  • Luciano Malara
  • Sérgio de Freitas Costa
  • Carlos Frederico Andrade
  • José Romeu Garcia do Amaral
  • Luiz Fernando Visconti
  • Amira Chammas

    Atual Diretora Jurídica do Grupo Formitex, empresa líder no mercado de laminados decorativos de alta pressão na América Latina com as Formica,Decor e Formiline, marcando presença nos cinco continentes, exportando para mais de 30 países. Com mais 20 anos de experiência profissional na área jurídica, Amira iniciou sua carreira na Price WaterhouseCoopers, tendo também experiência em grandes bancas jurídicas, como Demarest Almeida Advogados e em grandes empresas multinacionais como Walmart e Pepsico. É palestrante em cursos sobre gestão de departamento jurídico, planejamento orçamentário e KPI’s para jurídico.
  • Elias Marques Neto

    Pós Doutorado em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2015). Pós Doutorado em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo / USP (2015/2017). Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP (títulos obtidos em 2014 e em 2009). MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2012). Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela FGV (2006). Especializações em Direito Processual Civil (2004) e em Direito dos Contratos (2005) pelo IICS/CEU. Pós Graduação Executiva no Programa de Negociação da Harvard Law School (2013). Pós Graduação Executiva no Programa de Mediação da Harvard Law School (2015). Pós Graduação em Direito de Energia (2013) e em Direito da Regulação em Infraestrutura (2014) pelo IBDE. Pós Graduação em Direito Público pelo IBEJI (2015). Bacharel em Direito pela USP (2001). Professor Doutor de Direito Processual Civil no Curso de Mestrado na Universidade de Marilia – Unimar (desde 2014). Professor na matéria de Direito Processual Civil em cursos de Graduação, Pós Graduação e Atualização (desde 2012, destacando-se a Escola Paulista de Direito – EPD, Mackenzie, Insper, ESA- OAB/SP, AASP, a PUC/SP e a USP). Foi associado sênior do Barbosa Mussnich e Aragão Advogados (2002/2009). Diretor Jurídico do grupo Cosan SA (desde 2009), responsável pelo contencioso do grupo. Apontado como um dos vinte executivos jurídicos mais admirados do Brasil (Revista Análise, 2015). Recebeu do Conselho Federal da OAB, em janeiro de 2016, o Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro. Autor de livros e artigos no ramo do Direito Processual Civil. Membro fundador e Diretor do Ceapro – Centro de Estudos Avançados de Processo (desde 2014). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Associado efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Presidente da Comissão Especial de Defesa da Segurança Jurídica do Conselho Federal da OAB (desde 2015). Presidente da Comissão de Direito Processual Civil da OAB/SP, Pinheiros (desde 2013). Presidente da Comissão de Energia do IASP (desde 2013). Membro da lista de árbitros.
  • Flavio Franco

    Diretor Executivo Jurídico da Netshoes, Conselheiro da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e da Associação Brasileira de Direito e Administração (“ABD&A”), além de Coordenador do Curso de Gestão de Departamentos Jurídicos do INSPER. Apontado como o “5º Executivo Jurídico mais Admirado” do país em 2016 e como o “10º Executivo Jurídico mais Admirado” em 2015 (Análise Editorial), atuou por dois anos como Vice-Presidente da Comissão de Apoio à Departamentos Jurídicos da OAB/SP. Formado pela PUC/SP, onde também se graduou como “Especialista em Direito Empresarial”, possui um MBA pela FGV/SP, completou o “Programa de Desenvolvimento de Executivos” da Fundação Dom Cabral e é certificado internacionalmente em Ética e Compliance. Com experiência nas áreas de tecnologia, logística e varejo, sua vivência profissional de 20 anos inclui também passagens pelas multinacionais Compuware, FedEx e Walmart.
  • Gianfranco Cinelli

    Diretor Jurídico para América Latina da Yara International, multinacional norueguesa, líder no Brasil na distribuição de fertilizantes e maior produtora mundial de fertilizantes nitrogenados. Integra o Conselho de Administração de algumas subsidiárias na região, atua como membro da Comissão de Apoio à Departamentos Jurídicos da OAB/SP. Atua com advogado há quase 20 anos e como gestor jurídico há mais de 10 anos, incluindo passagem em empresas como Petróleo Ipiranga, Pepsico e Siemens, nesta última com delegação para Zurique na Suíça. Formado em Direito pela PUC-SP, onde também graduou-se como Especialista em Direito Empresarial, e é Pós-Graduado em Direito da Economia e da Empresa pela FGV-SP. É ainda certificado pelo Programa de Introdução Gerencial da FGV/SP em conjunto Siemens Management Learning.
  • Gustavo Biagioli

    Advogado formado pela PUC-Campinas, com MBA Executivo em Direito da Economia e da Empresa pela FGV, e certificado em International Strategic Business Leadership pela College of Business da Ohio University. Membro efetivo da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB/SP, é também colaborador do Comitê Anticorrupção e Compliance do IBRADEMP e coordenador do Instituto de Compliance e Integridade Corporativa. Há mais de 15 anos atua nas áreas jurídica e de Compliance de companhias como Hewlett-Packard, Software AG e RR Donnelley, como legal advisor e gestor de equipes multidisciplinares, e atualmente é Diretor Jurídico e de Compliance da norte-americana Jones Lang LaSalle (JLL).
  • Guy Cliquet do Amaral

    PhD em Comportamento Organizacional pela Tulane University (New Orleans) e Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Graduou-se no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Além de docente, possui 25 de experiência profissional em empresas como Twill, American Tool Companies, Synchro e Braskem, onde atuou em posições de gerência sênior. Sua experiência em Gestão de Projetos inclui iniciativas na área de Sistemas de Gestão, Automação, Manufatura, Desenvolvimento de Software e Ensino.
  • Luciana Nunes Freire

    Diretora Executiva Jurídica da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, formada pela Universidade Mackenzie, atua há 20 anos na área corporativa. Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Direito Empresarial, também pela FGV/SP. É Mestranda em Direito do Trabalho e Relações Internacionais do Trabalho, pela Universidade Três de Fevereiro, de Buenos Aires (Argentina). É atualmente Presidente da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB/SP tendo sido também Presidente da Comissão sobre Gestão de Departamentos Jurídicos do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP. Integra ainda o Conselho Deliberativo do Fundo de Previdência Privada do Banco HSBC S/A.
  • Luciano Benetti Timm

    Pesquisador de Pós Doutorado na Universidade de Berkeley, Califórnia, Departamento de Law, Economics and Business. Doutor em Direito Comercial pela UFRGS. Mestre em Direito Civil pela UFRGS. LLM em Direito Econômico Internacional na Universidade de Warwick. Advogado em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Vice Presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia.
  • Luciano Malara

    Advogado e Compliance Officer certificado pela Society of Corporate Compliance & Ethics dos EUA; em Prevenção a Fraudes, Investigações, Ética & Compliance pela Webster University/Suíça; MBA em Direito Empresarial pela FGV/RP; Negociação pela FGV/SP, especialista em Relações do Trabalho pela PUC/SP e graduação pela Universidade Mackenzie. É Diretor Executivo do Instituto Compliance Brasil, Presidente do Comitê Legislativo da Amcham Campinas e membro da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB/SP. Professor em cursos de Gestão Jurídica no Insper, Professor convidado de Compliance em cursos MBA e docente no Programa Certified Expert in Compliance no Instituto ARC. Sócio do escritório CMT Advogados, possui mais de 20 anos de atuação na área empresarial, obtida tanto em escritórios de advocacia quanto em diretorias Jurídicas e de Compliance de empresas nacionais e multinacionais, como Dell Computadores e Citrosuco Paulista.”
  • Sérgio de Freitas Costa

    Formado em Direito pela Faculdade de Direito da USP e em Administração pela Escola de Administração de Empresas da FGV. Tem um LL.M. (Master of Laws) pela University of Michigan Law School (EUA). Possui certificações em Negociação e Resolução de Conflitos pela Harvard Law School (EUA) e pela Kellogg School of Management (Northwestern University, EUA). É sócio de Almeida, Costa e Pinheiro Sociedade de Advogados, atuando sobretudo na área empresarial (transactions) e em arbitragem. Desde 1995 atua como professor na área de Negociação em empresas públicas e privadas e instituições de ensino (Insper, FGV, USP, PUC), no Brasil e no Exterior. Coautor do livro Gestão de Negociação (2ª edição. Saraiva, 2007).
  • Carlos Frederico Andrade

    Mestre em Direito Privado e Econômico pela Universidade Federal da Bahia (“UFBA”), onde também se graduou em Direito. Possui Pós-Graduação em Direito Tributário pelo IBET, em Direito Processual Civil pela UFBA e em Direito do Trabalho pela Faculdade de Tecnologia Empresarial (”FTE”). Com experiência nas áreas de construção civil e imobiliária, sua vivência profissional de mais de 20 anos inclui passagens por corporações e renomados escritórios de advocacia, tendo sido Diretor Jurídico da OAS por 7 anos, atuando inclusive como coordenador do processo de Recuperação Judicial da empresa. Atualmente é Diretor Executivo Jurídico do ZIGPAY,Fintech com atuação nacional, e membro efetivo da Comissão de Apoio à Departamentos Jurídicos da OAB/SP.
  • José Romeu Garcia do Amaral

    Doutorando e Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP. LLM pela Northwestern University Pritzker School of Law. Especialista em Direito Empresarial pelo Mackenzie e Especialista em Gestão Empresarial (MBA) pela UNICAMP. Membro do Conselho Editorial e Diretor Executivo da Revista de Direito das Sociedades e dos Valores Mobiliários (RDSVM). Associado do Instituto de Direito Societário Aplicado (IDSA). Foi Gerente Jurídico Corporativo da Sadia S.A. e Foreign Associate no Greenberg Traurig, LLP. Advogado e Professor do Insper no LLC em Direito Empresarial. Atualmente, é sócio de J.R.Amaral Advogados e tem atuado na área societária/M&A, em operações de financiamento empresarial (mercados financeiro e de capitais) e em negócios nas áreas de energia e tecnologia.
  • Luiz Fernando Visconti

    Mestrando em Direito dos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1998. Cursou Mining Agreements no Centre for Energy, Petroleum and Mineral Law and Policy, organizado pela University of Dundee, Escócia, em 2012; Cursou a Academy of American and International Law, organizada pelo The Center for American and International Law, EUA, em 2003. Sócio de TozziniFreire Advogados, responsável pela área de mineração e corresponsável pela área de relações governamentais. Diretor Regional da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais no Estado de São Paulo. Membro do Instituto de Relações Governamentais (irelgov). Presidente do Comitê de Ética da Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR). Membro da Comissão Jurídica da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), do Rocky Moutain Mineral Law Foudation (RMMLF), entre outros relevantes orgãos nacionais e internacionais da área de mineração. Autor e coautor de artigos e publicações em Direito Civil e na área de Mineração. É referenciado nos guias Chambers Global, Chambers Latin America, Legal 500, Latin Lawyer 250 e Who’s Who Legal.

Carga horária:

45 horas

Perfil do participante

Advogados com, no mínimo, 5 anos de experiência em departamento jurídico ou profissionais que exerçam cargo de responsabilidade em departamento jurídico de uma organização.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

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Turmas abertas:
  • Integral
    Datas e horários
    Início: 29/01/2018
    Fim: 03/02/2018

    Segunda a sexta-feira,das 09h às 18h
    e Sábado, das 09h às 15h.