Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Direito/Economia Circular: novos paradigmas de consumo e produção

Economia Circular: novos paradigmas de consumo e produção

Curso de Curta Duração

A sustentabilidade é um dos grandes desafios do mundo contemporâneo. O paradigma atual da economia linear – extrair, transformar e descartar – gera desperdícios e coloca o planeta Terra em constante estresse e desequilíbrio. Neste contexto, é importante entender a Economia Circular como uma alternativa sistemática e estratégica do uso efetivo dos recursos que pode nos permitir um futuro de abundância e de inúmeras oportunidades.

Neste programa de Economia Circular: novos paradigmas de consumo e produção, você irá explorar a inovação em negócios como o fio condutor para a transição de uma economia linear para uma Economia Circular regenerativa por princípio. Você será exposto a casos de sucesso, conhecerá ferramentas para mapeamento de sistemas de Economia Circular como oportunidade de negócios, e desenvolverá uma estratégia para engajamento e mudança. Num projeto aplicado, você trabalhará na transição para a Economia Circular de indústrias como alimentação, eletrônicos, mobilidade, embalagens, entre outras.

Saiba mais:
Economia Circular e Pensamento Sistêmico: ferramentas para uma reconstrução econômica eficaz

• Compreender os princípios e estratégias de Economia Circular;
  • Identificar desperdícios sistêmicos da economia linear e percebê-los como oportunidades de negócio;
  • Analisar casos exemplares de Economia Circular;
  • Comparar oportunidades de Economia Circular para um determinado contexto ou indústria.

Gestores e tomadores de decisão em organizações públicas e privadas interessados em projetos de sustentabilidade com um viés propositivo e estratégico para a organização. É necessário estar confortável com leitura técnica e vídeos em inglês.

Formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 2.810,25 R$ 2.341,88 R$ 3.122,50
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 281,02 R$ 234,18 R$ 312,25

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

• Plano de Pagamento
  • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 15 dias antes do início das aulas)
  • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)
  • Ler e assinar os documentos acima

Anexar aqui

• os documentos acima assinados
  • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Economia linear

• Estrutura da economia linear;
  • Consequências e impactos da economia linear;
  • Identificação e análise dos desperdícios sistêmicos.

Economia Circular

Mais
  • Conceitos básicos, princípios e estratégias;
  • Casos exemplares de Economia Circular: características e fatores de sucesso;
  • Identificação e análise de casos com uma perspectiva de transição para a Economia Circular.

Impacto e prontidão

Mais
  • Potencial regenerativo e impacto de iniciativas de economia circular;
  • Prontidão de uma rede de valor;
  • Análise comparativa de casos: impacto e prontidão.

Desafios no contexto brasileiro

Mais
  • A identificação dos desperdícios sistêmicos, composição dos casos para transição para a Economia Circular, e análise de impacto e prontidão será feita considerando fatores contingenciais do contexto brasileiro.

Projeto aplicado

Mais
  • O projeto aplicado consistirá na análise de oportunidades de Economia Circular em determinada indústria ou sistema no contexto brasileiro. São elegíveis as seguintes indústrias ou sistemas: alimentação, eletrônicos, cidades, mobilidade, bens duráveis, embalagens e vestuário.Etapas do projeto aplicado:
    • Definição da indústria de interesse
    • Identificação dos desperdícios sistêmicos da cadeia de valor
    • Identificação e análise de casos exemplares de Economia Circular
    • Analise de prontidão e potencial regenerativo
    • Definição de uma visão para 2030

Jornada de aprendizagem

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Turmas Online

Carga horária: aprox. 27 horas*

Início das aulas: 9 de setembro de 2021

Fim das aulas: 30 de setembro de 2021

terças e Quintas-Feiras, das 18h30 às 21h

Encerramento das matrículas*: 6 de agosto de 2021

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Investimento: A partir de R$ 2.810,25**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento