Educação executiva | Direito | Direito do Trabalho: Impactos na gestão das empresas
Direito do Trabalho: Curso de Curta Duração | Insper

Direito do Trabalho: Impactos na gestão das empresas

Quando:
23 de outubro de 2017 – 14 de dezembro de 2017 all-day
Categorias:
Direito do Trabalho: Impactos na gestão das empresas

O Direito do Trabalho está ganhando cada vez mais espaço nas organizações, em razão da sua interface que apresenta diversos desafios gerenciais envolvendo pessoas, compliance, aspectos financeiros e até mesmo imputação de responsabilidade criminal aos administradores.

Assim, na atualidade, um bom profissional deve possuir uma visão trabalhista mais ampla e multidisciplinar, seja sob a ótica de recursos humanos e com visão jurídica. Ou sendo capaz de inspirar e embasar suas análises e decisões da forma mais integrada possível, sempre com o objetivo de atingir a melhor solução aos problemas da organização.

O desafio é ainda maior em momentos de crise, quando são várias as dúvidas sobre quais as melhores alternativas para se reduzir passivos trabalhistas, superar o momento de dificuldades e ao mesmo tempo lidar com os efeitos sociais e até reputacionais decorrentes das decisões tomadas. Além da situação econômica, a aprovação da Reforma Trabalhista traz à tona uma demanda complementar e específica para os profissionais que almejam uma participação estratégica nas empresas.

Pensando nisso, a  Educação Executiva do Insper traz o curso Direito do Trabalho: Impactos na gestão das empresas  com uma visão multidisciplinar e estratégica. A metodologia foi desenvolvida para todo o profissional que deseja aprofundar seus conhecimentos jurídicos na área trabalhista, sob a ótica empresarial, de forma a conhecer as melhores práticas de mercado e seus desafios e seus efeitos práticos. O aluno também vai buscar desenvolver soluções adequadas, eficientes, legalmente sustentáveis e que geram uma percepção de confiança não só interna, mas também com todos os demais stakeholders da organização.

Corpo Docente

  • Raissa Bressanim Raissa Bressanim Tokunaga
  • Fernando Rogério Peluso Fernando Rogério Peluso
  • Marina Pinhão Coelho Araújo Marina Pinhão Coelho Araújo
  • Luciana Yeung Luciana Yeung
  • Mauricio Greca Consentino Mauricio Greca Consentino
  • Sérgio Amad Costa Sérgio Amad Costa
  • Vilma Dias Bernardes Gil Vilma Dias Bernardes Gil
  • Rodrigo Fernandes Rebouças Rodrigo Fernandes Rebouças
  • Patricia Milfont Galende Patricia Milfont Galende
  • Sergio de Freitas Sérgio de Freitas Costa
  • Luciano Malara Luciano Malara
  • Luciana Lima Luciana Lima
  • Thais Galo Thais Galo
  • Raissa Bressanim Tokunaga

    Coordenadora do curso de “Direito do Trabalho: Impactos na Gestão das Empresas” e professora do curso de LL.C ambos do Insper, Raissa é advogada graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É sócia do escritório Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados e é certificada pelo curso de Compliance do Insper. Por mais de 10 anos foi professora da pós-graduação latu sensu em Direito do Trabalho na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Fernando Rogério Peluso

    Coordenador do curso de “Direito do Trabalho: Impactos na Gestão das Empresas” e professor do curso de LL.C ambos do Insper, Fernando é advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo, e Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É sócio do escritório Peluso, Stupp e Guarita Advogados, e Compliance Officer certificado pelo Insper. Por mais de 10 anos foi professor da pós-graduação latu sensu em Direito do Trabalho na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Marina Pinhão Coelho Araújo

    Doutora em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Prof. Miguel Reale Júnior. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra. Membro do Instituto de Defesa de Direito à Defesa. Autora de diversos artigos sobre Direito Penal. Foi pesquisadora na Universidade de Munique (LMU).
  • Luciana Yeung

    Doutora em Economia pela Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV). Mestre em Economia Aplicada - University of Wisconsin – Madison e em Relações Industriais - University of Wisconsin - Madison. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Passou 6 meses como Pesquisadora Visitante na Escola de Direito - Boalt Hall - da Universidade da Califórnia, Berkeley - EUA. Suas áreas de pesquisa e especialização são: Análise Econômica do Direito (Law and Economics), Nova Economia Institucional, Microeconomia Aplicada, e Relações Trabalhistas. Autora de artigos científicos, capítulos de livros e também de relatórios técnicos, inclusive para a imprensa, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Professora e coordenadora dos cursos de graduação em Economia e Administração no Insper , leciona também para  alunos de pós-graduação e executivos brasileiros e estrangeiros.
  • Mauricio Greca Consentino

    É bacharel em Direito pela Universidade Paulista, Especialista e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Direito Sindical Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, FGV-SP.
  • Sérgio Amad Costa

    Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Obteve o título de Mestre pela Universidade de São Paulo onde também cursou o doutorado. É autor de livros, abordando temas ligados a Recursos Humanos e Relações Trabalhistas. Há mais de 25 anos é articulista do jornal O Estado de S. Paulo, escrevendo sobre recursos humanos e relações trabalhistas, na página de Economia e Negócios. Desde 1985 é professor dos cursos de graduação e pós-graduação da EAESP- FGV. Nos anos de 1990 a 1998 foi sócio-diretor de empresas de consultoria de grande porte, responsável em nível nacional, pela área de Treinamento Empresarial. No início dos anos 2000, fundou a AMAD Consultoria e Treinamento, empresa em que presta serviços de consultoria e treinamento para companhias nacionais e internacionais na área de RH.
  • Vilma Dias Bernardes Gil

    Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Pertenceu aos quadros do Ministério do Trabalho, desde 1984, tendo ocupado os seguintes cargos: Auditora-Fiscal do Trabalho (1984 a 2003). Assessora Técnica da Superintendência Regional (2007-2013). Superintendente Regional do Trabalho e Emprego Substituta (2013-2016). Advogada. Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho – IBRET (2011-2013). Participou de vários Congressos e demais eventos no Brasil e, apresentou trabalho no 8º Congresso Europeu de Relações do Trabalho, ocorrido em Manchester, Inglaterra, no período de 02 a 06 de setembro de 2007. Autora de obras e artigos especializados no Direito do Trabalho. Professora da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (2003-2010). Professora convidada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Fundação Getúlio Vargas.
  • Rodrigo Fernandes Rebouças

    Doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1998) e graduado pela mesma instituição (1997). Especialista em Direito dos Contratos, Direito das Novas Tecnologias, Gestão de Serviços Jurídicos e Departamentos Jurídicos. Professor do Insper-Direito e Professor Orientador do LL.M. em Direito dos Contratos. Palestrante e Professor convidado na UNIFOR, COGEAE-PUC/SP, PUC/SP e IICS/CEU. Tem vasta experiência na área jurídica com ênfase em Direito Privado, Direito dos Contratos, Direito Civil, Software, Novas Tecnologias e Internet e Direito Empresarial. Advogado em São Paulo com experiência em Escritório de Advocacia e Departamento Jurídico.
  • Patricia Milfont Galende

    Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador, Especialista em Especialização em Direito e Processo do Trabalho pelo Juspodivm/Diex e MBA em Gestão de Negócios pela FGV. Com atuação há 13 anos em relações sindicais, atualmente Executive Manager para Labour Relations na TIM Brasil S.A.
  • Sérgio de Freitas Costa

    Formado em Direito pela Faculdade de Direito da USP e em Administração pela Escola de Administração de Empresas da FGV. Tem um LL.M. (Master of Laws) pela University of Michigan Law School (EUA). Possui certificações em Negociação e Resolução de Conflitos pela Harvard Law School (EUA) e pela Kellogg School of Management (Northwestern University, EUA). É sócio de Almeida, Costa e Pinheiro Sociedade de Advogados, atuando sobretudo na área empresarial (transactions) e em arbitragem. Desde 1995 atua como professor na área de Negociação em empresas públicas e privadas e instituições de ensino (Insper, FGV, USP, PUC), no Brasil e no Exterior. Coautor do livro Gestão de Negociação (2ª edição. Saraiva, 2007).
  • Luciano Malara

    Advogado e Compliance Officer certificado pela Society of Corporate Compliance & Ethics dos EUA; em Prevenção a Fraudes, Investigações, Ética & Compliance pela Webster University/Suíça; MBA em Direito Empresarial pela FGV/RP; Negociação pela FGV/SP, especialista em Relações do Trabalho pela PUC/SP e graduação pela Universidade Mackenzie. É Diretor Executivo do Instituto Compliance Brasil, Presidente do Comitê Legislativo da Amcham Campinas e membro da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB/SP. Professor em cursos de Gestão Jurídica no Insper, Professor convidado de Compliance em cursos MBA e docente no Programa Certified Expert in Compliance no Instituto ARC. Sócio do escritório CMT Advogados, possui mais de 20 anos de atuação na área empresarial, obtida tanto em escritórios de advocacia quanto em diretorias Jurídicas e de Compliance de empresas nacionais e multinacionais, como Dell Computadores e Citrosuco Paulista.”
  • Luciana Lima

    Doutora em Administração FEA/USP, mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, pós graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, especialista em Gestão e Planejamento do Desenvolvimento Regional/UFPA e graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do CRANET - Cranfield Network HRM. Experiência Executiva em empresas multinacionais de grande porte na área de Planejamento Estratégico, Recursos Humanos e Governança. Consultora em projetos de People Analytics, HR Business Partner, Carreira e Sucessão e Planejamento Estratégico. Executive Coaching da Formare Associados. Docente em cursos de graduação e pós-graduação.
  • Thais Galo

    Thais Galo ingressou no escritório Pinheiro Neto Advogados em 1997, onde tornou-se sócia em 2009. Baseada em São Paulo, o foco de sua atuação está nas áreas Trabalhista (consultivo e contencioso) e Imigração. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1992), Thais possui Especialização em Direito do Trabalho (2004) e se tornou Mestre em Direito do Trabalho (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Certificada pela Harvard Business School nos cursos de “Driving Performance Through Talent Management (2012) e “Leading Professional Services Firms” (2013). Desde 2004 é integrante dos comitês de Recursos Humanos da Amcham e da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI). Fluente em português e inglês.

Carga horária:

40 horas

Perfil do participante

Profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos jurídicos na área trabalhista, sob a ótica empresarial, de forma a conhecer as melhores práticas de mercado e seus desafios e seus efeitos práticos. É necessário ter formação Superior e, pelo menos, 2 (dois) anos de experiência profissional na área trabalhista empresarial e/ou de recursos humanos.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Noturno
    Datas e horários
    Início: 23/10/2017
    Fim: 13/12/2017

    Segunda e quartas-feira, das 19h30 às 22h30,
    exceto dia 13/12 das 18h30 às 22h30

Aproveite e conheça o curso de Compliance do Insper!