Educação executiva | Direito | Direito Digital

Direito Digital

Quando:
8 de agosto de 2017 @ 18:00 – 21 de setembro de 2017 @ 19:00
Categorias:

O nosso curso de Direito Digital foi desenvolvido para quem deseja aprofundar seus conhecimentos jurídicos e corporativos relacionados ao vasto universo da internet.

Casos práticos farão parte da grade de aulas, possibilitando aos alunos uma participação efetiva e possibilitando-lhes uma interpretação mais clara das questões jurídicas e corporativas abordadas.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Ao final do curso, os alunos serão capazes de:

  • Discutir e analisar as principais questões relacionadas aos contratos eletrônicos, principalmente sob o ponto de vista empresarial;
  • Debater sobre a importância do Direito Digital nas estratégias jurídicas das empresas;
  • Conhecer e debater as principais questões jurídicas e corporativas relacionadas ao mundo cibernético;
  • Analisar os principais aspectos do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) e a legislação aplicável;
  • Estudar as questões relacionadas à segurança da informação;
  • Analisar os crimes eletrônicos e a importância da perícia;
  • Discutir os aspectos jurídicos sobre direito autoral e propriedade intelectual;
  • Entender e analisar os conceitos sobre privacidade, liberdade de expressão, proteção de dados e o direito ao esquecimento;
  • Discutir a importância das grandes corporações se adequarem estruturalmente às regras de compliance e ao universo digital.

Corpo Docente

  • Renato Opice Blum Renato Opice Blum
  • Dra. Juliana Abrusio Dra. Juliana Abrusio
  • Dr. Marco Florêncio Dr. Marco Florêncio
  • Dr. Rony Vainzof Dr. Rony Vainzof
  • Dr. Marcos Bruno Dr. Marcos Bruno
  • Martha Gabriel Martha Gabriel
  • Dr. Fernando Tasso Dr. Fernando Tasso
  • Dr. Ronaldo Tossunian Dr. Ronaldo Tossunian
  • Dr. Rapahel Mandarino Dr. Raphael Mandarino
  • Dr. Giuliano Giova Dr. Giuliano Giova
  • Dr. Danilo Doneda Dr. Danilo Doneda
  • Dr. Guilherme Martins Dr. Guilherme Martins
  • Dr. José Leça Dr. José Leça
  • Dr. Antônio Gesteira Dr. Antônio Gesteira
  • Renato Opice Blum

    Mestre pela Florida Christian University, advogado e economista; Professor coordenador do curso de Direito Digital do INSPER; foi coordenador do 1º curso de Direito Digital da FGV/GVLaw em 2011 e do curso de extensão em Direito Digital da Escola Paulista da Magistratura em 2014; Professor da USP (PECE); Vice-Chair do comitê de Privacidade, Comércio Eletrônico e Segurança de dados da American Bar Association e da Comissão de Associados da América do Sul da International Technology Law Association; Membro Convidado do Grupo de Cybercrimes do Conselho da Europa; Membro da Associação Européia de Privacidade – EPA’S; Presidente da Comissão Permanente de Estudos de Tecnologia e Informação do IASP; Presidente do Conselho de TI da FECOMERCIO; Vice Presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP; Palestrante Convidado para as Conferências Internacionais: LegalTech; Technology Policy Institute; Council of Europe; SEDONA; American Bar Association; International Technology Law Association; High Technology Crime Investigation Association; Information Systems Security Association; International Association of Privacy Professionals; Georgetown Law CLE and Inter-American Bar Association; Profissional indicado na 44ª posição da lista “Top 100 Lawyers to follow on twitter – 2015” do site evancarmichael.com; Profissional reconhecido por 03 anos consecutivos em publicações internacionais como Chambers & Partners e Best Lawyers; Autor do livro “Direito Eletrônico – A Internet e os Tribunais”; Coordenador e co-autor do livro “Manual de Direito Eletrônico e Internet”; @opiceblum empresas.
  • Dra. Juliana Abrusio

    Sócia do Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados. Doutoranda em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora de Direito Digital e Eletrônico. Membro da Seção de Direito Internacional da American Bar Association (ABA). Reconhecida por anuários internacionais (Legal 500 Latin America). Co-organizadora e co-autora da obra Marco Civil da Internet – Lei 12.964/2014. CV Lattes.
  • Dr. Marco Florêncio

    Marco Aurélio Florêncio Filho. Sócio do Florêncio Filho Advogados. Doutor em Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Recife – UFPE. Pós-Graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra. Presidente da Comissão de Direito Penal Econômico da OAB/SP. 2º Vice-Presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP. Coordenador Estadual em São Paulo do IBCCRIM. CV Lattes.
  • Dr. Rony Vainzof

    Sócio do Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados; Mestrando em Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais na Escola Paulista de Direito; Pós-Graduado em Direito e Processo Penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie; Advogado recomentado como líder na área de Tecnologia e Telecomunicações e nomeado por sua “agilidade, proatividade e comprometimento” com as questões dos seus clientes, em 2014, pela CHAMBERS América Latina; Advogado eleito por seus pares para inclusão na Best Lawyers Brasil no ano de 2014 na área da Tecnologia da Informação; Vice-Presidente do Conselho da Tecnologia da Informação da Federação de Comércio/SP; Vice-Presidente do Comitê de Direito da Tecnologia da Câmara Americana do Comércio (AMCHAM); Diretor do Departamento de Segurança (DESEG) da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança Cibernética; Co-autor do livro Marco Civil da Internet (Capítulo – Da Responsabilidade por Danos Decorrentes de Conteúdo Gerado por Terceiros). CV Lattes.
  • Dr. Marcos Bruno

    Advogado – Sócio da Opice Blum Advogados Associados – Especialista em Direito Eletrônico; Membro da Comissão de “Direito na Sociedade da Informação” da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo (OAB/SP); Vice-Diretor de Crimes Eletrônicos da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico; Fundador e Ex-diretor do GU de Legislação da SUCESU/SP – Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de São Paulo; Professor da Lex Editora S.A.; Professor convidado da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e das Faculdades Anhembi Morumbi; Palestrante convidado em várias instituições e congressos, tais como Telexpo, Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), International Business Communications (IBC), Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional (ADPO), Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações do Paraná e São Paulo (SUCESU/PR e SUCESU/SP), entre outras; Autor de diversos artigos relacionados ao Direito da Informática e a Internet; Colaborador em diversos veículos de informação; Autor da monografia “Os Aspectos Jurídicos do Comércio Eletrônico”; Autor do livro “Resumo Jurídico de Direito Civil – Obrigações e Contratos no Novo Código Civil” (Ed. Quartier Latin); Co-autor do livro “Novo Código Civil – Questões Controvertidas – Série grande temas de Direito Privado – Volume I” (Ed. Método); Co-autor do livro “Internet Legal – O Direito na Tecnologia da Informação” (Ed. Juruá); e Co-organizador do livro “Manual de Direito Eletrônico e Internet” (Ed. Lex).
  • Martha Gabriel

    Engenheira, pós-graduada em Marketing e Design, mestre e PhD em artes. Considerada uma das maiores especialistas nas áreas de inovação e interatividade no Brasil. Executiva e consultora nas áreas de marketing, business, inovação e educação. Autora de 5 livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital” e “Educ@r: a (r)evolução digital na educação”, finalista do Prêmio Jabuti 2014, é também premiada palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 50 palestras no exterior, além de 4 TEDx. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma e entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED.
  • Dr. Fernando Tasso

    Juiz de Direito Titular I da 15ª Vara Cível Central – Juiz Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo em Tecnologia da Informação – MBA em Gestão e Governança em TI pela FIAP.
  • Dr. Ronaldo Tossunian

    Nomeado delegado de polícia em 07/12/1989. Lotado na Delegacia Geral de Polícia, tendo sido classificado nos seguintes Departamentos: DECAP – 1990 – titular de equipe de plantão do 92º Distrito Policial – Parque Santo Antonio DECAP – 1991 – delegado assistente da 6ª Delegacia Seccional de Polícia – Santo Amaro. DECAP – 1993 – delegado titular da equipe “A” do plantão do 102º Distrito Policial- Capela do Socorro. DETRAN – 1995 – delegado assistente da 2ª Delegacia da Divisão de Crimes de Trânsito DEPATRI (ATUAL DEIC) – 1996- delegado de polícia do Serviço de Informações Criminais (SICRIM) da Divisão de Proteção Comunitária – DIPROCOM (ATUAL DIG) DEPATRI (ATUAL DEIC) – 1997 – delegado de polícia assistente da Divisão de Investigações de Crime contra o Patrimônio (DICCPAT) DEIC – 2004- delegado assistente da Divisão da Assistência Policial da Diretoria do DEIC, cumulando a supervisão da Unidade de Inteligência – UIP DETRAN – 2007 – Delegado Divisionário da Divisão do Interior DEIC – 2009 – delegado supervisor da Unidade de Inteligência do DEIC– UIP DEIC – 2011 – delegado assistente da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas – DIVECAR. DENARC – 2012 – delegado assistente da Divisão da Assistência Policial do DENARC. DEIC – 2013 – delegado de polícia titular da 4ª Delegacia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais praticados por meios Eletrônicos- da DIG.
  • Dr. Raphael Mandarino

    Matemático, Especialista em Gestão da Segurança da Informação pela UNB, Mestrando de Ciência da Computação na UFPE, atua há 39 anos na área de Segurança da Informação. Implantou e dirigiu nos últimos 8 (oito) anos o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República, principal órgão responsável pela elaboração e implantação de Políticas e Diretrizes para o setor cibernético, do Governo Brasileiro. Coordenou, pelo mesmo período, o Comitê Gestor de Segurança da Informação, Colegiado do Conselho de Defesa Nacional, responsável, pela elaboração de Políticas e Normas para a proteção das informações do Governo Federal, em qualquer meio em que estejam armazenadas. Autor de vários Títulos, dentre eles o livro: Segurança e Defesa do Espaço Cibernético Brasileiro, o primeiro a tratar do tema no Brasil. É pesquisador do tema, Consultor e Conferencista.
  • Dr. Giuliano Giova

    Giuliano Giova é mestre e doutorando em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da USP e Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo. Diretor do Instituto Brasileiro de Peritos (IBP) e professor sobre prova e perícia em cursos de pós-graduação em Direito Eletrônico, Segurança da Informação e afins. Participa em debates e discussões sobre perícia digital e questões de alta tecnologia, inclusive na Câmara dos Deputados a respeito do projeto do Marco Civil, sendo coautor do livro Marco Civil da Internet – Lei 2.965/14. Fonte de consulta frequente na imprensa brasileira sobre assuntos relacionados à perícia digital e ao desenvolvimento da Internet no país, entre outros temas.
  • Dr. Danilo Doneda

    Mestre e Doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Assessor na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.
  • Dr. Guilherme Martins

    É membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro desde 1995, sendo atualmente titular da 3ª Promotoria Cível da Capital. É professor adjunto III de Direito Civil da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ desde 2010. É Bacharel(1994), Mestre(2001) e Doutor(2006) em Direito Civil pela Faculdade de Direito da UERJ. É autor dos livros Responsabilidade civil por acidente de consumo via Internet (2.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014) e Formação dos contratos eletrônicos de consumo via Internet (2.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010). É coordenador das obras coletivas Direito privado e Internet (São Paulo: Atlas, 2014), Temas de responsabilidade civil (Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012) e Temas de Direito do Consumidor(Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010). É coautor da obra Código Civil interpretado segundo a Constituição da República, coordenada por Gustavo Tepedino, Maria Celina Bodin de Moraes e Heloisa Helena Barboza.
  • Dr. José Leça

    Advogado, com mestrado (LLM) na University of Pennsylvania. É diretor da Associação Brasileira de Direito da Tecnologia da Informação e das Comunicações e Informática – ABDTIC e membro do IBRAC. Responsável por temas jurídico-regulatórios e de defesa da concorrência na Telefonica do Brasil, tratando de casos relacionados a neutralidade de rede, marco civil da internet, proteção da privacidade e exploração de bens imateriais.
  • Dr. Antônio Gesteira

    Sócio do departamento de investigação forense da KPMG no Brasil desde 2013. Possui experiência de mais de 15 anos na prestação de serviços de tecnologia forense em investigações no Brasil e no exterior, suporte a auditoria interna, projetos de prevenção de fraudes, revisões e investigações de compliance, due diligence, processos de fusões e aquisições para empresas de diversos segmentos. Líder da prática de Forensic Technology no Brasil e responsável pelo Centro de Tecnologia Forensic da KPMG no Brasil.Responsável pelo desenvolvimento de projetos relacionados a prevenção de crimes de alta tecnologia, crimes cibernéticos e fraudes computacionais.

Carga horária:

39 horas

Perfil do participante

Advogados, profissionais de TI, Marketing, Comunicação e profissionais ligados a E-commerce, Negócios e Plataformas Digitais. É necessário ter formação superior.

Programa e Investimento

Baixe aqui o programa do curso e investimento.

Para informações mais detalhadas, faça o download do programa e investimento.

Nome Completo:*

E-mail: *

Telefone com DDD (somente números): *

Como prefere ser contactado? *

Turmas abertas:
  • Noturno
    Datas e horários
    Início: 08/08/2017
    Fim: 21/09/2017

    Terça e quinta-feira, das 19h30 às 22h30.