Contratos em Projetos de Infraestrutura

Curso de Curta Duração

Em decorrência do alto investimento e da alta complexidade técnica dos grandes empreendimentos de construção e infraestrutura, nos últimos anos, os contratos em projetos de infraestrutura passaram a fazer parte da pauta das principais empresas que executam obras e projetos.

Diante desse cenário, o curso de Contratos em Projetos de Infraestrutura aborda os aspectos contratuais dos projetos de infraestrutura, abarcando todo o ciclo do projeto, desde sua gênese, trazendo como diferencial a perspectiva prospectiva e prática a respeito da matéria. Ou seja, esse programa estuda os contratos de infraestrutura não apenas como conhecimento estático do direito estabelecido sobre os tipos contratuais mais utilizados, mas o desenvolvimento de competências e habilidades que capacitem profissionais a avaliar e, eventualmente, construir, em contextos concretos, modelos contratuais adequados a diversas situações encontráveis em projetos de infraestrutura. Adicionalmente, aspectos que usualmente recebem menor atenção, ou abordagem isolada, como o de financiamento de projetos, passam a exigir tratamento adequado no contexto da infraestrutura, tendo em vista que o desenvolvimento de projetos ou obras nessa área deverá seguir tendência de maior participação do setor privado – razão pela qual o curso também deverá abordar aspectos relacionados ao financiamento e estruturação de projetos.

• Compreender o ambiente e especificidades dos projetos de infraestrutura, a partir do conhecimento e ponderação dos interesses das partes.
  • Identificar riscos inerentes ou usuais aos projetos de infraestrutura e estratégias negociais-econômicas para lidar com esses riscos.
  • Selecionar e aplicar o modelo de contratação adequado ao projeto específico, tendo em vista perfil das partes e objeto do contrato;
  • Avaliar e, eventualmente, criar os instrumentos contratuais adequados ao projeto ou segmento do projeto e alternativas negociais e de redação a cláusulas específicas, considerando os modelos contratuais adotados.

Advogados, Engenheiros, Administradores de empresas privadas ou públicas.

Pré-Requisito

Formação Superior Completa em Direito, Engenharia e Administração Pública ou de Empresas.

Experiência profissional mínimo de 02 anos e prévio conhecimentos de Direito dos Contratos ou processos de planejamento ou contratação de obras de infraestrutura ou imobiliárias.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni  Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 6.210,00 R$ 5.175,00 R$ 6.900,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 621 R$ 517,50 R$ 690

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

• Plano de Pagamento
  • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 15 dias antes do início das aulas)
  • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)
  • Ler e assinar os documentos acima

Anexar aqui

• os documentos acima assinados
  • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Conteúdo Programático

• Introdução: o investimento em infraestrutura e sua formalização por intermédio do contrato;
  • A fase inicial da obra e a realidade técnica do empreendimento;
  • Esforços para o desenvolvimento do empreendimento
  • Estruturação de acordos de cooperação;
  • O financiamento de projetos – aspectos econômicos e contratuais
  • A execução da obra I – formas básicas de contratação
  • A execução da obra II – contratação global da obra:
  • Administração contratual;
  • A Revisão contratual – claims
  • Responsabilidade civil e seguros;
  • Litigiosidade nos contratos de infraestrutura e métodos de solução extrajudicial de litígios

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Carga horária: aprox. 30 horas

Início das aulas: A definir

Investimento: a partir de R$ 6.210,00**
(em até 10x no cartão de crédito)