Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Direito/Contratos de Energia Elétrica e de Gás Natural no Mercado Livre

Contratos de Energia Elétrica e de Gás Natural no Mercado Livre

O mercado de energia elétrica no Brasil tem uma trajetória consolidada, com a presença de múltiplos players em diferentes etapas da cadeia. O mercado de gás natural, por sua vez, está sendo objeto de reformas setoriais para diminuição de barreiras à entrada e viabilização do ingresso de novos agentes.

Nestes dois setores, a comercialização é o elo fundamental, de coordenação entre todas as etapas da cadeia, de criação de liquidez e de sinais econômicos que possam pautar a atuação dos agentes nos mercados.  O desenho dos contratos de comercialização, de energia elétrica e de gás natural, merece um debate aprofundado, que permita aos profissionais com atuação nestes mercados endereçar os principais riscos usualmente encontrados na estruturação destas operações.

Para que haja um nível de compreensão adequada destes riscos, contudo, é necessário conhecer a forma de organização econômica destes setores. Por isso, o curso foi concebido a partir de módulos introdutórios, que permitem aos alunos terem uma compreensão da estrutura dos setores de energia elétrica e de gás natural no Brasil, e, sucessivamente, por módulos específicos, voltados aos contratos de compra e venda de energia elétrica e de gás natural propriamente ditos. A título introdutório, serão também tratados mecanismos de precificação de carbono, commodity que está ganhando expressividade no mercado internacional e no mercado doméstico.

• Reconhecer a estrutura dos setores de energia elétrica e de gás natural no Brasil
  • Compreender o marco regulatório aplicável à comercialização de energia elétrica e de gás natural no Brasil
  • Listar as estruturas de um contrato de comercialização de energia elétrica e de gás natural
  • Identificar o conteúdo recorrente de um contrato de comercialização de energia elétrica e de gás natural

Requisitos: Formação Superior Completa ou Atuação nos setores de energia elétrica ou de gás natural

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

• Plano de Pagamento
  • Plano de Pagamento EB (este plano é válido somente para matrícula realizada até 25 dias antes do início das aulas)
  • Carta de Responsabilidade Financeira (caso o pagamento seja feito pela sua organização)
  • Ler e assinar os documentos acima

Anexar aqui

• os documentos acima assinados
  • RG e CPF ou CNH

A apresentação incompleta dos documentos impede a realização da matrícula. Se tiver alguma pendência ou inconsistência na documentação, entraremos em contato pelo telefone ou e-mail para orientar sobre o reenvio dos documentos.

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 25 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Carga horária: aprox. 45 horas*

Início das aulas: A definir

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

PROGRAMA E INVESTIMENTO

Baixe aqui o programa do curso e investimento.