Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cursos de Direito/Constituindo uma Fintech – Aspectos Jurídicos e Operacionais

Constituindo uma Fintech – Aspectos Jurídicos e Operacionais

Curso de Curta Duração

O Mercado Financeiro Brasileiro e Mundial tem observado um relevante crescimento dos empreendimentos tecnológicos no segmento financeiro. As Fintechs são hoje responsáveis por parcela considerável das transações efetivadas pelas empresas e pelos cidadãos, representando um importante participante de mercado neste momento de contração do crédito, dinamizando a sua proliferação e, ao mesmo tempo, viabilizam maior capitaliridade do Sistema Financeiro Nacional. As Fintechs também proporcionam excelentes oportunidade de investimento, principalmente neste momento de gradual redução da taxa Selic.

No programa “Constituindo uma Fintech – Aspectos Jurídicos e Operacionais” você será apresentado aos aspectos jurídicos, regulatórios e operacionais de uma Fintech que te proporcionarão habilidades essenciais relacionadas à constituição e funcionamento de Fintechs de Crédito e de Meios de Pagamentos.

• Compreender e analisar os aspectos jurídicos, regulatórios, tributários e de proteção de dados (LGPD) que envolvem a constituição e funcionamento de uma Fintech.
  • Compreender os desafios e oportunidades do Open Banking para as Fintech.
  • Compreender, analisar e aplicar os aspectos operacionais ligados à constituição e funcionamento de uma Fintech.

Profissionais de diversas aéreas que tenham interesse em empreender, investir, prestar serviços ou trabalhar diretamente em Fintechs.

É necessário ter formação superior completa.

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 3.006,00 R$ 2.505,00 R$ 3.340,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 300,60 R$ 250,50 R$ 334,00

*EB (10% de desconto) para matrículas antecipadas: no formato Live Learning, em até 15 dias antes do início das aulas. Para as turmas presenciais, em até 25 dias antes do início das aulas.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Desconto de 5% concedido para pagamento à vista (não cumulativo com EB e alumni).

Confira as políticas de descontos dos curso de Curta Duração

Matrículas Antecipadas (Early Bird): 10% de desconto sobre o valor total do curso, concedido para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas. Além do desconto no pagamento, a antecipação da matrícula permite a disponibilização de materiais, leitura prévia ou aplicação de testes (conforme a necessidade de cada curso), uma melhor organização da aula por parte do professor e da escola, para recepcionar os novos alunos com excelência.

Base Jurídica e Regulatória I

Mais
  • Aspectos jurídicos e regulatórios.

Base Jurídica e Regulatória II

• Os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados para as Fintechs;
  • DPO e o Compliance.

O que é Open Banking e SandBox Regulatório

• Abrangência, desafios e benefícios para as Fintechs;
  • Como o Open Banking interirá na estratégia da Fintech e os aspectos operacionais envolvidos;
  • Como o Sandbox permitirá o avanço regulatório e o fomento da inovação no setor.

Os tributos e a Contabilidade aplicável às Fintechs

Mais
  • Tributos que incidem nas operações das Fintechs.
  • Padrão Cosif de Contabilidade.
  • Parte fiscal atrelada à operação de uma Fintech.

O mercado brasileiro e internacional das Fintechs

Mais
  • Mercado de atuação das Fintechs.
  • Nichos mais explorados;
  • Crescimento das Fintechs;
  • Elaboração do plano de negócios e os aspectos operacionais.

Projeto aplicado

Mais

O projeto aplicado consiste na estruturação, por grupos de até 4 participantes, de uma Fintech. Após cada aula será fornecido aos grupos a resolução de um problema prático. Os resultados de cada problema serão utilizados pelos alunos como base para a elaboração do Projeto Aplicado. As fases da estruturação do projeto compreendem:

• Criação da base contratual-regulatória da Fintech;
  • Analise da exposição e respectivas proteções para a Fintech face a LGPD;
  • Como os mecanismos de troca de dados proporcionados pelo Open Banking serão utilizados pela Fintech;
  • Qual o planejamento tributário, e respectiva base contábil, utilizadas pela Fintech;
  • Qual nicho de mercado atuará a Fintech, com a explicação pelo grupo do racional utilizado para esta escolha.

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Out

Noturno

Carga horária: aprox. 30 horas*

Início das aulas: 11 de outubro de 2022

Fim das aulas: 10 de novembro de 2022

Terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.

Encerramento das matrículas*: 7 de outubro de 2022

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

*Carga horária

Síncronas: 30h00 de aulas ao vivo com o docente e demais participantes

Assíncronas: É estimada dedicação de 05h00 para o projeto aplicado e 05h00 horas em atividades assíncronas (por exemplo, leituras, vídeos e estudos de casos)