Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cidades/Mercado Imobiliário e Gestão das Áreas Contaminadas

Mercado Imobiliário e Gestão das Áreas Contaminadas

Curso de Curta Duração

A escassez de terrenos livres em territórios urbanos bem consolidados e munidos de infraestrutura vem fazendo com que o mercado avalie positivamente a aquisições de áreas contaminadas, que estão se tornando um novo segmento do setor de mercado. A revitalização adequada dessas áreas, no contexto do planejamento urbano, elimina a exposição da população aos riscos associados à contaminação, permite a produção de novos empreendimentos e promove a valorização não apenas do terreno em questão como também do seu entorno, que se beneficia com o desenvolvimento na região. Esse cenário demanda a formação de gestores públicos e privados capazes de compreender e construir soluções inovadoras, tecnicamente consistentes e alinhadas com o enfrentamento dos problemas ambientais que ameaçam nossas cidades.

Compreender o panorama geral do Planejamento Urbano, com foco no Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Lei de Zoneamento, em seus elementos mais relevantes;

Identificar conceitos relevantes da gestão de áreas contaminadas, com base nas diretrizes da CETESB e questões legais sobre brownfield;

Analisar a viabilidade financeira de um empreendimento imobiliário em um caso prático;

Relacionar os conhecimentos de Planejamento Urbano e as ferramentas de gerenciamento de áreas contaminadas em um estudo de viabilidade em empreendimentos.

Profissionais que atuam em atividades de desenvolvimento imobiliário, com ênfase na incorporação e na construção de edificações. Profissionais da iniciativa privada em geral – engenheiros, arquitetos, projetistas, administradores, corretores de imóveis e da área de seguros, advogados etc. – proprietários, empresários e investidores. Profissionais de órgãos públicos que trabalham no planejamento urbano e áreas correlatas.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni Valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 2.283,09 R$ 1.902,57 R$ 2.536,77
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 228,30 R$ 190,25 R$ 253,67

*EB (10% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

Acesse o processo seletivo e documentação para mais informações.

Instrumentos do Planejamento urbano

• Direito Urbanístico e Política Urbana;

A cidade e as áreas contaminadas

• Brownfields e áreas contaminadas;
  • Áreas contaminadas na construção civil;
  • Mapeamento de áreas

Gestão de áreas contaminadas

• Gestão de Áreas Contaminadas: avaliação preliminar e confirmatória

Reinserção da área no tecido urbano

Mais
  • Plano de remediação de brownfields: Alternativas para desenvolvimento econômico,
    stakeholders do mercado imobiliário, Legislação Ambiental

Estudo de viabilidade financeira

• Viabilidade Financeira do empreendimento;
  • Financiamentos e incentivos para revitalização;
  • Investimento no mercado imobiliário.

Projeto Aplicado

Mais

O Projeto Aplicado consistirá em um estudo de caso real de viabilidade de uma área contaminada, com discussão e análise dos resultados obtidos. A metodologia resultará da aplicação dos conceitos estudados em aula. O aluno deverá realizar o diagnóstico geral da área, explorar as principais questões e atores envolvidos na problemática, identificar as dificuldades para solucionar o problema e propor soluções inovadoras. As experiências a serem estudadas serão propostas pelos professores convidados, mas os alunos também poderão sugerir casos segundo seus interesses. Eles trabalharão preferencialmente em dupla. Leituras prévias serão necessárias para contextualização e melhor aproveitamento do trabalho. A entrega final deve ser no formato de um relatório.

Líderes

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Seg

Live Learning

Carga horária: aprox. 25 horas

Início das aulas: 7 de novembro de 2022

Fim das aulas: 7 de dezembro de 2022

segundas e quartas das 19h às 21h30.

Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.