Curso de Curta Duração
Em 2021 várias cidades estão em processo de revisão de seus planos diretores (São Paulo, Porto Alegre, Belém, Natal, Rio de Janeiro, entre outras). Embora seja um dos principais instrumentos de planejamento urbano, as discussões em torno do plano diretor costumam ser herméticas e muito técnicas. Este curso foi elaborado para ampliar a compreensão de jornalistas e comunicadores sobre as principais questões urbanas que afetam cidades brasileiras e suas raízes no processo de disputa por trás da aprovação dos planos diretores.
A cobertura de questões locais é a que afeta mais diretamente a vida dos cidadãos. Ocupação desenfreada, incentivos a investimentos em regiões específicas, políticas de saneamento e de infraestrutura de transporte, gentrificação. Estes são alguns dos temas impactados pelas decisões firmadas no plano diretor. Os profissionais da imprensa têm grande potencial de qualificar a cobertura sobre estas decisões, ampliando a participação social e as bases para a construção de cidades inclusivas, justas e sustentáveis.
O egresso do curso será capaz de identificar agentes direta e indiretamente impactados pela regulação urbanística; reconhecer os efeitos da regulação sobre o valor dos imóveis urbanos; e avaliar, discutindo criticamente, o lugar da habitação social nos planos diretores municipais.
Realizado pelo Insper, junto com o Lincoln Institute of Land Policy e o Arq. Futuro, este curso oferece bolsas integrais para profissionais de jornalismo interessados em pautar a revisão do marco regulatório, seja por trabalhar na cobertura de imprensa local, ou por representar instituições com pautas e interesses específicos relacionados ao urbanismo.
Objetivos
Bolsas de estudo
Investimento
Processo seletivo
Atores e agentes da política urbana
Regulação, preço e uso de imóveis urbanos
Estratégias para divulgação de dados urbanos
Planejamento e habitação
Projeto Aplicado
Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores
Para mais informações acesse o protocolo de retorno.