Home/Educação Executiva/Cursos de Curta e Média Duração/Cidades/Jornalismo e Cidades: Desafios do Plano Diretor

Jornalismo e Cidades: Desafios do Plano Diretor

Curso de Curta Duração

Em 2021 várias cidades estão em processo de revisão de seus planos diretores (São Paulo, Porto Alegre, Belém, Natal, Rio de Janeiro, entre outras). Embora seja um dos principais instrumentos de planejamento urbano, as discussões em torno do plano diretor costumam ser herméticas e muito técnicas. Este curso foi elaborado para ampliar a compreensão de jornalistas e comunicadores sobre as principais questões urbanas que afetam cidades brasileiras e suas raízes no processo de disputa por trás da aprovação dos planos diretores.

A cobertura de questões locais é a que afeta mais diretamente a vida dos cidadãos. Ocupação desenfreada, incentivos a investimentos em regiões específicas, políticas de saneamento e de infraestrutura de transporte, gentrificação. Estes são alguns dos temas impactados pelas decisões firmadas no plano diretor. Os profissionais da imprensa têm grande potencial de qualificar a cobertura sobre estas decisões, ampliando a participação social e as bases para a construção de cidades inclusivas, justas e sustentáveis.

O egresso do curso será capaz de identificar agentes direta e indiretamente impactados pela regulação urbanística; reconhecer os efeitos da regulação sobre o valor dos imóveis urbanos; e avaliar, discutindo criticamente, o lugar da habitação social nos planos diretores municipais.

Realizado pelo Insper, junto com o Lincoln Institute of Land Policy e o Arq. Futuro, este curso oferece bolsas integrais para profissionais de jornalismo interessados em pautar a revisão do marco regulatório, seja por trabalhar na cobertura de imprensa local, ou por representar instituições com pautas e interesses específicos relacionados ao urbanismo.

Mais
  • Identificar agentes direta e indiretamente impactados pela regulação urbanística (como possíveis fontes para matérias e reportagens)
  • Reconhecer os efeitos da regulação sobre o preço e uso dos imóveis urbanos
  • Verificar como o tema habitação social é tratado nos planos diretores municipais

Bolsas de estudo

Mais

O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Jornalismo e Urbanismo Social, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais e integrais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Para este curso, graças ao apoio do Lincoln Institute e do Arq. Futuro, vamos oferecer 30 bolsas integrais para jornalistas e comunicadores que atuem na cobertura de cidades.

Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsas até 03/11/2021. Você a encontrará no formulário de inscrição.

Clique no botão “inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.

O Insper analisará a aderência do perfil do candidato para a bolsa com base nos seguintes aspectos:

• Qualificação – ter sido aceito no curso dentro do critério específico de seleção de alunos
  • Diversidade – considerar a importância de ter candidatos que emprestem à turma distintas correntes de pensamento e experiências profissionais
  • Impacto Social – o candidato apresenta alinhamento da experiência profissional aos objetivos do programa e com característica que sugira motivação pessoal e potencial de geração de impacto social
  • Comprometimento – contribuir para o sucesso do programa incluindo a obrigação de restituir os recursos recebidos na hipótese de interrupção do estudo (salvo se motivada por força maior)

Requisitos:

• Experiência prévia com cobertura sobre cidades na grande imprensa ou em veículos nativos digitais
  • Graduação completa

Os candidatos aprovados para receber a bolsa serão convocados para a matrícula e os demais devidamente informados para que possam prosseguir com a matrícula, mediante o pagamento do investimento descrito para o programa.

Valor Integral do Curso
R$ 2.255,00 Gratuito para candidatos(a)s selecionado(a)s

Processo seletivo

Mais

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Etapas do processo seletivo: Inscrição, Análise da Coordenação, Aprovação e Matrícula

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

Atores e agentes da política urbana

• Plano diretor e Estatuto da Cidade
  • Processos participativos e tomada de decisão
  • Representação e mobilização da sociedade civil

Regulação, preço e uso de imóveis urbanos

Mais
  • Noções básicas sobre funcionamento de mercados de solo urbano
  • Instrumentos urbanísticos
  • Transparência e accountability

Estratégias para divulgação de dados urbanos

• Fontes/bancos de dados disponíveis
  • Métodos para trabalhar dados quantitativos

Planejamento e habitação

Mais
  • Habitação social e inclusão residencial urbana
  • ZEIS
  • Assentamentos informais

Projeto Aplicado

Mais

Os alunos deverão preparar – individualmente ou em pequenos grupos de 2 ou 3 alunos – uma proposta de pauta sobre a questão habitacional, identificando a partir de uma situação de interesse (caso), a intenção (fruto do planejamento) versus resultado concreto, o que poderia ter sido feito para que fosse outro o resultado, as fontes para entrevistas e os dados disponíveis que serão utilizados na reportagem.

Corpo docente

Sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos professores

Para mais informações acesse o protocolo de retorno.

Carga horária: 30h: 20h síncronas e 10h assíncronas

Início das aulas: 9 de novembro de 2021