Leviatã nos Negócios: As Diversas Formas de Capitalismo de Estado

Apesar da onda de privatização e liberalização econômica verificada em vários países especialmente durante a década de 90, evidências indicam que o governo continua participando em diversas esferas dos negócios não somente como investidor majoritário em estatais, mas também como investidor minoritário por meio de múltiplos canais como bancos de desenvolvimento, fundos de pensão, fundos soberanos, e vários outros. Nesse artigo de revisão com Aldo Musacchio (Harvard Business School), nós apresentamos evidências dessas diversas facetas do chamado “capitalismo de estado” e discutimos implicações para o desempenho econômico de países e empresas.  Nós também finalizamos um livro sobre o tema chamado Reinventing State Capitalism: Leviathan in Business, Brazil and Beyond (Harvard University Press, 2014; versão traduzida em breve pela Cia das Letras).

O capítulo introdutório está disponível aqui e você pode seguir atualizações na página do Facebook do livro.  Veja também a entrevista nas páginas amarelas da Veja (12/10/2013) e o comentário na The Economist (21/01/2012) sobre esse nosso projeto. A pesquisa citada no artigo da The Economist foi recentemente publicada no Academy of Management Journal.