Novidades

Colaboração Público-Privada e Fatores de Sucesso de Iniciativas para o Interesse Público


Nós recentemente colaboramos com a Accenture Research para realizar um estudo comparativo de 24 iniciativas de inovação pública no Brasil, na Índia e na África do Sul. Ao mesmo tempo em que encontramos uma complexa rede de participação de atores privados com e sem fins lucrativos, nossas análises indicam que o sucesso dessas iniciativas requer a presença de competências públicas para liderar e executar operacionalmente os projetos. Em outras palavras, o envolvimento de atores privados em iniciativas de interesse público não pode ser visto como uma mera substituição do esforço de governos ineficientes; é preciso, concomitantemente, desenvolver competências públicas para liderança e gestão compartilhada desses projetos. Veja o relatório da Accenture e um artigo de pesquisa discutindo os resultados desse estudo.


Metricis: Apoiando Investimentos de Impacto


metricis-destaque-siteO Insper Metricis é um núcleo de apoio à medição de impacto sociambiental para apoiar o crescente campo de investimentos de impacto.  No site do Insper Metricis podem ser encontrados o guia de medição de impacto que desenvolvemos, além de trabalhos e eventos relacionados.  Veja também um artigo de pesquisa sobre modelos de negócios alternativos adotados por investidores de impacto para balancear impacto social e retorno financeiro.

 

"Leviatã nos Negócios": As  Diversas Formas de Capitalismo de Estado


livroApesar da onda de privatização e liberalização econômica verificada em vários países especialmente durante a década de 90, evidências indicam que o governo continua participando em diversas esferas dos negócios não somente como investidor majoritário em estatais, mas também como investidor minoritário por meio de múltiplos canais como bancos de desenvolvimento, fundos de pensão, fundos soberanos, e vários outros. Nesse artigo de revisão com Aldo Musacchio (Harvard Business School), nós apresentamos evidências dessas diversas facetas do chamado "capitalismo de estado" e discutimos implicações para o desempenho econômico de países e empresas.   Nós também finalizamos um livro sobre o tema chamado Reinventing State Capitalism: Leviathan in Business, Brazil and Beyond (Harvard University Press, 2014; versão traduzida em breve pela Cia das Letras). O capítulo introdutório está disponível aqui e você pode seguir atualizações na página do Facebook do livro.  Veja também a entrevista nas páginas amarelas da Veja (12/10/2013) e o comentário na The Economist (21/01/2012) sobre esse nosso projeto. A pesquisa citada no artigo da The Economist foi recentemente publicada no Academy of Management Journal.