Dezembro 2014

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Orgulho e preconceito

Autor: Jane Austen

Indicação: Aluna Grecca Volpe

Editora : Martin Claret

Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Adeus as armas

 adeusasarmas

 

 

 

 

 

Autor: Ernest Hemingway

Indicação: Aluna Grecca Volpe

Editora : Bertrand Brasil

Sinopse: O livro tem como tema central a paixão de Frederic Henry – que se alista no exército italiano como motorista de ambulância – pela enfermeira Catherine Barkley. Neste romance autobiográfico, a história de amor tem um final feliz, ao contrário da vivida pelo autor. Os protagonistas acreditam que podem se isolar em seu amor, simplesmente afastando-se da guerra. Em 1918, ferido em combate, Hemingway é internado em um hospital, em Milão, onde conhece a enfermeira Agnes von Kurowsky,  por quem se apaixona. Porém, ela não aceita casar-se com o escritor, deixando-o profundamente desiludido.

O velho e o mar

ovelhoeomar

Autor: Ernest Hemingway

Indicação: Aluna Grecca Volpe

Editora : Bertrand Brasil

Sinopse:Depois de anos na profissão, havia 84 dias que o velho pescador Santiago não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas ele possui coragem, acredita em si mesmo, e parte sozinho para alto-mar, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho. Esta é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida…

 

Cartas a um jovem poeta

 capa rilke

Autor: Rainer M. Rilke

Indicação: Aluna Grecca Volpe

Editora : L&PM Editores

Sinopse: Paris, fevereiro de 1903. Rainer Maria Rilke recebe uma carta de um jovem chamado Franz Kappus, que aspira tornar-se poeta e que pede conselhos ao já famoso escritor. Tal missiva dá início a uma troca de correspondência na qual Rilke responde aos questionamentos do rapaz e, muito mais do que isso, expõe suas opiniões sobre o que considerava os aspectos verdadeiros da vida. A criação artística, a necessidade de escrever, Deus, o sexo e o relacionamento entre os homens, o valor nulo da crítica e a solidão do ser humano – essas e outras questões são abordadas pelo poeta de língua alemã do século XX em algumas das suas páginas de prosa.

 

Crônica de uma morte anunciada

cronicamorteanunciada

 Autor: Gabriel Garcia Marquez

Indicação: Colaboradora Luana Alves Vieira

Editora: Leya 

Sinopse: No dia em que o mataria Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã’. Fatalidade, destino, o absurdo da existência humana. O que explica a tragédia que se abateu sobre o protagonista de Crônica de uma Morte Anunciada? Neste romance curto de construção perfeita, García Márquez monta um quebra-cabeça cujas peças vão se encaixando pouco a pouco, através da superposição das versões de testemunhas que estiveram próximas a Santiago Nasar no último dia de sua vida. Em que e em quem acreditar? Como descartar a parcialidade das versões e ‘o espelho quebrado da memória’ dos envolvidos.

 

O conto da ilha desconhecida

 contodailhadesconhecida

 Autor: José Saramago

Indicação: Colaboradora Luana Alves Vieira

Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Um homem vai ao rei e lhe pede um barco para viajar até uma ilha desconhecida. O rei lhe pergunta como pode saber que essa ilha existe, já que é desconhecida. O homem argumenta que assim são todas as ilhas até que alguém desembarque nelas. Este pequeno conto de José Saramago pode ser lido como uma parábola do sonho realizado, isto é, como um canto de otimismo em que a vontade ou a obstinação fazem a fantasia ancorar em porto seguro. Antes, entretanto, ela é submetida a uma série de embates com o status quo, com o estado consolidado das coisas, como se da resistência às adversidades viesse o mérito e do mérito nascesse o direito à concretização. Entre desejar um barco e tê-lo pronto para partir, o viajante vai de certo modo alterando a idéia que faz de uma ilha desconhecida e de como alcançá-la, e essa flexibilidade com certeza o torna mais apto a obter o que sonhou. “…Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós…”, lemos a certa altura. Nesse movimento de tomar distância para conhecer está gravado o olho crítico de José Saramago, cujo otimismo parece alimentado por raízes que entram no chão profundamente.

 

Cem anos de solidão

cemanosdesolidao

Autor: Gabriel Garcia Márquez

Indicação: Professor Rinaldo Artes

Editora : Record

Comentário: Trata-se de um dos grandes livros de Garcia Marquez no qual estão presentes todos os elementos do realismo fantástico. O livro acompanha 100 anos da história de uma das famílias fundadoras da mítica Macondo. Há um paralelo entre a história da cidade e a latino americana. Especial atenção deve ser dada à força das personagens femininas.

 

Ensaio sobre a Cegueira

 ensaiosobrecegueira

Autor: José Saramago

Indicação: Professor Rinaldo Artes

Editora : Companhia das letras

Comentário: São dois bons livros do Saramago. Ótimo início para os que não conhecem o autor.

Sinopse: Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma “treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.O “Ensaio Sobre a Cegueira” é a fantasia de um autor que nos faz lembrar “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: ´uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos´.

 

Ensaio sobre a Lucidez

ensaiosobrelucidez

Autor: José Saramago

Indicação: Professor Rinaldo Artes

Editora : Companhia dos Livros

Comentário:Um bom livro para quem não conhecem o autor.

Sinospe:Numa manhã de votação que parecia como todas as outras, na capital de um país imaginário, os funcionários de uma das seções eleitorais se deparam com uma situação insólita, que mais tarde, durante as apurações, se confirmaria de maneira espantosa. Aquele não seria um pleito como tantos outros, com a tradicional divisão dos votos entre os partidos “da direita”, “do centro” e “da esquerda”; o que se verifica é uma opção radical pelo voto em branco. Usando o símbolo máximo da democracia – o voto -, os eleitores parecem questionar profundamente o sistema de sucessão governamental em seu país.  É desse “corte de energia cívica” que fala Ensaio sobre a lucidez (2004). Não apenas no título José Saramago remete ao seu Ensaio sobre a cegueira (1995): também na trama ele retoma personagens e situações, revisitando algumas das questões éticas e políticas abordadas naquele romance. Ao narrar as providências de governo, polícia e imprensa para entender as razões da “epidemia branca” – ações estas que levam rapidamente a um devaneio autoritário -, o autor faz uma alegoria da fragilidade dos rituais democráticos, do sistema político e das instituições que nos governam. O que se propõe não é a substituição da democracia por um sistema alternativo, mas o seu permanente questionamento. É pela via da ficção que José Saramago entrevê uma saída para esse impasse – pois é a potência simbólica da literatura (território em que reflexão, humor, arte e política se entrosam) que se revela capaz de vencer a mediocridade, a ignorância e o medo.

 

Franklin Delano Roosevelt

franklinroosevelt

Autor: Roy Jenkins

Indicação: Professor Rinaldo Artes

Editora : Times Books

Comentário: Ao ler a biografia de um dos lideres da segunda guerra, é possível avaliar diferentes facetas do poder, diferentes tipos de liderança, diferentes estratégias para manutenção da liderança e suas consequências.

 

Grande Sertão Veredas

grandeseertaoveredas

Autor: João Guimarães Rosa

Indicação: Professor Rinaldo Artes

Editora : Literatura Brasileira

Comentário:Os trechos de difícil compreensão ficam mais claros se lidos em voz alta.

Sinopse:Nesta obra, o autor utiliza da linguagem própria do sertão para que Riobaldo conte sua história. Rosa busca apresentar a vida dos personagens de seu próprio ponto de vista, narrando a vida de jagunço com suas características – o amor, a morte, o sofrimento, o ódio e a alegria.

 

CHURCHILL A BIOGRAPHY

churchill

Autor: Roy Jenkins

Indicação: Professor Rinaldo Artes

Editora : PLUME

Cometário: Ao ler a biografia de um dos lideres da segunda guerra, é possível avaliar diferentes facetas do poder, diferentes tipos de liderança, diferentes estratégias para manutenção da liderança e suas consequências.

 

Hitler

hiltler

Autor: Joachim Fest

Indicação: Professor Rinaldo Artes

Editora: HARCOURT

Comentário:Ao ler a biografia de um dos lideres da segunda guerra, é possível avaliar diferentes facetas do poder, diferentes tipos de liderança, diferentes estratégias para manutenção da liderança e suas consequências.

 

             FIM

 fim

Autor: Fernanda Torres

Indicação: Professor Rinaldo Artes

Editora : Companhia das Letras

Sinospe: O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão .Com ‘Fim’, seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas – festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos – mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão – ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de ‘Fim’. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia.

 

Getúlio (1882-1930)

getulio1882-1930

Autor: Lira Neto

Indicação: Professor Rinaldo Artes

Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Getúlio Dornelles Vargas (1882-1954) é a figura histórica sobre a qual mais se escreveu no Brasil. No entanto, na copiosa bibliografia dedicada a ele, não havia até agora uma biografia completa, de cunho jornalístico e objetivo, que procurasse reconstituir em minúcias a trajetória pessoal e política do personagem do modo mais isento possível. A monumental trilogia Getúlio, de Lira Neto, da qual se lança agora o primeiro volume, vem suprir com sobras essa lacuna. Ao longo de dois anos e meio, o autor se debruçou sobre uma vastíssima gama de documentos – muitos deles inéditos ou pouco explorados – para ajudar a decifrar a “esfinge Getúlio” e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo indivíduo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo. Sem desdenhar nenhum tipo de fonte ou arquivo, Lira Neto se serviu de cartas pessoais e memorandos oficiais, de diários íntimos, autos judiciais, boletins de ocorrência, notícias de jornal, anúncios de publicidade, charges, hinos, marchinhas, livros de memórias, entrevistas, depoimentos etc. O resultado desse árduo trabalho, acompanhado de um mergulho na bibliografia histórica sobre o período, é um relato envolvente, por vezes eletrizante, ao qual o talento narrativo do autor confere a vivacidade e o ritmo de um bom romance.

GETULIO (1930 – 1945)

getulio1930-1945

 Autor: Lira Neto

Indicação: Professor Rinaldo Artes

Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Saudados pela crítica como notáveis qualidades do primeiro volume da trilogia sobre Getúlio Vargas, a pesquisa rigorosa e o texto cativante de Lira Neto continuam nesta parte central da saga biográfica esmiuçando a trajetória do líder político responsável pelas mais profundas transformações do Brasil no século XX. O livro reconstitui os mandatos de Getúlio no Palácio do Catete como chefe do Governo Provisório (1930-4), presidente constitucional (1934-7) e, por fim, ditador (1937-45), bem como os meandros de sua vida privada. A astúcia calculista do gaúcho de São Borja apresenta-se aqui em sua plenitude. Livre das amarras da ‘carcomida’ Constituição de 1891, Getúlio procurou estabelecer uma agenda nacionalista e estatizante de desenvolvimento socioeconômico enquanto, no plano político, engendrava complicadas maquinações palacianas para manter opositores e apoiadores – entre comunistas e militares, camisas-verdes e sindicalistas – sob a égide de sua autoridade pessoal.

GETULIO (1945 – 1954)

getulio1882-1930

Autor: Lira Neto

Indicação: Professor Rinaldo Artes

Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Na terceira e última parte da série biográfica sobre Getúlio Vargas, Lira Neto reconstitui os acontecimentos políticos e pessoais mais importantes dos anos finais do ex-presidente. Entre a deposição por um golpe militar, em outubro de 1945, e o suicídio, em agosto de 1954, o livro revela como a história do Brasil se entrançou com a vida de Getúlio, inclusive enquanto afastado do poder.

 

A menina do Vale Volume 1

meninadovale

 Autor: Bel Pesce

Indicação: Colaboradora Rita de  Cássia Marques

Editora: Casa da Palavra

Sinopse: No dia em que o matariam Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã’. Fatalidade, destino, o absurdo da existência humana. O que explica a tragédia que se abateu sobre o protagonista de Crônica de uma Morte Anunciada? Neste romance curto de construção perfeita, García Márquez monta um quebra-cabeça cujas peças vão se encaixando pouco a pouco, através da superposição das versões de testemunhas que estiveram próximas a Santiago Nasar no último dia de sua vida. Em que e em quem acreditar? Como descartar a parcialidade das versões e ‘o espelho quebrado da memória’ dos envolvidos.

A menina do Vale Volume 2

 meninadovale2

 Autor: Bel Pesce

Indicação: Colaboradora Rita de Cássia Marques

Editora: Leya

Sinopse: Um livro recheado de histórias pra você ter uma atitude empreendedora! Quem não se lembra da Menina do Vale, a jovem empreendedora brasileira de sucesso que se formou no prestigiado MIT, trabalhou em empresas como o Google e a Microsoft, criou a seu próprio startup no Vale do Silício e publicou um livro digital que só na internet chegou aos 2 milhões de downloads? Pois é, estamos falando de Bel Pesce, que recentemente foi nomeada pela revista Forbes como umas das jovens com menos de 30 anos com mais potencial no país. Depois de sete anos morando nos Estados Unidos, Bel Pesce voltou ao Brasil e decidiu focar seu trabalho na educação de milhares de jovens, fundando a FazINOVA, com a missão de descobrir, desenvolver e conectar pessoas talentosas. Quem conhece a Bel, sabe que ela adora conhecer pessoas e acredita que todos têm algum talento especial, apenas precisam de ajuda para descobrir qual possuem. Este regresso tem sido um aprendizado, e o sentimento mais forte que Bel sente hoje é o de comprometimento. “Empreender é uma baita responsabilidade.

 

O projeto Rosie

projetorosie

Autor: Graeme Simsion

Indicação: Professora Luciana Carvalho

Editora: Record

Sinopse: Esse livro conta a história de um professor universitário que está buscando uma companheira perfeita. Quando eu resolvi ler esse livro, achei o enredo simples demais para ser interessante. Ao mesmo tempo, o livro recebeu ótimas avaliações e é um best-seller mundo afora. A leitura é deliciosa e apesar da simplicidade aparente do enredo, O Projeto Rosie descreve a rotina de uma pessoa que sofre de um tipo de autismo (Síndrome de Asperger) e que por isso é cheia de manias (algumas delas estranhas e outras muito engraçadas). Se você assistiu ao filme Melhor é Impossível e se gosta do Sheldon de Big Bang Theory, tenho certeza que você vai se deliciar com a leitura de O projeto Rosie!

 

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco