Home/Live Learning | Cursos Online/Supply Chain: dos Fundamentos à Prática

Supply Chain: dos Fundamentos à Prática

Live Learning | Cursos online

Para obtenção de vantagens competitivas em mercados cada vez mais globalizados e mais digitalizados, não basta para uma empresa buscar a excelência de suas operações internas, mas, também dar atenção à integração e coordenação com outros agentes na sua cadeia de suprimentos. A cadeia de suprimentos, reconhecida desde os anos 1980, abrange tanto a configuração dos ativos na cadeia, como a gestão de três elementos principais — estoques, transportes e sourcing – das organizações. O desafio de colaboração entre agentes ocorre tanto no nível estratégico, compartilhando objetivos, como no nível tático / operacional, gerindo esses elementos em ambientes cada vez mais complexos e incertos, p.ex. com a crise da pandemia do COVID 19. A gestão da cadeia de suprimentos para além dos limites da empresa se torna cada vez mais crítica.

No curso Supply Chain: dos Fundamentos à Prática será apresentada uma visão estratégica da Cadeia de Suprimentos e entender como uma boa gestão desta cadeia pode trazer diferenciais competitivos, tanto para empresas de manufatura como para empresas prestadoras de serviços. Enquanto na estratégia, a configuração de ativos explora os trade-offs entre custos e níveis de serviço na cadeia de suprimentos, problemas de coordenação e colaboração na gestão da cadeia de suprimentos são experenciados através da utilização do simulador Beer Game. Metodologias e melhores práticas relacionadas aos três elementos principais (estoque, transportes e sourcing) da cadeia de suprimentos são apresentadas, definindo métricas para acompanhamento do seu desempenho. Ao final, discutem-se tendências e novas tecnologias na gestão da cadeia de suprimentos em busca da resiliência.

• Entender os fundamentos da cadeia de suprimentos, incluindo trade-offs de custos e nível de serviço
  • Aplicar os conceitos de gestão da cadeia de suprimentos através de simulador Beer Game
  • Analisar modelos e melhores práticas na gestão da cadeia de suprimentos – estoques, transportes e sourcing
  • Discutir tendências e novas tecnologias na gestão da cadeia de suprimentos em ambientes de maior complexidade e incertezas

Profissionais das áreas de logística, comercial e operações que precisem aprofundar conhecimentos e sua assertividade na estratégia e gestão da cadeia de suprimentos nas empresas. É desejável possuir 5 anos de experiência nas áreas de logística, comercial ou de operações, com participação relevante no planejamento da área, ou 3 anos de gestão de transportes, estoques ou sourcing.

Formação Superior Completa. O curso será ministrado em português, porém será necessária a compreensão da língua inglesa para leitura de textos de apoio.

Pré-requisitos

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB2020* Valor com desconto para Alumni 2020 Valor integral do curso 2020
À vista (boleto ou cartão) R$1.936,00 R$1.815,00 R$2.420,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 193,60 R$ 181,50 R$ 242,00

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso. Cursos que iniciam em 2021: EB2020 (20% de desconto) para matrículas realizadas até dezembro/2020, aplicado sobre o valor integral de 2020. A partir de janeiro, os valores e descontos serão reajustados.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fundamentos e Benefícios da Cadeia de Suprimentos (CS)

• Estratégias e desenhos de CS
  • Elementos da gestão da CS
  • Desafios no ambiente de negócios e benefícios da gestão da CS

Aplicação da Gestão da Cadeia de Suprimentos

• Aplicação da CS no setor de cervejas (simulador)
  • Problemas e dificuldades na gestão da CS — efeito chicote (bullwhip)

Elementos da Gestão da Cadeia de Suprimentos

• Tendências e Melhores Práticas na Gestão de estoques, transportes e sourcing nas organizações

Complexidade e Incertezas na Cadeia de Suprimentos

• Impactos de aumentos de complexidade dos negócios e de incertezas no ambiente
  • Soluções na gestão da cadeia de suprimentos

Tendências e Tecnologias na Cadeia de Suprimentos

• Tendências e novas tecnologias na gestão da CS
  • Transformação digital da CS

Projeto aplicado

Os participantes deverão elaborar ou rever a cadeia de suprimentos de sua empresa, considerando o aumento de complexidade e incertezas no ambiente.

CORPO DOCENTE

Turmas online

Fev

Noturno

Carga horária: aprox. 26 horas

Início das aulas: 2 de fevereiro de 2021

Fim das aulas: 23 de fevereiro de 2021

Terças e Quintas-Feiras, das 19h30 às 22h

Encerramento das matrículas*: 29 de janeiro de 2021

Vagas limitadas.

Investimento: A partir de R$1.936,00

(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

*Carga horária:
17 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes

É estimada dedicação de 10 horas para o projeto aplicado e atividades assíncronas (por exemplo, leituras, vídeos e estudos de casos).