Home/Live Learning | Cursos Online/S&OP: um Novo Olhar no Planejamento

S&OP: um Novo Olhar no Planejamento

Live Learning | Cursos online

Sales and Operations Planning (S&OP) permite o alinhamento dos planos de marketing e vendas com os planos operacionais de forma consistente com a estratégia — seus benefícios incluem aumento de receitas, melhor serviço aos clientes, redução de custos operacionais e melhor utilização de ativos da empresa. Entretanto, seus processos e ferramentas ainda não são aplicados ou sofrem limitações ao serem aplicados nas empresas. O aumento da complexidade da cadeia de valor das empresas e as incertezas no mercado, inclusive na situação atual de crise da pandemia COVID 19, colocam pressão na acuracidade de previsões e do planejamento mesmo em processos de S&OP bem estabelecidos. Exige-se, assim, uma renovação da abordagem e da governança de S&OP para as organizações.

No curso S&OP: um Novo Olhar no Planejamento, serão abordados os fundamentos e benefícios de S&OP, capacitando o participante a compreender e aplicar os conceitos e ferramentas deste processo integrado em contextos de aumento de complexidade e incertezas. Neste curso, será discutida a renovação do S&OP baseada em quatro princípios:

• Associar objetivos ao processo;
  • Adotar uma visão integrada da cadeia de valor;
  • Refletir fluxos de negócio customizados e;
  • Considerar elementos imprevisíveis.

A aplicação dos conceitos será desenvolvida através de um simulador do processo e governança do S&OP para o Supply Chain de uma empresa global lançando um novo produto — decisões de desenho do produto, previsão de demanda e alocação de produção com escolha dos fornecedores fazem parte da simulação multi-período.

• Entender os fundamentos da governança e do processo do S&OP e seus principais benefícios
  • Aplicar o processo de S&OP no lançamento de produtos em uma empresa global através de um simulador multi-período
  • Avaliar o impacto do aumento da complexidade dos negócios e de incertezas no ambiente no processo de S&OP e revisitar suas abordagens e ferramentas
  • Desenvolver habilidades para desenhar ou revisar um processo de S&OP incluindo um projeto aplicado

Executivos das áreas de marketing e vendas, operações e financeira das organizações ou profissionais que já participem do seu planejamento. Profissionais com carreiras em ascensão e que precisem aprofundar conhecimentos e sua assertividade na condução de S&OP das empresas.

Experiência de 2-3 anos nas áreas de marketing e vendas, operações e financeira das empresas, com participação relevante no planejamento da área.

Formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 2.124,00 R$ 1.991,25 R$ 2.655,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 212,40 R$ 199,12 R$ 265,50

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fundamentos e Benefícios do S&OP

• Governança, processo e técnicas utilizadas no S&OP
  • Benefício da aplicação de S&OP nas empresas

Modelos Analíticos e de Previsão

• Modelos de Previsão e sua aplicação na construção e alinhamento de planos de Vendas e Marketing, Operação e Financeiro

Aplicação do S&OP nas Organizações

• Aplicação do S&OP no lançamento de produtos em empresa global (simulador)
  • Problemas e dificuldades na adoção do S&OP

Complexidade e Incertezas no S&OP

• Impactos de aumentos de complexidade dos negócios e de incertezas no ambiente
  • Princípios e soluções no processo e governança do S&OP

Desenho do S&OP nas Organizações

• Habilidades e competências necessárias para o desenho de S&OP
  • Oportunidades de melhoria no S&OP e seus benefícios

Projeto aplicado

Os participantes deverão desenhar ou rever o processo de S&OP na sua empresa que estiver envolvido, considerando o aumento de complexidade e incertezas no ambiente.

CORPO DOCENTE

Turmas online

Noturno

Carga horária: aprox. 36 horas*

Início das aulas: 3 de novembro de 2020

Fim das aulas: 26 de novembro de 2020

Terças e Quintas-feiras, das 19h30 às 21h30

Encerramento das matrículas*: 30 de outubro de 2020

Vagas limitadas.

Investimento: R$ 2.124,00**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Confira as opções na aba investimento

*Carga horária

16 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes

Atividades assíncronas: É estimada dedicação de 10 horas para o projeto aplicado e atividades assíncronas (por exemplo, leituras, vídeos e estudos de casos).