Home/Live Learning | Cursos Online/Private equity & venture capital: investimento e governança

Private equity & venture capital: investimento e governança

Live Learning | Cursos online

Fundos de Private Equity e Venture Capital são investimentos ilíquidos, que adquirem participação acionária de empresas, geralmente fechadas, com o intuito de vendê-la dentro de um horizonte entre 3 a 5 anos, a um valor maior. Do ponto de vista de investidores, representam oportunidades para ter um retorno elevado, superior a alternativas de investimentos negociados em bolsa.

Do ponto de vista de empresas, representam uma alternativa de “smart money”, pois além de aportarem recursos financeiros, os gestores do fundo participam do conselho e da gestão das empresas investidas. Geralmente, as empresas investidas ganham em governança, processos gerenciais, eficiência e profissionalização, o que pode ajudá-las a atravessar melhor as crises, se reposicionar rapidamente no pós-crise, e crescer de maneira sustentável.

No curso Private Equity e Venture Capital: Investimento e Governança, você discutirá as vantagens, riscos e cuidados do investimento nessa classe de ativo, pela ótica do investidor, assim como da sociedade com esse tipo de parceiro, pela ótica dos empresários.

• Compreender como são estruturados fundos de Private Equity e Venture Capital, incentivos e mecanismos de alinhamento entre investidores e gestores;
  • Discutir os benefícios, riscos e formas de mitigação do investimento em fundos de Private Equity e Venture Capital.
  • Compreender o que são fundos de Venture Capital, e como se relacionam com o ecossistema empreendedor;
  • Compreender diferentes modelos de governança de fundos de Private Equity;
  • Discutir vantagens e limitações da sociedade com um fundo de Private Equity ou Venture Capital.

Family offices, gestores de patrimônio e fundos de pensão, investidores pessoa física, private bankers, empreendedores, empresários, consultores, bem como demais executivos que se interessam pelo tema.

Pré-requisitos

É necessário ter formação superior. O curso será ministrado em português, porém será necessária a compreensão da língua inglesa principalmente para textos.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB2020* Valor com desconto para Alumni2020* valor integral do curso 2021
À vista (boleto ou cartão) R$ 1.972,00 R$ 1.848,75 R$ 3.376,71
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 197,20 R$ 184,87 R$ 337,67

*EB2020 (20% de desconto) para matrículas realizadas até dezembro/2020, aplicado sobre o valor integral de 2020 para cursos que iniciam em 2021. Alumni2020 (25% de desconto): ex-aluno matriculado até dezembro/2020 garante desconto exclusivo sobre o valor integral de 2020 para cursos que iniciam em 2021. A partir de janeiro, os valores e descontos serão reajustados.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Investimento em Private Equity e Venture Capital: oportunidades, riscos e cuidados

• Oportunidades e desafios de investimento em empresas fechadas: o caso de investimento a partir de fundos de PE&VC;
  • Estrutura tradicional de fundos de private equity;
  • Métricas para avaliação de desempenho de fundos de PE&VC;
  • Conflitos de interesse e mecanismos de alinhamento entre investidores e gestores;
  • Política de investimentos em fundos de Private Equity;
  • Considerações ESG por investidores.

Fundos de Venture Capital, o ecossistema empreendedor e riscos legais

• Players do ecossistema empreendedor;
  • O modelo de Venture Capital:  visão de portifólio, seleção de empresas, monitoramento e criação de valor;
  • Corporate venturing interagindo com fundos de VC independentes;
  • Riscos legais.

Fundos de Private Equity e saída de investimentos

• Modelos de governança de fundos de Private Equity;
  • Teses de criação de valor, seleção de empresas, monitoramento e criação de valor em private equity;
  • Modelo de LBO;
  • Incorporação de aspectos ESG por fundos de PE;

Projeto aplicado

No projeto aplicado os alunos poderão analisar a tese de investimeto um fundo de PE e um fundo de VC , adicionando 2 empresas reais ou fictícias que se encaixem no perfil do fundo, uma em early stage e outra em late stage.

O projeto aplicado é feito em grupo sugeridos pelos professores com base nos perfis dos alunos. Os professores apoiam a montagem dos trabalhos que são apresentados no final do curso para trocas entre participantes em uma discussão em plenária.

Jornada de aprendizagem

CORPO DOCENTE

Turmas online

Seg

Fev

Noturno

Carga horária: aprox. 28 horas*

Início das aulas: 1 de fevereiro de 2021

Fim das aulas: 24 de fevereiro de 2021

Segundas e Quartas-Feiras, das 18h30 às 21h

Encerramento das matrículas*: 29 de janeiro de 2021

Vagas limitadas.

Investimento: a partir de R$ 1.972,00**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Confira as opções na aba investimento

*Carga horária

Síncronas: 16 horas de aulas ao vivo com os docentes e demais participantes

Assíncronas: 5 horas de dedicação entre os encontros ao vivo para leituras, estudos de casos, vídeos, atividades preparatórias e 3 horas de projeto aplicado.