Home/Live Learning | Cursos Online/Pensamento sistêmico para tempos de transformação

Pensamento sistêmico para tempos de transformação

Live Learning | Cursos online

Das mudanças climáticas à desigualdade social, dos produtos e serviços que fracassam no mercado às estratégias que nunca saem do papel, os grandes desafios que sociedades, governos e empresas enfrentam são complexos, interconectados e não podem ser endereçados por uma solução única e pronta. Nesses ambientes cada vez mais dinâmicos, ferramentas que ajudem a entender essa complexidade e que possibilitem respostas às causas dos resultados indesejados se fazem profundamente necessárias.

O programa Pensamento sistêmico para tempos de transformação explorará ferramentas para modelagem de estruturas de causa e efeito, identificação de potenciais comportamentos de longo prazo, e definição de pontos de alavancagem e intervenção em sistemas complexos. Um trabalho prático será focado em considerar desafios públicos que afetam múltiplos stakeholders, onde as políticas atuais mostram-se incapazes de resolver o problema em sua raiz.

Ao final do curso, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de:

• Reconhecer elementos de complexidade em contextos organizacionais, sociais e ambientais;
  • Mapear a estrutura e os elementos de um sistema complexo, estabelecendo relações de causa-e-efeito;
  • Identificar os pontos de alavancagem em um sistema complexo para intervenções de alto impacto;
  • Criar hipóteses sobre o comportamento de um sistema complexo ao longo do tempo;

Gestores e tomadores de decisão em organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que estejam expostos a problemas de alta complexidade de dimensão pública e tenham condições de mobilizar recursos e pessoas para desenhar possíveis soluções. É necessário estar confortável com leituras e vídeos técnicos em inglês.

Formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 1.998,40 R$ 1.873,50 R$ 2.498,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 199,84 R$ 187,35 R$ 249,80

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

Como forma de incentivar o seu desenvolvimento em Pensamento sistêmico para tempos de transformação e complementar seu conhecimento, oferecemos 25% de desconto para alunos matriculados ou que realizaram o curso Cenários Estratégicos e Resiliência das Organizações. (desconto não cumulativo)

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fundamentos de sistemas complexos : casos e exemplos práticos.

• Introdução curso e ao pensamento sistêmico.
  • Definição de objetivos de mudança em um sistema.
  • Caracterização de sistemas de alta complexidade.

Mapeamento da estrutura do sistema: técnicas e ferramentas

• Ferramentas de mapeamento de estrutura de sistemas complexos. Relações de causa-e-efeito
  • Modelagem de causa-e-efeito.
  • Diagramas avançados de causa-e-efeito. Análise se comportamento ao longo do
  • Definição de indicadores de desempenho.
  • Esboço de comportamento ao longo do tempo.

Intervenção e alavancagem de alto impacto em sistemas complexos

• Hipóteses de alavancagem e intervenção do projeto: conceitos e casos práticos.
  • Formulação de intervenção de alto impacto no sistema, considerando objetivos, estrutura e hipóteses de alavancagem.
  • Abordagem de intervenção no sistema.

Estratégia de intervenção no sistema: aprendizado e adaptação.

• Estratégia de atuação/intervenção no sistema.
  • Desenvolvimento da estratégia no contexto do projeto, dada a intervenção considerada.
  • Estratégia de intervenção focada em aprendizado e adaptação.

Projeto aplicado

O projeto aplicado tem como objetivo definir e explorar um problema complexo dentro de um tema de interesse do participante, que pode consistir em um desafio público ou privado, em sua esfera de atuação profissional. Ao longo do curso, os(as) aluno(as) construirão um entendimento aprofundado sobre a estrutura que rege o sistema no qual o problema se manifesta e desenvolverão pontos de alavancagem e intervenção nesse sistema.

Etapas do projeto aplicado:

• Definição do tema do Projeto Aplicado (problema)
  • Modelagem de causa-e-efeito.
  • Indicadores de desempenho e esboço de comportamento ao longo do tempo.
  • Hipóteses de alavancagem e intervenção do projeto.
  • Estratégia de intervenção, aprendizado e adaptação.

Jornada de aprendizagem

CORPO DOCENTE

Turmas online

Carga horária: aprox. 27 horas*