Introdução ao Marketing Analítico

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Direcionado a profissionais, estudantes e interessados da área de Marketing que desejam conhecer os fundamentos básicos de Marketing Analítico e sua aplicação prática, o curso de Introdução ao Marketing Analítico é online, gratuito e tem como objetivo apresentar algumas técnicas de forma concisa e prática, de modo que o participante possa avaliar e recomendar decisões e ações em Marketing baseadas em análise de dados.

 

Conheça os objetivos de aprendizagem

Ao final do curso, o aluno será capaz de:
• Explicar a importância de definir e utilizar métricas em Marketing.
• Desenvolver métodos de levantamento de dados primários e secundários.
• Desenvolver hipóteses testáveis inferindo causalidades.
• Segmentar o mercado com base no comportamento do consumidor.
• Gerar insights para o posicionamento de marca.
• Suportar a tomada de decisões em Marketing com base em fatos e dados.

 

Início
28 de agosto de 2017. Inscreva-se até 07/09!

 

Quer saber mais sobre o curso? Assista ao vídeo abaixo:

Está sem agenda para cursar agora? Confira as datas em que o curso acontecerá neste ano e programe-se para participar!

Período: Inscreva-se até:
23/10 a 04/12/2017 02/11/2017
18/12/2017 a 29/01/2018 28/12/2017

 

Modalidade
Curso online com a opção de certificado.

 

Dedicação e Carga-Horária

Cinco módulos temáticos de aproximadamente 3h cada, totalizando 15h. Cada módulo tem duração estimada de uma semana.

 

Investimento
Curso gratuito.

 

Corpo Docente

O corpo docente é formado por professores do Insper que combinam extensa experiência acadêmica e de mercado na área de marketing:

Professor do Insper desde 2011 das disciplinas Marketing Analítico e Medições de Resultados em Marketing, dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas.

Graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1975); mestre em Administração de Empresas, com foco em Estratégia de Marketing, pela EAESP, Fundação Getulio Vargas (2010); doutorando em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, FEA – USP. Possui diversos cursos complementares em Marketing, Estratégia e Management na London Business School (Londres), The Wharton School (Philadelphia) e IESE (Barcelona).

Atuou como Diretor de Marketing e Vendas em grandes empresas como Bayer, Roche, Warner-Lambert e Sandoz, onde foi responsável pelas marcas Listerine®, Trident®, Halls®, Redoxon®, Bepantol® e Aspirina®. Foi gerente de novos produtos da Sandoz na Itália e Presidente do Board da ABIMIP, Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição. Desde 2007 atua como Consultor de Estratégia e Marketing.

No Insper desde 2004, é professor em tempo integral da cadeira de Marketing e leciona nos cursos de graduação, mestrado, doutorado, MBA e educação executiva. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Insper entre agosto/2010 e julho/2013 e coordenador do Centro de Pesquisas em Estratégia entre janeiro/2007 e maio/2010. Foi professor visitante Fulbright/CAPES na Thunderbird School of Global Management entre setembro/2013 e janeiro/2014.

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1998) e Ph.D. em Business Administration pela Wageningen University and Research Center (2004), Holanda. Seguiu cursos de pós-graduação em Business e Marketing Management na Universidade de Wisconsin, Texas A&M, Harvard Business School e Kellogg School of Business.

Realiza pesquisas nas áreas de marketing de relacionamento em ambiente B2B e redes de vendas. Possui também envolvimento com pesquisas na área de comportamento do consumidor e redes sociais. Suas pesquisas já foram premiadas no SIG Sales Management da Associação Americana de Marketing (2014) com trabalho sobre Sales Network Dynamics. Recebeu outros prêmios em evento de Chain & Networks (2006 e 2004) e na EnAnpad (2008), de estudos quantitativos nas áreas de gestão de força de vendas e relacionamento com cliente. Tem trabalhos publicados em revistas acadêmicas de prestígio como Journal of Marketing, Psychology & Marketing, Journal of Management Studies, Journal of Supply Chain Management e Industrial Marketing Management. Atua também como consultor de empresas, já tendo realizado projetos com a Allston Brew, BASF, Bayer Pharma, Bunge, CESAR, Cosan, Itaú, Monsanto, Nufarm, Netafim, Roche, Santander, TAM e Tigre.

Graduado em Engenharia Naval pela Poli-USP (1985); pós-graduado com Especialização em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (1997); doutorado em Administração com ênfase em Marketing pela EAESP-FGV (2004).

Iniciou as atividades acadêmicas e de docência em 2004 na EAESP-FGV, tendo sido também vice-coordenador do Centro de Excelência em Varejo.

Atuou durante mais de 19 anos como executivo nas seguintes organizações de serviços e varejo: Accenture, Carrefour, Pão de Açúcar e Wal Mart.

Recebeu títulos e premiações como Melhor Trabalho da Divisão Acadêmica Marketing – Prêmio ANPAD 2008: Claro, D. P. e Laban Neto, Silvio A. – How to build a structured network and be successful in sales: the impact of degree centrality and tie strength of sales force. Um dos 50 mais influentes profissionais de TI, Revista Info Exame (2002); entre outros.

Atuou em instituições voltadas para desenvolvimento e gestão da cadeia de abastecimento varejista, tendo sido Co presidente da Associação ECR (Efficient Consumer Response) Brasil e América Latina, além de ter integrado o Comitê Executivo da Global Commerce Initiative (GCI). Foi membro titular do Conselho Fiscal da Duke Energy e atua como Venture Corp. da Endeavor.

 

Interessado? Inscreva-se neste link.

voltar

Pós-graduação em Marketing. Entenda o marketing com questões estratégicas para o negócio.

 Conheça os Cursos de Curta Duração que oferecemos no Insper.

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco