Home/Live Learning | Cursos Online/Gestão do capital de giro

Gestão do capital de giro

Live Learning | Cursos online

Preservar a liquidez e a solvência do negócio e administrar as demandas de capital de giro para manter as atividades operacionais da empresa é um dos principais desafios de gestores financeiros, empresários e empreendedores.

No programa Gestão do Capital de Giro você será capacitado a aplicar de forma prática as principais ferramentas da Gestão Financeira Empresarial, com foco na análise do Ciclo de Caixa e Necessidade de Capital de Giro da empresa, das formas de financiamento das Demandas de Capital de Giro e na construção do planejamento financeiro de curto prazo.

• Entender a relevância da gestão financeira de curto prazo bem como os principais elementos da gestão do capital de giro considerando diferentes modelos de negócios;
  • Calcular e analisar a dinâmica dos indicadores de atividade da empresa: prazos de estocagem, recebimento, pagamento, ciclo operacional e ciclo de caixa;
  • Dimensionar a Necessidade de Capital de Giro (NCG), o Capital Circulante Líquido (CCL) e o Saldo de Tesouraria (ST) da empresa bem como identificar e analisar de forma crítica a estrutura e evolução das fontes e aplicações de recursos;
  • Construir o planejamento financeiro de curto prazo da empresa a partir do nível de atividade previsto e dos indicadores de capital de giro bem como analisar o trade-off entre liquidez e rentabilidade.

Profissionais que atuam na gestão financeira de empresas, empresários e empreendedores.

Formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 1.936,00 R$ 1.815,00 R$ 2.420,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 193,60 R$ 181,50 R$ 242,00

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Gestão Financeira de Curto Prazo e Análise do Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa da Empresa

• Balanço Patrimonial, liquidez e a gestão dos ativos e passivos circulantes;
  • Os prazos associados aos itens circulantes e a dinâmica do fluxo de caixa de curto prazo da empresa;
  • Os prazos operacionais, o ciclo operacional e o ciclo financeiro da empresa.

Análise da Estrutura e Evolução das Fontes e Aplicações de Recursos

• O conceito de Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital Circulante Líquido (CCL) e Saldo de Tesouraria (ST);
  • Estrutura e evolução das fontes e aplicações de recursos da empresa;
  • Efeito tesoura e overtrading.

Construção do Planejamento Financeiro de Curto Prazo

• Projeção da Necessidade de Capital de Giro com base no nível de atividade previsto para a empresa;
  • Projeção da necessidade de aportes financeiros (NAF) e definição das fontes de financiamento para suportar o plano financeiro de curto prazo.

Projeto aplicado

Ao longo do curso, os participantes serão desafiados a aplicar as ferramentas de Gestão do Capital de Giro por meio de um Projeto cuja finalidade é construir o planejamento financeiro de curto prazo da empresa em que atua.

A Estrutura do Projeto Aplicado contempla três partes:

Parte 1 – Análise do Ciclo Operacional e do Ciclo Financeiro da Empresa por meio do entendimento da dinâmica dos prazos operacionais.

Parte 2 – Dimensionamento da Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital de Giro Líquido (CCL) e Saldo de Tesouraria (ST) e análise da estrutura e evolução das fontes e aplicações de recursos da empresa;

Parte 3 – Construção do planejamento financeiro de curto prazo com base nos indicadores de capital de giro e no nível de atividade econômica previsto para a empresa.

Jornada de aprendizagem

CORPO DOCENTE

Turmas online

Seg

Noturno

Carga horária: aprox. 28 horas*

Início das aulas: 9 de novembro de 2020

Fim das aulas: 2 de dezembro de 2020

Segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h30

Encerramento das matrículas*: 6 de novembro de 2020

Vagas limitadas.

Investimento: A partir de R$ 1.936,00
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

*Carga horária

16 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes

É estimada dedicação de 06 horas para o projeto aplicado e 06 de atividades assíncronas (por exemplo, leituras, vídeos e estudos de casos).