Home/Live Learning | Cursos Online/Economia Circular: novos paradigmas de consumo e produção

Economia Circular: novos paradigmas de consumo e produção

Live Learning | Cursos online

A sustentabilidade é um dos grandes desafios do mundo contemporâneo. O paradigma atual da economia linear – extrair, transformar e descartar – gera desperdícios e coloca o planeta Terra em constante estresse e desequilíbrio. Neste contexto, é importante entender a Economia Circular como uma alternativa sistemática e estratégica do uso efetivo dos recursos que pode nos permitir um futuro de abundância e de inúmeras oportunidades.

Neste programa de Economia Circular: novos paradigmas de consumo e produção, você irá explorar a inovação em negócios como o fio condutor para a transição de uma economia linear para uma Economia Circular regenerativa por princípio. Você será exposto a casos de sucesso, conhecerá ferramentas para mapeamento de sistemas de Economia Circular como oportunidade de negócios, e desenvolverá uma estratégia para engajamento e mudança. Num projeto aplicado, você trabalhará na transição para a Economia Circular de indústrias como alimentação, eletrônicos, mobilidade, embalagens, entre outras.

• Compreender os princípios e estratégias de Economia Circular;
  • Identificar desperdícios sistêmicos da economia linear e percebê-los como oportunidades de negócio;
  • Analisar casos exemplares de Economia Circular;
  • Comparar oportunidades de Economia Circular para um determinado contexto ou indústria.

Gestores e tomadores de decisão em organizações públicas e privadas interessados em projetos de sustentabilidade com um viés propositivo e estratégico para a organização. É necessário estar confortável com leitura técnica e vídeos em inglês.

Formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 1.998,40 R$ 1.873,50 R$ 2.498,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 199,84 R$ 187,35 R$ 249,80

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito (Pessoa Física). Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Economia linear

• Estrutura da economia linear;
  • Consequências e impactos da economia linear;
  • Identificação e análise dos desperdícios sistêmicos.

Economia Circular

• Conceitos básicos, princípios e estratégias;
  • Casos exemplares de Economia Circular: características e fatores de sucesso;
  • Identificação e análise de casos com uma perspectiva de transição para a Economia Circular.

Impacto e prontidão

• Potencial regenerativo e impacto de iniciativas de economia circular;
  • Prontidão de uma rede de valor;
  • Análise comparativa de casos: impacto e prontidão.

Desafios no contexto brasileiro

A identificação dos desperdícios sistêmicos, composição dos casos para transição para a Economia Circular, e análise de impacto e prontidão será feita considerando fatores contingenciais do contexto brasileiro.

Projeto aplicado

O projeto aplicado consistirá na análise de oportunidades de Economia Circular em determinada indústria ou sistema no contexto brasileiro. São elegíveis as seguintes indústrias ou sistemas: alimentação, eletrônicos, cidades, mobilidade, bens duráveis, embalagens e vestuário.

Etapas do projeto aplicado:

• Definição da indústria de interesse
  • Identificação dos desperdícios sistêmicos da cadeia de valor
  • Identificação e análise de casos exemplares de Economia Circular
  • Analise de prontidão e potencial regenerativo
  • Definição de uma visão para 2030

Jornada de aprendizagem

CORPO DOCENTE

Turmas online

Noturno

Carga horária: aprox. 26 horas*

Início das aulas: 11 de agosto de 2020