Home/Live Learning | Cursos Online/Contabilidade, Essência Econômica das Transações e Tributação

Contabilidade, Essência Econômica das Transações e Tributação

Live Learning | Cursos online

A contabilidade financeira tem o objetivo de representar a realidade econômica das entidades, permitindo aos usuários tomarem decisões conforme seus interesses, inclusive na esfera tributária. Com a alteração da legislação tributária que veio a reboque da adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil, a relação entre o direito tributário e a ciência contábil se tornou ainda mais íntima, tornando imprescindível para os tributaristas a compreensão dos conceitos contábeis fundamentais.

No programa “Contabilidade, Essência Econômica das Transações e Tributação” você terá a oportunidade de conhecer uma visão da natureza econômica das principais transações realizadas pelas empresas no mercado nacional, com base nas normas contábeis vigentes. Adicionalmente, irá compreender a relação entre a essência econômica das transações e os tratamentos tributários aplicáveis, desenvolvendo uma visão crítica da forma de tributação das operações e de seus respectivos registros contábeis.

• Compreender os conceitos fundamentais da contabilidade;
  • Conhecer e interpretar as principais demonstrações financeiras exigidas pela legislação;
  • Demonstrar como as transações afetam a posição patrimonial e financeira das empresas;
  • Contrastar a realidade econômica das transações com seus respectivos tratamentos tributários;
  • Avaliar as diferenças de tratamento contábil e fiscal para fins de planejamento tributário e questionamentos administrativos e judiciais.

Advogados tributaristas integrantes de escritórios de advocacia, consultorias jurídicas e departamentos jurídicos de organizações e profissionais da área fiscal que visam aprofundar seus conhecimentos contábeis para avaliar tratamentos tributários e utilizar as demonstrações financeiras no processo de tomada de decisões corporativas
Mínimo dois anos de experiência na área tributária.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 1.912,80 R$ 1.793,25 R$ 2.391,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 192,80 R$ 179,32 R$ 239,10

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

Como forma de incentivar o seu desenvolvimento em Contabilidade, Essência Econômica das Transações e Tributação e complementar seu conhecimento, oferecemos 25% de desconto para alunos matriculados ou que realizaram o curso Contabilidade para não contadores. (desconto não cumulativo)

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Demonstrações Financeiras

• Principais demonstrações financeiras aplicáveis no Brasil;

Tratamento Contábil vs Impacto Fiscal

• Diferentes espécies de receitas reconhecidas contabilmente;
  • Métodos de avaliação de ativos e seu respectivo impacto fiscal: estoque, ativo biológico, ativo imobilizado, propriedade para investimentos e intangíveis;
  • Tratamento contábil aplicável aos tributos indiretos, bem como seu impacto nos tributos diretos;
  • Reconhecimento de provisões (contábeis) e identificação de ativos contingentes;
  • Avaliação de investimentos societários: custo, equivalência patrimonial, e o tratamento contábil e fiscal conferido ao ágio;
  • Imposto de Renda Diferido e ICPC 22 (posições fiscais incertas);

Projeto Aplicado

O projeto aplicado será realizado no formato de estudo de caso, com base em situação hipotética vivenciada por uma empresa, apresentada aos alunos na primeira aula. A execução do projeto será estruturada conforme as seguintes etapas:

Etapa 1
Compreensão da situação hipotética, englobando a identificação da realidade econômica da entidade com base em elementos de suas demonstrações financeiras;

Etapa 2
Aplicação dos temas debatidos em aula à realidade econômica da entidade;

Etapa 3
Elaboração de relatório de estudo de caso, contendo análise dos tratamentos contábeis debatidos em aula e dos reflexos tributários das transações objeto da situação hipotética

CORPO DOCENTE

Turmas online

Próxima turma

Carga horária: aprox. 22 horas*

Início das aulas: A definir

Vagas limitadas.

Investimento: A partir de R$ 1.912,80**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

*Carga horária

16 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes

Assíncronas:É estimada dedicação de 6 horas para o projeto aplicado e atividades assíncronas (por exemplo, leituras, vídeos e estudos de casos).