Home/Live Learning | Cursos Online/Constituindo uma Fintech – Aspectos Jurídicos e Operacionais

Constituindo uma Fintech – Aspectos Jurídicos e Operacionais

Live Learning | Cursos online

O Mercado Financeiro Brasileiro e Mundial tem observado um relevante crescimento dos empreendimentos tecnológicos no segmento financeiro. As Fintechs são hoje responsáveis por parcela considerável das transações efetivadas pelas empresas e pelos cidadãos, representando um importante participante de mercado neste momento de contração do crédito, dinamizando a sua proliferação e, ao mesmo tempo, viabilizam maior capitaliridade do Sistema Financeiro Nacional. As Fintechs também proporcionam excelentes oportunidade de investimento, principalmente neste momento de gradual redução da taxa Selic.

No programa “Constituindo uma Fintech – Aspectos Jurídicos e Operacionais” você será apresentado aos aspectos jurídicos, regulatórios e operacionais de uma Fintech que te proporcionarão habilidades essenciais relacionadas à constituição e funcionamento de Fintechs de Crédito e de Meios de Pagamentos.

• Analisar os aspectos jurídicos, regulatórios, tributários e de proteção de dados (LGPD) que envolvem a constituição e funcionamento de uma Fintech.
  • Compreender os desafios e oportunidades do Open Banking para as Fintech.
  • Analisar os aspectos operacionais ligados à constituição e funcionamento de uma Fintech.

Profissionais de diversas aéreas que tenham interesse em empreender, investir, prestar serviços ou trabalhar diretamente em Fintechs.

É necessário ter formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 2.332,00 R$ 2.186,25 R$ 2.915,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 233,20 R$ 218,62 R$ 291,50

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Base Jurídica e Regulatória I

• Aspectos jurídicos e regulatórios

Base Jurídica e Regulatória II

• Os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados para as Fintechs.
  • DPO e o Compliance

O que é Open Banking e sua Influência para as Fintechs

• O que é Open Banking.
  • Abrangência, desafios e benefícios para as Fintechs.

Os tributos e a Contabilidade aplicável às Fintechs.

• Tributos que incidem nas operações das Fintechs.
  • Padrão Cosif de Contabilidade.
  • Parte fiscal atrelada à operação de uma Fintech.

O mercado brasileiro e internacional das Fintechs.

• Mercado de atuação das Fintechs.
  • Nichos mais explorados;
  • Crescimento das Fintechs;
  • Elaboração do plano de negócios e os aspectos operacionais.

Projeto aplicado

O projeto aplicado consiste na estruturação, por grupos de até 4 participantes, de uma Fintech. Após cada aula será fornecido aos grupos a resolução de um problema prático. Os resultados de cada problema serão utilizados pelos alunos como base para a elaboração do Projeto Aplicado. As fases da estruturação do projeto compreendem:

• Criação da base contratual-regulatória da Fintech;
  • Analise da exposição e respectivas proteções para a Fintech face a LGPD;
  • Como os mecanimos de troca de dados proporcionados pelo Open Banking serão utilizados pela Fintech;
  • Qual o planejamento tributário, e respectiva base contábil, utilizadas pela Fintech; e
  • Qual nicho de mercado atuará a Fintech, com a explicação pelo grupo do racional utilizado para esta escolha.

CORPO DOCENTE

Turmas online

Próxima turma

Carga horária: aprox. 30 horas*