Home/Live Learning | Cursos Online/Comunicação efetiva para liderança

Comunicação efetiva para liderança

Live Learning | Cursos online

Uma das ferramentas essenciais no exercício da liderança é a comunicação.  O líder usa a comunicação em todas as etapas do ciclo de gestão de desempenho e nas interfaces com parceiros e clientes para fortalecimento/construção das relações e resultados das organizações.

Na gestão de pessoas é o líder que através da comunicação que direciona, capacita, apoia e inspira a equipe. Sua competência em comunicar é fundamental para que os colaboradores queiram fazer, saibam o que e como fazer e de fato construam as metas. Já na gestão do negócio é a comunicação que se faz necessária para realizar apresentações, influenciar, negociar, construir alianças, resgatar parcerias e dar notícias difíceis.

Neste programa você terá a oportunidade de vivenciar as principais entregas do líder como agente comunicador, ao mesmo tempo que aprenderá habilidades técnicas e comportamentais que auxiliam nas argumentações. Por meio de atividades de role playing, você exercitará a elaboração de discursos de acordo com o contexto e o interlocutor.

• Identificar quais habilidades, técnicas e comportamentais, dentro da competência de comunicação precisam ser desenvolvidas: planejamento, exposição, escuta ativa, flexibilidade e/ou aspectos técnicos (tom, volume, ritmo, energia, vícios, dicção e postura).
  • Listar os principais conteúdos: O QUE PRECISA SER DITO, COMO E QUANDO DIZER -considerando o contexto, o impacto sobre o resultado e o(s) perfil(s) do(s) interlocutor(es).
  • Elaborar a comunicação com maior coerência do raciocínio e impacto efetivo através da seleção de argumentos racionais e emocionais, avaliando  o que se perde e o que se ganha na escolha de cada alternativa.

É direcionado a profissionais que lideram e querem desenvolver a comunicação efetiva para liderança.  É recomendável ensino superior e experiência profissional de no mínimo 18 meses.

Formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 1.936,00 R$ 1.815,00 R$ 2.420,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 193,60 R$ 181,50 R$ 242,00

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito (Pessoa Física). Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Diagnóstico da habilidade de comunicação efetiva

• Como está minha comunicação
  • O que é uma comunicação efetiva na liderança
  • Diagnostico e identificação de gaps
  • Definição de meta de performance na comunicação

Roteirização da comunicação efetiva

• Como eleger aquilo que importa numa comunicação
  • Ferramentas Smart, Matriz GUT: Tempo, Urgência, Tendência
  • Inteligência emocional e comunicação
  • CNV
  • Papel do Líder que comunica efetivamente. Fala conectada com a proposta de valor da empresa. Coerência entre o que discurso e ação

Perfis e preferência de escuta dos interlocutores para tomada de decisão

• Quem é meu interlocutor? Dores, interesses e contexto
  • Os principais perfis e preferências de escuta para tomada de decisão
  • Construção do roteiro com quatro possibilidades de abordagem

Identifique o que importa

• Objetividade, foco e capacidade de síntese
  • Identificando o que importa para cada interlocutor
  • Construção de coerência/ consistência através de dados, fatos, experiências e impactos

Práticas de abordagem e postura

• As questões da forma. Parte técnica: Volume, tom, Dicção, velocidade, Prolação
  • Parte comportamental: energia, intencionalidade, disponibilidade, postura corporal
  • Gestão da ansiedade x medo da incompetência
  • Painel de dicas

Projeto aplicado

A partir da primeira aula, o aluno observará as principais situações onde a comunicação do líder é a principal ferramenta para a construção de resultados.

Ele deverá eleger uma dentre as situações de comunicação mais desafiadoras de seu cotidiano para montar seu projeto aplicado, que consistirá na elaboração e apresentação do roteiro de planejamento e realização de uma apresentação para o grupo.

O projeto será apresentado individualmente e terá a duração de 3 minutos síncronos.  O tempo total assíncrono de planejamento, ensaios e ajustes deve ser de 2 horas.

Ao final, o participante receberá feedback do professor e dos colegas.

Jornada de aprendizagem

CORPO DOCENTE

Turmas online

Noturno