Home/Live Learning | Cursos Online/Como acompanhar eleições em contexto de crise

Como acompanhar eleições em contexto de crise

Live Learning | Cursos online

Acompanhar as eleições municipais de 2020 será um enorme desafio. Preocupações sanitárias e novas regras de propaganda mudarão a forma que as campanhas serão conduzidas. Além disso, o impacto da Covid-19 nas finanças das cidades e a saúde de suas populações afetará as propostas e os debates.

Desenvolvemos este curso com este desafio e com a necessidade de qualificar o debate em vista. Nele, daremos um panorama dos principais temas de políticas públicas relacionados à gestão municipal, em especial neste cenário de crise, e desenvolveremos habilidades aplicadas à cobertura desses temas com base em evidências.

O curso é o resultado de uma colaboração do Insper com o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) para a formulação do Manual de Cobertura de Eleições Municipais, e conta com patrocínio do Google News Initiative.

Em parceria:

• Compreender a estrutura da administração dos municípios, suas atribuições e limitações;
  • Utilizar dados para indicadores de qualidade dos serviços públicos do município;
  • Explicar e contextualizar dados e propostas relativos à administração municipal.
  • Desenvolver um olhar crítico com relação à pertinência e viabilidade de propostas de políticas públicas de candidatos;
  • Elaborar estratégias para identificar e combater campanhas de desinformação

Profissionais de comunicação em diversos graus de senioridade que trabalham em veículos jornalísticos, organizações da sociedade civil, terceiro setor, fundações e institutos que irão acompanhar as eleições; assessores de comunicação e de partidos políticos.

Pré-requisitos:

Desejável formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 1840,00 R$ 1725,00 R$ 2300,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 184,00 R$ 172,50 R$ 230,00

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito (Pessoa Física). Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

O Insper incentiva a diversidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais ou integral, que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil do curso e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, inscreva-se para o processo seletivo do curso e preencha o formulário que será enviado a você no nosso primeiro contato.

Conteúdo programático

Módulos

• Estrutura da gestão municipal: atribuições e limitações de prefeitos e vereadores.
  • Dados Municipais: como coletar, interpretar e visualizar indicadores dos municípios
  • Finanças do município: entendendo os dilemas de alocação e acompanhamento
  • Grandes temas em políticas públicas municipais: aplicando o olhar crítico aos desafios
  • Desinformação e eleições: das tendências em fake News aos limites da nova legislação para combate-las.
  • Entrevista com gestor público: técnicas para extrair informações relevantes e fazer as perguntas importantes.
  • Sessões individuais para feedback do trabalho aplicado.

Projeto aplicado

Serão dois projetos:

• Reportagem com dados sobre município do participante, usando informações obtidas em ferramenta exclusiva desenvolvida pelo Insper e Projor;
  • Plano de entrevista, a partir do mapeamento de demandas e possíveis propostas do município.

CORPO DOCENTE

Turmas online

Noturno

Carga horária: aprox. 24 horas*

Início das aulas: 27 de julho de 2020

Fim das aulas: 19 de agosto de 2020
Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 19h às 21h.

Investimento: A partir de R$ 1840,00**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

Vagas limitadas.

*Carga horária

16 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes

8 horas assíncronas: entre os encontros ao vivo (atividades como leituras, vídeos, estudos de caso e projeto aplicado).