Home/Live Learning | Cursos Online/Como acompanhar eleições em contexto de crise

Como acompanhar eleições em contexto de crise

Live Learning | Cursos online

Acompanhar as eleições municipais de 2020 será um enorme desafio. Preocupações sanitárias e novas regras de propaganda mudarão a forma que as campanhas serão conduzidas. Além disso, o impacto da Covid-19 nas finanças das cidades e a saúde de suas populações afetará as propostas e os debates.

Desenvolvemos este curso com este desafio e com a necessidade de qualificar o debate em vista. Nele, daremos um panorama dos principais temas de políticas públicas relacionados à gestão municipal, em especial neste cenário de crise, e desenvolveremos habilidades aplicadas à cobertura desses temas com base em evidências.

Como exercício de aplicação do conteúdo, contaremos com um projeto aplicado que inclui reportagem com dados sobre município do participante, usando informações obtidas em ferramenta exclusiva desenvolvida pelo Insper e Projor, além de plano de entrevista, a partir do mapeamento de demandas e possíveis propostas do município. E como compartilhamento de experiência e prática de entrevista, contaremos com a participação de um ex-prefeito, Fernando Haddad, e um ex-governador, Paulo Hartung, em debate em uma das aulas.

O curso é o resultado de uma colaboração do Insper com o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) para a formulação do Manual de Cobertura de Eleições Municipais, e conta com patrocínio do Google News Initiative.

Em parceria:

Saiba Mais

• Compreender a estrutura da administração dos municípios, suas atribuições e limitações;
  • Utilizar dados para indicadores de qualidade dos serviços públicos do município;
  • Explicar e contextualizar dados e propostas relativos à administração municipal.
  • Desenvolver um olhar crítico com relação à pertinência e viabilidade de propostas de políticas públicas de candidatos;
  • Elaborar estratégias para identificar e combater campanhas de desinformação

Profissionais de comunicação em diversos graus de senioridade que trabalham em veículos jornalísticos, organizações da sociedade civil, terceiro setor, fundações e institutos que irão acompanhar as eleições; assessores de comunicação e de partidos políticos.

Pré-requisitos:

Desejável formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 1840,00 R$ 1725,00 R$ 2300,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 184,00 R$ 172,50 R$ 230,00

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito (Pessoa Física). Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

O Insper incentiva a diversidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais ou integral, que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil do curso e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, inscreva-se para o processo seletivo do curso e preencha o formulário que será enviado a você no nosso primeiro contato.

O prazo para solicitação de bolsa é até 10 dias antes do início das aulas.
No caso de aprovação da bolsa, o percentual de desconto é aplicado sobre o valor integral do curso.

Conteúdo programático

Módulos

• Estrutura da gestão municipal: atribuições e limitações de prefeitos e vereadores.
  • Dados Municipais: como coletar, interpretar e visualizar indicadores dos municípios
  • Finanças do município: entendendo os dilemas de alocação e acompanhamento
  • Grandes temas em políticas públicas municipais: aplicando o olhar crítico aos desafios
  • Desinformação e eleições: das tendências em fake News aos limites da nova legislação para combate-las.
  • Entrevista com gestor público: técnicas para extrair informações relevantes e fazer as perguntas importantes.
  • Sessões individuais para feedback do trabalho aplicado.

Projeto aplicado

Serão dois projetos:

• Reportagem com dados sobre município do participante, usando informações obtidas em ferramenta exclusiva desenvolvida pelo Insper e Projor;
  • Plano de entrevista, a partir do mapeamento de demandas e possíveis propostas do município.

CORPO DOCENTE

Turmas online

Carga horária: aprox. 24 horas*

Início das aulas: A definir

Vagas limitadas.

Investimento: A partir de R$ 1840,00**
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

*Carga horária

16 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes

8 horas assíncronas: entre os encontros ao vivo (atividades como leituras, vídeos, estudos de caso e projeto aplicado).