Home/Live Learning | Cursos Online/Ciências Comportamentais, Nudges e Políticas Públicas

Ciências Comportamentais, Nudges e Políticas Públicas

Live Learning | Cursos online

Em todo o mundo, governos, terceiro setor e empresas de impacto social vem adotando a abordagem das ciências comportamentais para ampliar o impacto de políticas e serviços públicos. A utilização de ‘nudges’ e outras intervenções de caráter comportamental impulsionou a criação de unidades em dezenas de países de todos os continentes, como o Behavioral Insights Team, no Reino Unido, a iNudgeYou, na Dinamarca, dentre muitas outras. No Brasil, iniciativas despontam no governo e terceiro setor, tornando este um conhecimento fundamental para quem enfrenta os principais desafios sociais. Os gestores públicos de hoje devem conhecer os princípios desta área do conhecimento que revolucionou o olhar para a forma como as pessoas tomam decisões. Precisam, sobretudo, saber aplicar os insights comportamentais na solução dos desafios do setor público de maneira ética e efetiva.

Neste curso os participantes terão contato com as principais teorias que dão base à abordagem das ciências comportamentais assim como com um ferramental prático e aplicado. É uma introdução compacta porém profunda sobre como aplicar ciências comportamentais em situações concretas, permeada pela apresentação e discussão de casos de aplicação de ‘nudges’ no Brasil, Europa e África.

Saiba Mais

• Explicar a abordagem das ciências comportamentais e suas implicações para as políticas públicas
  • Identificar situações e contextos de políticas e serviços públicos em que o uso da abordagem comportamental pode ser efetivo
  • Mapear comportamentos dos usuários de serviços e políticas públicas e propor intervenções comportamentalmente embasadas
  • Adequar políticas e serviços públicos levando em consideração os efeitos psicológicos da pobreza
  • Aplicar nudges para alterar decisões pontuais e também para formação de hábitos, gerando impactos relevantes e consistentes

Esperamos participantes engajados na melhoria da efetividade de políticas e serviços públicos, no âmbito da administração pública, em organizações do terceiro setor ou em empresas de impacto social ou que tem relação com o setor público.

Pré-requisitos:

Desejável formação superior completa.

Não é requerida experiência ou conhecimentos prévios para realização do curso, mas é importante que o participante consiga ler em inglês.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 2.027,20 R$ 1.900,50 R$ 2.534,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 202,72 R$ 190,05 R$ 253,40

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito (Pessoa Física). Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

O Insper incentiva a diversidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais ou integral, que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil do curso e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, inscreva-se para o processo seletivo do curso e preencha o formulário que será enviado a você no nosso primeiro contato.

O prazo para solicitação de bolsa é até 10 dias antes do início das aulas.
No caso de aprovação da bolsa, o percentual de desconto é aplicado sobre o valor integral do curso.

Conteúdo programático

• Escolhas e Políticas Públicas: introdução ao uso de nudges
  • Consequências psicológicas da pobreza e seus efeitos na tomada de decisão
  • Redesenhando escolhas com foco no cidadão
  • Ferramentas Para Aplicação Insights Comportamentais
  • A Ciência dos Nudges

Projeto aplicado

Cada estudante irá acompanhar o curso formulando uma aplicação de intervenção dos insights comportamentais ao contexto de um serviço ou política de seu interesse. A cada aula, os tópicos estudados serão aplicados pelos estudantes ao projeto aplicado até a criação de uma proposta de intervenção comportamental.

CORPO DOCENTE

Turmas online

Carga horária: aprox. 24 horas*

Início das aulas: A definir

Vagas limitadas.

Investimento: A partir de R$ 2.027,20 **
(em até 10x no cartão de crédito)
** Valor para matrícula antecipada
Consulte outras condições na aba Investimento

*Carga horária

16 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes

8 horas assíncronas: entre os encontros ao vivo (atividades como leituras, vídeos, estudos de caso e projeto aplicado).