Home/Live Learning | Cursos Online/Ciência e Implementação de Políticas Públicas na Primeira Infância

Ciência e Implementação de Políticas Públicas na Primeira Infância

Live Learning | Cursos online

Já é sabido no campo da ciência que a qualidade de execução e a efetividade das políticas públicas caminham juntas. No entanto, os elementos principais relacionados à implementação dessas políticas muitas vezes são difíceis de serem compreendidos e adaptados à prática. Para promover o acesso a serviços de qualidade, é necessária a atuação conjunta entre as abordagens da ciência e da prática da implementação. A ciência da implementação fornece métodos, estratégias e informações que guiam a execução, enquanto a perspectiva prática aborda as atividades necessárias, novas reflexões e adaptações contextuais para a existência de uma política pública.

Para isso acontecer uma variável fundamental é a compreensão e a postura ativa dos atores envolvidos na aceitação, adoção e implementação de intervenções. O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) está interessado em qualificar a atuação dessa rede de atores envolvidos e que lideram projetos e políticas de primeira infância. Nossa perspectiva é que a ciência aplicada é a chave para o fortalecimento de políticas públicas e práticas voltados ao desenvolvimento saudável da primeira infância.

O curso Ciência e Implementação de Políticas Públicas na Primeira Infância, elaborado em parceria entre o NCPI e o CGPP – Centro de Gestão e Políticas Públicas do INSPER, surge com o propósito de valorizar a integração entre pesquisa, políticas e práticas. De forma transversal e complementar, o curso aborda componentes relacionados à importância de evidências científicas, aos regimes de colaboração, monitoramento, avaliação e metodologias práticas, para que participantes sejam efetivamente capazes de aprimorar a implementação de políticas públicas em seus territórios e esferas de atuação.

O curso é voltado para atores que estejam envolvidos na implementação de políticas públicas de primeira infância. Durante as atividades do programa, o(a) participante desenvolverá um trabalho individual focado no projeto de implementação em que esteja atuando.

Em parceria:

logo de empresa parceira do Insper

O curso possui vagas limitadas, dessa forma, alguns critérios de seleção são necessários para a escolha dos participantes.

• Atuação na implementação de políticas públicas ou programas junto ao governo de todas as esferas públicas.
  • Serão considerados na composição da turma diversidade na área de atuação, abrangência geográfica, territorial e setorial;

Gestores e líderes públicos e de organizações da sociedade civil que atuam na implementação de políticas públicas de primeira infância.

Pré-requisito

Bolsas de estudos integrais serão oferecidas para os ex-alunos do Programa de Liderança Executiva do NCPI

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conceituação de Ciência e Prática de Implementação

Base em Evidência

Importância de se trabalhar com fatos e dados e o desafio de adaptação ao contexto local. Focalização para garantir equidade.

Inovação e Colaboração

Incorporação de elementos de ciências comportamentais (nudges) e regimes de colaboração como alavancadores da implementação.

Implementação na Prática

Ferramentas e metodologias que auxiliam o gestor na implementação e gestão de projetos e políticas. Planejamento de Implementação, gestão de projetos e gestão ágil, negociação e gestão de conflitos

Acompanhamento e Melhoria

Importância de um sistema de avaliação e monitoramento que permita identificação de oportunidades e correção de curso.

CORPO DOCENTE

Turmas online

Vagas Esgotadas

Carga horária: 24 horas de aulas síncronas + 8 horas de encontros para atividades em grupos

Início das aulas: A definir

Segunda e quarta-feira, das 18h30 às 21h30, e sexta-feira, das 16h às 18h – online

As inscrições estarão abertas de 28/09 a 11/10/2020.

Os resultados do processo seletivo serão divulgados em 15/10/2020.