Home/Live Learning | Cursos Online/Avaliação de Projetos de Investimentos

Avaliação de Projetos de Investimentos

Live Learning | Cursos online

A decisão de alocação de capital é uma das decisões financeiras mais importantes que gestores e empresários devem tomar qualquer que seja o modelo de negócio. Essa decisão envolve necessariamente a questão da priorização de projetos de investimento uma vez que recursos financeiros são escassos e possuem um custo para a empresa. Nesse sentido, compreender os conceitos, os critérios e as regras de avaliação de projetos  de investimento para uma tomada de decisão mais consciente no presente é uma das chaves do sucesso para atingir o  objetivo central da administração financeira que é maximizar o valor do patrimônio dos proprietários da empresa.

O curso tem como proposta abranger os diversos aspectos para uma tomada de decisão mais consciente no que tange à realização de projetos de investimentos. Serão abordadas as principais métricas para tomada de decisão (payback, VPL e TIR), a construção de fluxos de caixa incrementais na visão de projetos de investimento, a definição do custo de capital na avaliação (CAPM e WACC) e, por fim, a análise de risco em projetos, através da construção de cenários e simulação de Monte Carlo.

• Entender/Compreender  as principais métricas de avaliação de projetos de investimento
  • Construir e analisar  fluxos de caixa de projetos de investimento sob a ótica incremental
  • Executar o cálculo do custo de capital de projetos de Investimento, considerando o binômio “risco x retorno”
  • Analisar o risco em projetos com base na construção de cenários e simulação de Monte Carlo de forma a tomar decisões mais conscientes no presente

Profissionais que atuam na área financeira de empresas, empreendedores e outros que queiram desenvolver sua competência na avaliação  de projetos de investimento e seus riscos associados.

Formação superior completa.

Forma de pagamento** Valor para matrícula antecipada – EB* Valor com desconto para Alumni valor integral do curso
À vista (boleto ou cartão) R$ 1.944,00 R$ 1.822,50 R$ 2.430,00
Em até 10 parcelas (cartão de crédito) R$ 194,40 R$ 182,25 R$ 243,00

*EB (20% de desconto) para matrículas realizadas até 15 dias antes do início das aulas, aplicado sobre o valor integral do curso.

**Verifique a quantidade de parcelas disponíveis para pagamento com cartão de crédito. Concedido 5% de desconto para pagamento à vista (desconto não cumulativo com EB e Alumni).

O processo seletivo do Insper é simples e objetivo. Conheça as etapas para ingressar no curso:

Após realizar sua inscrição no curso, entraremos em contato através de telefone, e-mail ou por Whatsapp para você continuar o processo e realizar sua matrícula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Métricas de Avaliação de Projetos
  • Apresentação das métricas de avaliação de projetos: payback simples e descontado, VPL (valor presente líquido), TIR (taxa interna de retorno) e IL (índice de lucratividade)
  • Situações especiais: projetos com duração diferente e contexto de restrição orçamentária
  • Análise de Fluxos de Caixa de Projetos, sob a ótica incremental
  • Diferenciação dos regimentes de competência e caixa
  • Definição do conceito de fluxos de caixa incrementais na gestão de projetos de investimento
  • Construção do fluxo de caixa e seus componentes: fluxo operacional, variação de capital de giro e CAPEX
  • Custo de capital de projetos, considerando o binômio retorno versus risco
  • Relação de risco e retorno
  • Introdução ao CAPM (capital asset pricing model) e definição do custo de capital próprio
  • Construção do WACC (weighted average cost of capital)
  • Definição da TMA (taxa mínima de atratividade) na análise de projetos de investimento
  • Risco em projetos: Cenários e Simulação de Monte Carlo.
  • Avaliação de risco em projetos de investimento utilizando: cálculo do ponto de equilíbrio (break even econômico), análise de sensibilidade, construção de cenários e simulação de Monte Carlo (utilizando o Oracle Crystal Ball ®).

Projeto aplicado

O projeto aplicado prevê  o desenvolvimento de um Estudo de Caso, onde serão empregadas todas as ferramentas abordadas no curso. Os participantes partirão de uma situação problema semiestruturada e, ao término do curso, deverão ter as condições necessárias para uma tomada de decisão mais consciente que priorize projetos de investimento que contribuem para maximizar o valor do patrimônio dos proprietários da empresa.

CORPO DOCENTE

Turmas online

Próxima turma

Carga horária: aprox. 32 horas*

Início das aulas: A definir

Vagas limitadas.

Investimento: R$ 1.944,00*
(em até 10x no cartão de crédito)
** Confira as opções na aba investimento

*Carga horária

16 horas de aulas síncronas: ao vivo com o docente e demais participantes

Atividades assíncronas: É estimada dedicação de 08 horas para o projeto aplicado e 08 horas de atividades assíncronas (por exemplo, leituras, vídeos e estudos de casos).