Panorama do Mercado de Trabalho

Para ampliar e subsidiar o debate sobre a economia brasileira e o mercado de trabalho com informações relevantes, o Centro de Políticas Públicas do Insper divulga o Panorama do Mercado de Trabalho. Os documentos utilizam dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).

Panorama do Mercado de Trabalho – 2016
 Todas as tabelas da apresentação: Panorama do Mercado de Trabalho – 2016

Nessa apresentação, utilizamos informações sobre taxas de inatividade e desemprego, salários médios e horas trabalhadas para mostrar as tendências mais gerais do que vem ocorrendo no mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos. O período analisado foi de 1992 a 2015.

Panorama do Mercado de Trabalho PNAD Contínua – 2016
 Todas as tabelas da apresentação: Panorama do Mercado Trabalho PNAD Contínua – 2016

O Panorama do Mercado de Trabalho PNAD Contínua traz informações sobre taxas de participação e desemprego, salários médios e salário per capita, para mostrar as tendências mais gerais do que vem ocorrendo no Brasil a cada trimestre desde 2012.

Panorama do Mercado de Trabalho Brasileiro – 2014
 Todas as tabelas da apresentação – 2014

O Panorama do mercado de trabalho brasileiro traz informações sobre taxas de inatividade e desemprego, salários médios e horas trabalhadas para mostrar as tendências mais gerais do que vem ocorrendo no Brasil nos últimos anos.