Mercado de Trabalho

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Conheça os trabalhos desenvolvidos pela equipe do CPP. Panoramas, policy papers e artigos publicados.

Panoramas do mercado de trabalho

Para ampliar e subsidiar o debate sobre a economia brasileira e o mercado de trabalho com informações relevantes, o Centro de Políticas Públicas do Insper divulga o Panorama do Mercado de Trabalho. Acesse.

 Policy paper: Crise e Mercado de trabalho: uma comparação entre recessões – Stefanno Ruiz Manni, Naercio Menezes Filho, Bruno Kawaoka Komatsu

 

 

Outros trabalhos produzidos pela equipe do CPP:

 Probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro (Estudos Econômicos, vol. 46, n.2, 2016)
Douglas Uemura Nunes, Naercio Menezes Filho, Bruno Kawaoka Komatsu

Este artigo avalia as probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro, e mensura sua contribuição para a variabilidade cíclica da taxa de desemprego no país. Para isso, é utilizada uma metodologia recente, que permite a obtenção das probabilidades através dos estoques de empregados e desempregos corrigindo o viés de agregação de tempo. Verificamos que, para o período de 1983 a 2001, as oscilações da taxa de admissão foram responsáveis por 75% da variabilidade da taxa de desemprego nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Entre 2004 e 2013 a taxa de admissão explica 80% dessas variações.

 

 Salário mínimo e desigualdade salarial: um estudo com densidades contrafactuais nas regiões metropolitanas brasileiras (Pesquisa e Planejamento Econômico, vol. 45, n. 3, dezembro 2015)
Bruno Kawaoka Komatsu, Naercio Menezes Filho

Nos anos 2000 o mercado de trabalho brasileiro apresentou diversas transformações, em paralelo ao acelerado crescimento real do salário mínimo (SM) e à ampliação do setor formal. Assim, o objetivo deste artigo é avaliar o peso desses dois fatores, das mudanças nas condições de oferta e de demanda e das características da força de trabalho sobre a distribuição salarial entre 2004 e 2014. Os resultados obtidos indicam que o SM contribuiu para reduzir a dispersão salarial, especialmente entre as mulheres e no estrato mais baixo da distribuição. Entre aqueles com maior renda, o principal fator para reduzir tal dispersão foram as condições de oferta e de demanda.

 

 The impact of tax exemptions on labor registration: The case of Brazilian Domestic Workers

Levantamento mostra que não houve efetividade na lei criada em 2006 para incentivar a formalização do emprego doméstico.

 

 Developing more efective labour market policies and institutions in emerging economies: the brazilian case

Um panorama da evolução recente dos principais indicadores do mercado de trabalho e os determinantes da escolha profissional.

 

 Employment and inequality of outcomes in Brazil

Estudo analisa os efeitos do aumento da geração de emprego e dos programas de transferência de renda sobre a desigualdade.

 

 Teto de vidro e identificação: uma análise do perfil de CEOs no Brasil

Estudo mostra que as mulheres têm ascensão mais restrita ao cargo de CEO quando a empresa em que trabalham tem um Conselho de Administração.

 

 Market and home production: gender differences in Brazil

Um estudo sobre a distribuição ocupacional de homens e mulheres no Brasil no período de 1978 a 2007.

 

 Participação no mercado de trabalho e no mercado doméstico: homens e mulheres têm condições iguais

Uma análise das diferentes participações dos gêneros no trabalho doméstico e a influência dessa participação no mercado de trabalho.

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco