5o Fórum de Políticas Públicas – Shortbios

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa


Marcos Lisboa é diretor presidente do Insper e foi diretor vice-presidente de abril de 2013 a abril de 2015. Atuou como diretor executivo do Itaú-Unibanco de 2006 a 2009 e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. Foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford. É Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

A Estrutura Tributária Brasileira


Bernard Appy, membro do Conselho Consultivo do CPP e economista pela USP, é diretor do Centro de Cidadania Fiscal, um think tank independente que tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas no Brasil. Foi diretor de políticas públicas e tributação da LCA Consultores, secretário executivo e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, bem como presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil. Atuou como Diretor de Estratégia e Planejamento da BM&FBOVESPA.


Gabriel Ulyssea possui graduação em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ (2001), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e é Ph.D. em economia pela Universidade de Chicago (2012). Tornou-se técnico de pesquisa e planejamento econômico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em 2004, onde permaneceu até março de 2015, quando passou a ocupar o cargo de professor assistente no departamento de economia da PUC-Rio. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia do trabalho, microeconometria aplicada, desenvolvimento econômico e avaliação de políticas públicas.


Eduardo Fleury é sócio fundador de Fleury e Coimbra Advogados. Mestre em Tributação Internacional pela University of Florida, com especialização em Direito Empresarial na Harvard Extension School, é responsável pela coordenação das áreas de Consultivo e Contencioso Tributários, Planejamento Fiscal e Societário, além de Planejamento Tributário Internacional. Atuou como agente fiscal de Rendas do Estado de São Paulo (1986 – 1992) e como auditor fiscal da Receita Federal, tendo ministrado cursos de formação de auditores fiscais na ESAF (Escola de treinamento do Ministério da Fazenda).


Fernando Canzian é repórter especial da Folha. Foi secretário de Redação, editor de política, do “Painel” e correspondente da Folha em NY e Washington. Vencedor de dois prêmios Esso.

Qualidade do Gasto Público

 


Mansueto Almeida é técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, tendo assumido os seguintes cargos em Brasília: coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda (1995-1997), assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006) e assessor econômico do Senador Tasso Jereissati. É formado em economia pela Univ. Federal do Ceará, Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e cursou Doutorado em Políticas Públicas no MIT, Cambridge (USA), mas não defendeu a tese.


Fernando Gaiger é engenheiro agrônomo pela Esalq-USP (1986) e doutor em Economia pela UNICAMP (2008). Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em Brasília. Visiting Scholar na Lyndon B. Jhonson School of Public Affairs, University of Texas at Austin


Marcos Mendes é consultor do Senado Federal. Economista (UnB), mestre em Economia (UnB) e doutor em Economia (USP). Foi coordenador adjunto da Dívida Pública na Secretaria do Tesouro Nacional (1991-92); técnico do Banco Central do Brasil nas áreas de Dívida Pública e Política Econômica (1992-95) e pesquisador do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial (1998-2001). Tem como áreas de interesse para pesquisa: federalismo fiscal, descentralização fiscal, financiamento de cidades, avaliação quantitativa de instituições públicas e lei, economia institucional.

O Papel do Terceiro Setor


Eduarda La Rocque economista, é presidente do Cariocas em Ação. Foi presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) e secretária municipal de Fazenda do Rio de Janeiro (gestão Eduardo Paes).


Sergio Lazzarini é Ph.D. em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University. É Professor Titular do Insper e foi professor visitante na Harvard University em 2010 e em 2012. Produz pesquisas sobre estratégias empresariais em mercados emergentes e relações entre empresas privadas e setor público, temas que também tem abordado em palestras corporativas e entrevistas na imprensa. Recentemente, tem trabalhado em parceria com diversas empresas e organizações sem fins lucrativos para disseminar os chamados investimentos de impacto, que buscam resultado social mensurável além de retorno financeiro.


Ricardo Paes de Barros é professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ciências para Educação do CPP. É graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale.


Ana Estela de Sousa Pinto é editora de ‘Mercado’ desde 2012. Na Folha desde 1988, já trabalhou em política, ciências, educação, saúde e fotografia. É autora de ‘Jornalismo Diário’, ‘A Vaga É Sua’ e ‘Folha Explica Folha’.

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco