Equipe CPP

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Conheça a equipe associada ao Centro de Políticas Públicas. São professores doutores nas áreas de economia, ciências políticas, estatística entre outros; além de alunos da graduação que compõem o time de estagiários. Clique nos nomes dos professores para acessar as páginas pessoais.

Coordenador de pesquisas

Naercio MenezesNaercio Menezes Filho

Ph.D. – University of London

Professor Titular da Cátedra IFB, coordenador de pesquisas do Centro de Políticas Públicas, professor titular do Insper, professor associado da Universidade de São Paulo e Consultor da Fundação Itaú Social. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), mestre em Economia pela Universidade de São Paulo e doutor em Economia pela University College London.

 

Professores Associados ao CPP

Carlos MeloCarlos Melo

Doutor em Ciências Políticas – PUC/SP

 

 

foto_hedibert_lopesHedibert F. Lopes
Ph.D. em Estatística – Duke University

 

 

Marco BonomoJoão Manoel P. de Mello
Ph.D. em Economia – Stanford University

 

 

Marcelo Rodrigues dos SantosMarcelo Rodrigues dos Santos

Doutor em Economia – FGV-RJ

 

 

Regina MadalozzoRegina Madalozzo

Ph.D. em Economia – University of Illinois at Urbana-Champaign

 

 

Ricardo Paes BarrosRicardo Paes de Barros
Doutor em Economia – University of Chicago

 

 

Rodrigo MoitaRodrigo Moita

Ph.D. em Economia – University of Illinois

 

 

Assessor de pesquisa:

Bruno Kawaoka KomatsuBruno Kawaoka Komatsu

 

 

 
Estagiários:

Caterina Soto Vieira
Marília Gouvêa de França Pereira
Roberto Hsu Rocha
Thiago Yudi Tachibana
Felipe Yamamoto Ricardo da Silva
Marcelo Sanchez Guedes
Thales Caramella Pereira

 


Conselho Consultivo CPP

O Conselho Consultivo tem a função de analisar e recomendar novos projetos e linhas de pesquisa a serem realizados pelo Centro de Políticas Públicas. É composto por profissionais de reconhecida capacitação técnica e experiência em formulação de políticas econômicas.

Claudio Haddad

Claudio Haddad


Presidente do Conselho Deliberativo do Insper e presidente do Conselho do Grupo Ibmec S.A., entidade mantenedora das faculdades Ibmec Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília. Membro do Conselho de Administração da BM&FBovespa, da Ideal Invest S.A., do Instituto Unibanco e do Hospital Israelita Albert Einstein. Presidente do Conselho do Brazil Harvard Office, do David Rockefeller Center for Latin American Studies. Sócio e diretor superintendente do Banco Garantia (83-98). Diretor do Banco Central do Brasil (80-82). Professor de economia da Escola de Pós-Graduação de Economia, Fundação Getúlio Vargas (1974-1984). Ph.D. em Economia, Universidade de Chicago (74), M.A. Universidade de Chicago (72), OPM, Harvard Business School (87), Engenheiro Mecânico e Industrial, Instituto Militar de Engenharia (69).

 

Marcos Lisboa

Marcos Lisboa


Diretor presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009 foi diretor executivo do Itaú-Unibanco e de 2009 a 2013, vice-presidente. De 2005 a 2006 foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. É Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

 

Ricardo Paes Barros

Ricardo Paes de Barros


Economista-chefe do Instituto Ayrton Senna, Professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e coordenador do Núcleo de Ciência pela Educação no CPP. Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale. Integrou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) por mais de 30 anos, foi professor visitante da Universidade de Yale e subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Bernard Appy

Bernard Appy


Diretor de políticas públicas e tributação da LCA Consultores. Secretário executivo e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, bem como presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil. Atuou como diretor de Estratégia e Planejamento da BM&FBOVESPA. (Foto: LinkedIn) 

 

Pedro Parente

Pedro Parente


Engenheiro formado pela Universidade de Brasília (UnB) e executivo com experiência no setor público e no privado. É sócio executivo do grupo PRADA de empresas de gestão financeira e consultoria empresarial e participa como presidente dos Conselhos de Administração da BMF&Bovespa, do Grupo ABC, da SBR-Global e do Arlon Latin America Private Equity Fund. É também membro do Conselho de Administração da Continental Grains Corporation. Foi CEO e presidente da Bunge Brasil, uma das principais empresas do agronegócio e alimentos do País; vice-presidente executivo do Grupo RBS, empresa multimídia com operações de mídia de massa nos estados do RS e SC. No setor público, foi Ministro de Estado do Governo FHC (Casa Civil, Planejamento e Minas e Energia) e ocupou diversos outros cargos na área econômica do Governo. Foi também consultor do Fundo Monetário Internacional e de instituições públicas no País, entre as quais a Assembleia Nacional Constituinte de 1988 e diversos estados da Federação. Ao longo de sua carreira, Parente foi membro de inúmeros Conselhos de Administração de empresas controladas pelo Governo Federal, e de empresas privadas. Nasceu no Rio de Janeiro em 1953 e reside atualmente em São Paulo. É casado com Lucia Hauptman, e tem quatro filhos de casamentos anteriores. Pelos serviços prestados ao longo de sua carreira, Parente foi distinguido com as principais condecorações nacionais civis e militares. É fellow da Universidade George Washington – Centro de Estudos Latinos Americanos, de Washington DC, membro do Conselho da organização Sou da Paz, do New York Philharmonic International Advisory Board e dos Conselhos de Administração da OSESP e Cultura Artística. (Foto: Divulgação RBS)

 

Ricardo Henriques

Ricardo Henriques


Superintendente executivo do Instituto Unibanco e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do Programa Bolsa Família. Ainda na esfera federal, foi assessor especial do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No Rio de Janeiro, foi secretário estadual de assistência social e direitos humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, quando desenvolveu o Programa UPP Social. É membro do conselho de administração do Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIPE) da UNESCO e presidiu a comissão de educação da 34ª Conferência Geral da UNESCO. (Foto: Lucas Ismael)

 

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco