CPP Debate: Conjuntura política e econômica às vésperas da eleição

Sob a coordenação do professor Gino Olivares, os professores Carlos Melo e João Manoel Pinho de Mello falaram sobre a conjuntura política e econômica do Brasil neste período pré-eleição. O evento reuniu alunos da graduação, da pós-graduação e outros convidados.

Data: 25/09/2014
Horário: 18h-19h15
Local: Vicente Falconi Campos, 3º andar

Professores debatedores

Carlos Melo

Cientista Político, mestre e doutor pela PUC-SP, é professor tempo integral do Insper desde 1999, analista político e consultor. Membro do Centro de Políticas Públicas. Possui experiência em análise de conjuntura política, com ênfase em Política e Cultura Política Brasileira. Sua análise de conjuntura procura estar fortemente alicerçada pelo conhecimento estrutural da política nacional. É Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da USP (NUPPs) e do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Atua nos seguintes temas: política e eleições nacionais e governos brasileiros; liderança política e liderança corporativa. Autor do livro Collor: o ator e suas circunstâncias (Novo Conceito).

João Manoel P. de Mello

Professor Titular do Insper, é Ph.D. em Economia pela Stanford University, com mestrado em Economia pela PUC-Rio e graduação em Administração Pública pela FGV – SP. Foi professor associado do Departamento de Economia da PUC-Rio. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e foi secretário-adjunto da Sociedade Brasileira de Econometria. Entre 2001 e 2103, liderou a America Latina Crime and Policy Network (AL CAPONE) da Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA). Dedica-se à pesquisa nas áreas de microeconomia bancária, organização industrial e antitruste, economia do crime e economia política.

Gino Olivares

Economista, com doutorado em Economia pela PUC-Rio (2000) e graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (1992). Professor do Insper desde agosto de 2014, foi professor adjunto do Departamento de Economia da PUC-Rio (1997-2013). Entre 2001 e 2013 trabalhou no mercado financeiro, onde foi economista-chefe de instituições como Vinci Partners, Brookfield Brasil e Opportunity Asset Management. Iniciou sua carreira como analista no Banco Central de Reserva do Peru em 1993. Suas áreas de interesse são macroeconomia, teoria e política monetária e finanças internacionais.

cpp-debate-conjuntura-01