Mais Habilidades para a Vida: O papel da família, escola, ambiente e mercado de trabalho

A América Latina avançou muito nas últimas décadas: ampliou a cobertura de serviços sociais a setores vulneráveis, melhorou seu desempenho econômico e consolidou sua posição democrática.

No entanto, ainda não embarcou completamente no trem do desenvolvimento econômico. Um fator chave para atingir esse ponto é melhorar a quantidade e qualidade de seu capital humano, um processo no qual as habilidades para o trabalho e a vida são os pilares fundamentais. Quando, como e onde se formam estas habilidades?

Neste evento, recebemos Dolores de la Mata, economista do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), apresentou o estudo Mais habilidades para o trabalho e a vida: As contribuições da família, da escola, do ambiente e do mundo laboral.

Recém concluído pelo CAF, o estudo abordou o processo de formação das habilidades necessárias para o sucesso na vida, em países da América Latina.

Assista na íntegra:

9h30 Credenciamento
10h Boas-vindas:
Naercio Menezes Filho, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper
10h15 Apresentação: “Mais Habilidades para a Vida”
Dolores de la Mata

Conheça a palestrante:
Ph.D. em Economia pela Universidade Carlos III de Madri (Espanha), é pesquisadora / economista principal do Departamento de Pesquisas Socioeconômicas da CAF. Suas áreas de pesquisa são economia da saúde, economia da educação, economia do trabalho e desenvolvimento econômico. É coautora de vários artigos acadêmicos e livros sobre seus campos de especialização e professora na Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Anteriormente, foi professora e pesquisadora da Universidad del Rosario (Colômbia).
11h Debate com participação do professor Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor titular da cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper.

Quando:

Data: 20 de março 2017 (segunda-feira)
Horário: recepção a partir das 9h30
Local: sala Amador Aguiar, 1º andar, Insper