Shortbios

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

9h – Analfabetismo Funcional no Brasil: Resultados do INAF

Ana Lucia Lima (Instituto Paulo Montenegro) é economista. Iniciou sua carreira de pesquisa na Itália e, a partir de 1987, no IBOPE, em São Paulo. Coordenando a área de pesquisa de Mídia, ocupou-se da expansão das operações do IBOPE para 12 países da América Latina. Participou, no ano 2000, da concepção e fundação do Instituto Paulo Montenegro para atuar em projetos na área de educação e mobilização comunitária – que atualmente dirige.

Naercio Menezes Filho é professor titular da Cátedra IFB e coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper. Tem Ph.D. em Economia pela University of London, com mestrado e graduação, também em Economia, pela USP. Desenvolve pesquisa na área de Economia, com ênfase em Capital Humano e Organização Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego. Também integra o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), dedicado ao desenvolvimento da primeira infância.

10h – Habilidades socioemocionais, educação e mercado de trabalho

Habilidades cognitivas e socioemocionais, ensino superior e salários

Sergio Urzúa (University of Maryland) é Ph.D. pela Universidade de Chicago. Ele é pesquisador associado do NBER e pesquisador da IZA. Sua pesquisa é focada no papel das habilidades cognitivas e não cognitivas e incerteza como determinantes das decisões de escolaridade, os resultados do mercado de trabalho e comportamento social.  Sua agenda de pesquisa inclui a avaliação de programas sociais em economias em desenvolvimento.

A Importância da Educação Socioemocional para o Desenvolvimento Humano

Ricardo Paes de Barros (Insper &IAS) é professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ciências para Educação do CPP. É graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale.

Ensino Técnico e Mercado de Trabalho

Sergio Firpo (EESP-FGV) possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Estatística – University of California Berkeley e doutorado em Economia – University of California Berkeley. Suas principais áreas de atuação são Economia do Trabalho e Econometria com ênfase em métodos quantitativos aplicados à avaliação de programas sociais. É pesquisador nível 1 do CNPq, membro do Standing Committee of Latin American Econometric Society, Research Fellow do IZA (Alemanha) e pesquisador do CEPESP (FGV), C-Micro (FGV) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social do CNPq.

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco