Educação e mercado de trabalho em tempos de crise

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Dados do Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF) mostram que cerca de ¼ dos adultos brasileiros são analfabetos funcionais. Isso tem impactos importantes na produtividade da economia brasileira e no mercado de trabalho.

Como podemos fazer para que as novas gerações de brasileiros atinjam um nível maior de alfabetismo?

Neste seminário, foram apresentados os resultados do INAF e debatidas as relações entre habilidades socioemocionais, educação e mercado de trabalho.

Naercio Menezes Filho, coordenador do CPP, abriu o evento com uma introdução sobre a evolução da educação no Brasil e seus efeitos recentes, especialmente sobre a produtividade do país.

Ana Lucia Lima, do Instituto Paulo Montenergo, apresentou o Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF), desenvolvido em parceria entre o Instituto Paulo Montenegro, do Ibope, e a ONG Ação Educativa. O indicador mensura o nível de alfabetismo funcional da população brasileira entre 15 e 64 anos, avaliando suas habilidades e práticas de leitura, de escrita e de realização de cálculos aplicadas ao cotidiano.

Os resultados de alfabetismo são decepcionantes em todos os níveis e ocupações, mesmo para pessoas que têm ensino superior.

Na segunda seção, o professor Sergio Urzúa, da University of Maryland, falou sobre habilidades cognitivas e socioemocionais e sua relação com ensino superior e salários. O professor Ricardo Paes de Barros falou sobre as diferentes habilidades socioemocionais – quais são elas, no que diferem e seus impactos no desenvolvimento humano. Ao final, Sérgio Firpo fez uma apresentação sobre o impacto do ensino técnico sobre salários e no mercado de trabalho.

Assista à gravação do evento, que foi transmitido via Live stream.

 


Data: 07 de dezembro de 2015

Horário:
das 9h às 12h

Local:
sala Marcos Lopes – 2º andar, Insper

Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo – SP

 

Programação

Acesse os shortbios dos palestrantes.

8h30 Recepção
9h Analfabetismo Funcional no Brasil: Resultados do INAF
Ana Lucia Lima (Instituto Paulo Montenegro)
Naercio Menezes Filho (CPP Insper)
10h Habilidades socioemocionais, educação e mercado de trabalho

Habilidades cognitivas e socioemocionais, ensino superior e salários
Sergio Urzua (University of Maryland)

A Importância da Educação Socioemocional para o Desenvolvimento Humano
Ricardo Paes de Barros (Insper & IAS)

Ensino Técnico e Mercado de Trabalho
Sergio Firpo (EESP-FGV)

12h Encerramento

 

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco