Administrando uma Megacidade: São Paulo no Século XXI

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Com palestra de abertura do Professor Edward Glaeser, da Harvard University, o seminário “Administrando uma Megacidade: São Paulo no Século XXI” reuniu especialistas das áreas de educação, transporte e segurança pública para debater os principais desafios da capital paulista. Realizado no dia 23 de maio pelo Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper, Harvard University e Fundação Lemann; e apoio da Arq Futuro e Columbia University, o evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas.

Claudio Haddad, Presidente do Insper, deu boas vindas ao Professor Glaeser, que apresentou as lições que devem ser consideradas ao se pensar em como melhorar a qualidade de vida nos grandes centros, como São Paulo. Ele destacou a importância das aglomerações humanas para o desenvolvimento de novas ideias e expansão do conhecimento. “O ser humano é um ser social que fica mais inteligente quando está junto de outros”, afirmou durante sua palestra.

O evento contou com a participação do Prefeito Fernando Haddad, que destacou a importância de se dinamizar a ocupação da cidade, combatendo a concentração de empregos e serviços na área central. Para o Prefeito, o momento é oportuno para se rever a legislação e desonerar a instalação de empresas em bairros mais afastados e assim estimular a criação de vagas nestas áreas.

Painéis

O painel sobre Educação, apresentado pelo Professor do Insper e Coordenador do CPP Naercio Menezes, abordou a evolução da educação na capital, em relação a outros exemplos de cidades brasileiros, e apontou recomendações de políticas que podem ser aplicadas para melhorar os resultados do ensino. O debate contou com a participação da Professora Paula Louzano, da Faculdade de Educação da USP, Denis Mizne, Diretor Executivo da Fundação Lemann, e moderação de Marcos Lisboa, Vice-Presidente do Insper.

Ciro Biderman, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Transporte de São Paulo e Professor da Fundação Getúlio Vargas apresentou, no segundo painel, alternativas para tornar mais ágil o transporte na metrópole. Moderado pelo Presidente do Insper, Claudio Haddad, o assunto foi debatido com o Professor e Pesquisador do Insper Rodrigo Moita e com José Luiz Portella Pereira, ex-Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos e de Serviços e Obras de São Paulo.

O painel sobre segurança pública, apresentado pela Coordenadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Nancy das Graças Cardia, contou com os comentários do Professor Leandro Piquet Carneiro, do Instituto de Relações Internacionais da USP, e Daniel Cerqueira, Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do IPEA. O debate trouxe a questão da abordagem multisetorial do combate à violência, por meio de ações em diversas esferas do poder público.

Na discussão final, o Professor Edward Glaeser voltou ao palco para comentar a apresentação do Secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Fernando de Mello Franco, que resgatou o processo de expansão de São Paulo no último século. Com moderação de Frances Hagopian, Professora do Centro de Estudos do Brasil, da Universidade de Harvard, a discussão apontou os desafios da capital para continuar em desenvolvimento.

 

Saiba mais

voltar

Mestrados

Aprofundamento teórico e prático tanto para atuação profissional quanto para a docência.

Doutorado em Economia dos Negócios


O programa integra a administração e economia com o objetivo de explorar a riqueza resultante da interdependência das duas áreas. Conheça!

Conheça a programação completa de seminários, fóruns e debates realizados no Insper na Agenda de eventos.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco