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Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, estamos trabalhando para mitigar o impacto do novo vírus Covid-19 (Coronavírus). Tomamos providências para evitar aglomerações e, por isso, desde 12/03 as aulas de todos os cursos (Graduação, Pós-graduação e Educação Executiva) estão suspensas temporariamente. O retorno das aulas está previsto para o próximo dia 23/03, no formato on-line.

Durante esse intervalo, trabalharemos para concluir a adaptação das aulas para o modelo on-line, a fim de garantir a manutenção da qualidade do ensino e experiência pedagógica oferecidas aos nossos alunos. Em breve, informaremos sobre adequações no calendário acadêmico. Exceções como atividades de laboratório e Educação Executiva serão analisadas caso a caso e comunicadas aos docentes envolvidos com antecedência.

Nesta página, você irá encontrar orientações para o desenvolvimento de suas aulas on-line.

Em caso de dúvida, entre em contato com o Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) pelo e-mail: dea@insper.edu.br

 

Por onde começar?

Temos uma semana para a preparação das aulas on-line (de 16 a 20/03) e estaremos todos em processo de aprendizagem.

Durante este período de adaptação e ao longo das atividades on-line, o Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) oferece orientações, recomendações, tutoriais e sessões de treinamentos técnicos e didáticos, tudo para garantir as melhores alternativas em cada contexto. Não deixe de contatar o DEA para obter informações e instruções sobre as dinâmicas possíveis e ferramentas disponíveis: dea@insper.edu.br

Aproveite o período sem aulas para repensar as dinâmicas e avaliações da sua disciplina à luz dos objetivos de aprendizagem. Considere de modo realista o que pode ser executado. Provavelmente será necessário reordenar tópicos, adaptar dinâmicas para o formato on-line, ou mesmo priorizar conteúdos em detrimento de outros. Não deixe de discutir com seu coordenador ou líder de trilha as possibilidades de adaptação.

Também é essencial manter uma comunicação consistente com os alunos. Invista tempo em uma boa comunicação. Alinhe expectativas e defina regras de comunicação ao longo do período de contingência. Deixe claro que você está construindo a experiência on-line com eles em um processo de aprimoramento contínuo.

 

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Partes das orientações desta página são adaptadas, com permissão, do site keepteaching.iu.edu da Universidade de Indiana, EUA. O conteúdo do “Keep Teaching” é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License pelos Trustees da Indiana University.

Portions of the guidance on this page are adapted, with permission, from the Indiana University keepteaching.iu.edu website. “Keep Teaching” content is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License by the Trustees of Indiana University.