Home/Coronavírus/Coronavírus | Orientações para Alunos

Orientações para alunos

ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE (08/07/2021)

Na quarta-feira, 7 de julho, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a liberação da volta às aulas presenciais no ensino superior a partir de 2 de agosto, com limite de ocupação de 60% da capacidade dos espaços.

Lembramos que aqueles alunos que não se sintam seguros ou não possam vir até a escola seguirão acompanhando os cursos remotamente. Continuaremos seguindo e recomendando todas as medidas para garantir a saúde e o bem-estar de todos, incluindo:

  • Manutenção de distanciamento físico mínimo de 1 metro entre as pessoas;
  • Uso obrigatório de máscaras durante todo o tempo de permanência nos prédios;
  • Aferição da temperatura na entrada da escola;
  • Uso de álcool em gel 70% na higienização das mãos, oferecido em totens na escola;
  • Oferta desse importante item de higienização também em todos os espaços de circulação.

Para ampliar a proteção de nossa comunidade, estamos instalando um sistema de sanitização do ar por meio de luz ultravioleta C em todas as salas de aula.

Os estacionamentos dos prédios 1 e 2 estarão operando a partir de 26 de julho, das 7h às 22h. Do dia 2 de agosto em diante, passarão a operar das 6h às 23h. O restaurante Kzacafé, no 6º andar do prédio 2, funcionará a partir de 26 de julho, das 7h às 22h. Já a Casa do Pão de Queijo, no térreo do prédio 1, reabrirá a partir de 28 de julho, das 7h às 20h. De 2 de agosto em diante, passará a operar das 7h às 22h.

Adiantamos que não será permitida a permanência no campus sem atividades programadas. Sabemos que essa medida é uma mudança na nossa rotina e na nossa cultura, mas é uma cautela temporária e importante para garantir o respeito ao limite de ocupação dos prédios.

Lembramos que nosso Espaço Saúde está preparado para apoiar toda a Comunidade Insper. Caso você apresente sintomas sugestivos de covid-19 ou tenha dúvidas, ligue para (11) 4058-5468.

Para mais informações, acesse o Protocolo de Retorno para Alunos e Professores (atualizado em 21/06/2021).


HISTÓRICO | Graduação, Pós-graduação e Educação Executiva 

Em setembro de 2020, o Insper retomou gradualmente as atividades presenciais dos cursos de Educação Executiva e atividades práticas laboratoriais da Graduação, com todas as adaptações e ações necessárias à garantia da higiene, saúde, bem-estar e prevenção contra o novo coronavírus e em estrita observância às diretrizes e recomendações legais e governamentais. Em outubro, retornam as aulas da Graduação e da Pós-graduação, com atenção total à saúde e bem-estar de todos.

Entre as mudanças implementadas em nosso campus, bem como das ações que compõem nosso Protocolo de Retorno, destacamos:

  • uso de máscaras é obrigatório durante a permanência nos prédios;
  • Ao chegar à escola, será realizada a aferição da temperatura e o colaborador será atendido no Espaço Saúde caso apresente 37,8ºC ou mais de temperatura corporal, para as devidas orientações;
  • Haverá álcool gel 70% para higiene das mãos nas entradas dos prédios, nas áreas de circulação e alimentação, nas salas de aula, nos banheiros e nos elevadores;
  • Adotamos uma política de distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas durante todas as interações (sala de aula, na circulação pelos prédios, nos banheiros e vestiários, nos refeitórios e restaurantes);
  • Nosso Espaço Saúde está preparado para apoiar toda a Comunidade Insper. Se precisar, ligue para (11) 4058-5468.

Lembramos que o Protocolo de Retorno para Alunos e Professores pode sofrer alterações conforme decisões e orientações das autoridades de Educação e Saúde. Confira o documento na íntegra (atualizado em 21/11)

Destacamos ainda que, na ida e na volta do trabalho, é preciso manter atenção aos cuidados com a saúde. Por isso, preparamos uma cartilha com dicas.

Assista ao vídeo na nossa IGTV e confira um pouco da rotina do Insper neste retorno. Confira também o nosso making of. Assista também aos vídeos da série Insper contra a Covid-19, no canal do YouTube. 

O cuidado com todos é a nossa prioridade!

 

 

AULAS REMOTAS

O ensino remoto apresentou oportunidades e desafios. Para otimizar a sua experiência de aprendizado e facilitar a transição para as aulas on-line, conheça abaixo algumas recomendações:

FALE COM SEU PROFESSOR

  • O Blackboard é o canal unificado de contato com o seu professor. Fique atento aos Avisos e Fóruns de Discussão, que serão utilizados pelos professores para se comunicarem com toda a turma. No Blackboard de cada turma também serão disponibilizados os links para as aulas.
  • Procure baixar o aplicativo do Blackboard em seu celular. Ele vai lhe ajudar com notificações sobre novos avisos e materiais disponibilizados.
  • Faça perguntas assim que tiver dúvidas. Essa atitude ajuda a antecipar a resolução de possíveis problemas e a atender questionamentos que seus colegas também podem ter.
  • Mantenha contato com seus colegas de classe. Eles podem fornecer informações úteis e sugestões.
  • Faça o acompanhamento de suas dúvidas com seu professor ou monitor. Eles provavelmente estão recebendo uma carga enorme de mensagens por dia e talvez não possam responder imediatamente. Embora seja adequado verificar questões não respondidas uma vez por semana, não há problema em fazê-lo com mais frequência em casos urgentes, mas não mais do que uma vez por dia.

COMO DEVO ESTUDAR DE FORMA REMOTA?

A área de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) do Insper disponibiliza, aos seus alunos, material com orientações práticas preparadas especialmente para auxiliá-los a estudar da melhor forma nesse período de ensino remoto. Para acessá-lo, clique aqui.


DÚVIDAS:

Em caso de qualquer dúvida, consulte nosso FAQ.

English Version

***

Partes das orientações desta página são adaptadas, com permissão, do site keepteaching.iu.edu da Universidade de Indiana, EUA. O conteúdo do “Keep Teaching” é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License pelos Trustees da Indiana University.

Portions of the guidance on this page are adapted, with permission, from the Indiana University keepteaching.iu.edu website. “Keep Teaching” content is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License by the Trustees of Indiana University.