O projeto interdisciplinar de extensão ‘Oportunidade de Negócios’ (ON) integra as diferentes disciplinas do 5º semestre do curso de Administração, de forma aplicada aos desafios reais de startups e pequenas empresas em diferentes estágios de desenvolvimento.
Trabalhando em equipes, os alunos são alocados em uma startup ou pequena empresa para identificar, fundamentar e propor formas de alavancar uma oportunidade de negócio.
Cada equipe é supervisionada e avaliada de modo interdisciplinar por todos os professores do 5º semestre. Os alunos aplicam os fundamentos e ferramentas abordados nas disciplinas de Estratégia Competitiva e Corporativa, Gestão de Operações e Sistemas, Marketing I, Comportamento Organizacional II, e Finanças III.
São três entregáveis:
Ao final, cada equipe apresenta seu projeto para uma banca composta por professores do Insper e representantes da startup ou empresa em que ficou alocada.
O projeto visa beneficiar todas as partes envolvidas, de diferentes formas.
Para os alunos
Para o Insper
O projeto requer comprometimento de todas as partes envolvidas, com enfoque em diferentes dimensões.
Dos alunos
Do Insper
Edvalter Holz
Coordenador Acadêmico do Projeto Interdisciplinar de extensão ‘Oportunidade de Negócios’ (ON)
Annaysa Salvador Muniz Kamiya
Professora Monitora
Juliana Moreira Batista
Professora Monitora
Carolina Fouad Kamhawy
Gerente de Inovação e Projetos Acadêmicos
Bruna Reis Morimoto
Analista de Projetos Acadêmicos e Inovação
Thamara Martins
Analista de Projetos Acadêmicos e Inovação
1. Quantos alunos participam do grupo responsável pelo projeto na minha Startup?
Cada grupo será composto por até seis alunos do curso de graduação em administração.
2. Quais são os requisitos e responsabilidades que minha Startup precisa apresentar/oferecer para receber o grupo de alunos e desenvolver o projeto?
Cada empresa deverá se responsabilizar pelos seguintes itens: fornecer base de dados para análise; identificar o responsável que acompanhará os alunos; atender aos alunos nos dias agendados, com base em calendário acordado previamente e disponibilizar recursos para coleta produtiva dos dados.
Requisitos para a participação: A startup deve estar em operação; ter no mínimo R$20 mil de receita por mês (MRR); ter no mínimo 10 pessoas na equipe, ter captado uma rodada de investimento é um diferencial, mas não obrigatório.
3. Quais são as responsabilidades do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa no ON?
Preparar o aluno em termos metodológicos e de etiqueta corporativa; definir e resguardar os aspectos jurídicos da atividade (proteger a empresa de vínculo trabalhista e garantir a propriedade intelectual do trabalho para a empresa); disponibilizar mentores para auxiliar os alunos e assegurar os alunos contra acidentes pessoais.
4. Quais são as responsabilidades dos alunos do Insper na atividade?
Desenvolver a atividade com base no material curso de Comportamento Organizacional II (COII); manter total confidencialidade das informações das Startups; comportamento condizente com os valores do Insper e gerenciamento do projeto.
5. Como é a questão da confidencialidade em relação ao uso e à divulgação dos dados corporativos envolvidos no projeto?
A equipe do Insper toma os cuidados em relação à confidencialidade dos dados corporativos, inclusive orientando os alunos em relação a isso. No entanto, vale ressaltar que os estudantes participantes do ON têm autorização para citar o desenvolvimento do projeto em seus currículos, apresentando-se como autores dos mesmos.
6. Qual é a duração do projeto?
O projeto terá duração de 1°semestre. 1º semestre: de janeiro a junho ou de julho a dezembro.
7. A Startup poderá contratar o aluno ao final da atividade?
Sim, a empresa poderá oferecer oportunidade de estágio ao aluno. Até o sexto semestre, o regime de estudo no Insper é integral, com aulas pela manhã e à tarde. No último ano (sétimo e oitavo semestre), as aulas são ministradas apenas no período da manhã, deixando as tardes livres para que o aluno possa participar de programas de estágio.
8. Qual é o custo financeiro do projeto para a Startup parceira?
Não terá custo financeiro para a Startup em termos de remuneração dos alunos (visto que para os alunos a atividade é parte do trabalho acadêmico).
9. Startups fora de São Paulo podem participar?
Sim, desde que se responsabilizem em participar de todos os encontros e agendas com os alunos de forma remota ou híbrida.
10. Qual o processo de seleção das Startups e atividades?
11. Como proceder para receber mais informações e participar do programa?
Visite nosso site para mais informações sobre como se inscrever como startup ou empresa parceira do ON. Para dúvidas e informações adicionais, entre em contato através do e-mail: coordenacaoon@insper.edu.br