[{"jcr:title":"REP do Insper supera a marca de 650 projetos desenvolvidos em empresas parceiras"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"REP do Insper supera a marca de 650 projetos desenvolvidos em empresas parceiras","jcr:description":"REP do Insper supera a marca de 650 projetos desenvolvidos em empresas parceiras"},{"subtitle":"REP do Insper supera a marca de 650 projetos desenvolvidos em empresas parceiras","author":"Ernesto Yoshida","title":"REP do Insper supera a marca de 650 projetos desenvolvidos em empresas parceiras","content":"Em evento, estudantes do 6º semestre de Administração são reconhecidos pela boa execução de projetos nas organizações participantes Mentores, professores e alunos do programa Resolução Eficaz de Problemas   Márcio Martins Araújo   Desenvolver o pensamento crítico, trabalhar em equipe, aprimorar as diferentes formas de comunicação e, principalmente, resolver problemas complexos são as habilidades desenvolvidas pelos estudantes de Administração do Insper na disciplina Resolução Eficaz de Problemas (REP), que insere os alunos no dia a dia do mercado para aprenderem a lidar com as dificuldades efetivas dos projetos trazidos pelas empresas parceiras. Desde o início do programa, no segundo semestre de 2011, já participaram do REP 201 empresas e 3.200 alunos. Ao todo, foram desenvolvidos 656 projetos por meio da disciplina, com apoio de mais de 200 mentores especialistas do mercado. Na cerimônia de encerramento do REP do primeiro semestre de 2024, que aconteceu na terça-feira, 11 de junho, estudantes do 6º semestre do curso de [Administração](https://www.insper.edu.br/graduacao/administracao/) foram homenageados por professores, mentores e representantes de empresas pelos trabalhos desenvolvidos na solução de problemas reais propostos pelas organizações parceiras do Insper. “No REP, nós colocamos nossos alunos em uma empresa, em um projeto em que também preparamos a empresa para recebê-los, convidamos um mentor para acompanhar o processo e temos um método de trabalho para que aos poucos o aluno comece a entender como funciona o mercado de trabalho, como se dão as interações com as pessoas e o que é ser um profissional”, afirma o professor André Duarte. “É a primeira experiência oficial deles dentro de uma empresa, onde terão de resolver problemas reais que não estão nos livros. É mais do que um exercício técnico, é também algo que ajuda os alunos a lidarem com suas emoções diante dos problemas.” Desde o início da graduação em Administração, os alunos do Insper são incentivados a trabalhar com os métodos de resolução de problemas. No ciclo básico, que acontece nos três primeiros semestres, são desenvolvidas ferramentas de trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico e orientação para resultado. Nos três semestres seguintes acontece o ciclo específico, onde os projetos são desenvolvidos. No terceiro ciclo, iniciam as eletivas específicas e o programa de estágio. Nesta edição do REP, participaram 168 alunos, divididos em 28 projetos realizados em 21 empresas, e com o auxílio de 26 mentores. “O Insper está sempre olhando as tendências do mercado, considerando o que é preciso inserir em sala de aula para fazer os alunos evoluírem na teoria que estão aprendendo e colocar tudo isso em prática”, diz Carolina Fouad Kamhawy, coordenadora executiva do REP e gerente de projetos do [Hub de Inovação](https://www.insper.edu.br/hub-de-inovacao-paulo-cunha/) . “Esse modelo ajuda nossos alunos a irem ao encontro daquilo que o mercado tem buscado e esperado desses futuros profissionais.”   Certificação Green e Yellow Belt Plan Durante o evento, os cinco projetos mais bem avaliados pela banca de professores e mentores do REP foram homenageados. Além disso, foi feita a entrega dos certificados nas modalidades Green Belt Plan e Yellow Belt Plan, que reconhece a capacidade dos estudantes participantes de analisar e solucionar problemas com rigor metodológico e planejamento. As certificações são emitidas pela empresa Falconi Consultores de Resultado e pelo Insper. O grupo de Alexandra Julião, Giovana de Toledo, Guido Bacchi, João Amaro, Matteo Couto e Pedro Di Creddo ficou em primeiro lugar dos cinco trabalhos mais bem avaliados. O projeto desenvolvido na Incorporadora Tegra tinha por objetivo aprimorar os canais de relacionamento com o cliente a partir de uma investigação feita quantitativamente e qualitativamente, tornando os processos e o contato entre empresa e clientes mais rápido e assertivo. “Ficamos muito surpresos pelo reconhecimento e felizes pelo resultado do projeto. Foi um trabalho muito prazeroso e também com muitos desafios. Tivemos de fazer algumas mudanças no meio do caminho, mas acabamos conseguindo alcançar um bom resultado”, diz João Amaro, um dos integrantes do grupo.   João Amaro, Matteo Couto e Alexandra Julião, integrantes do grupo com trabalho mais bem avaliado, durante apresentação em evento do REP Acesse [aqui](https://www.flickr.com/photos/insper/albums/72177720318037914/) a galeria de fotos do evento. REP – Projetos mais bem avaliados 1º lugar Empresa: Incorporadora Tegra Alunos: Alexandra Mourad Julião, Giovana Murgel de Toledo, Guido Gavazzi Bacchi, João Contrucci Rahme Amaro, Matteo Lopes de Almeida Cechelero Couto e Pedro Di Creddo e Queiroz Guimarães Mentor : Marcelo Crivelaro   2º lugar Empresa: Grupo Boticário Alunos: Gustavo Cavaletti, Igor Mota Fontenelle, Isabella Scotton Razera, Luiz Fernando Alves de Oliveira Neto, Pedro Henrique Cândido da Silva e Rennan Antunes Bianchi Mentor: Admar Neto   3º lugar Empresa: Natura Alunos : Giovani Arantes Filho, Giulia Camargo Chammas, Guilherme Sasson Figueira, Lucas Sampaio Monteiro, Luiz Guilherme Santos Nedochetko, Pedro Valença Cerqueira e Rafael Medeiros Cerqueira Mentor: Marcelo Suzano   4º lugar Empresa: GPA Alunos: Enzo Itiro Sato, Eric Von Uhlendorff, Fabrizio Almeida Citeroni, Lucas Machado de Araujo Batista, Pedro Nascimento Freire e Ricardo Escobar Aprile de Almeida Castro Mentor: Fabiane Almeida   5º lugar Empresa: Nestlé Purina Alunos: Alex Milan Zlatkovic, Alice Pereira Gomes Santos, Guilherme Nardozza Nahas, Larissa Favaro Rodrigues Lamelas, Natalia Buchalla Fama e Renan Monea de Nobrega Mentora: Claudirene Santos Ferreira   Alunos Green Belt Plan Alexandra Mourad Julião Guido Gavazzi Bacchi Isabella Scotton Razera João Contrucci Rahme Amaro Luiz Fernando Alves de Oliveira Neto   Alunos Yellow Belt Plan Alex Milan Zlatkovic Amir Goldfajn Antonio Ribeiro dos Santos Ruiz Bruno Lima Ayoub Enzo Itiro Sato Eric Von Uhlendorff Gabriela Gonçalves Carvalho Giovana Murgel de Toledo Giulia Camargo Chammas Guilherme Nardozza Nahas Laura Pinheiro Benevides Leonardo Villar Pinheiro Livia Reimann Deleuse Lucas Machado de Araújo Batista Lucas Sampaio Monteiro Luis Felipe Montilla de Medeiros   Empresas participantes: ALPARGATAS ATLAS SCHINDLER BETTER DRINKS BIP CONX COPA ENERGIA E.M.S EDENRED ESPRO GM GPA GRUPO BOTICÁRIO J&T MINERVA FOODS NATURA NESTLÉ PURINA ROCKWELL AUTOMATION SBA SAINT GOBAIN – PPC SAINT GOBAIN – TEKBOND TEGRA  "}]