Modelo de inteligência artificial já é parte do conjunto de ferramentas de produtores de conteúdo, mas sua utilização em contexto de campanha eleitoral gera preocupações
Bernardo Vianna
De acordo com dados reunidos pelo Statista, site de inteligência de mercados, o número de pessoas que utilizam ferramentas de inteligência artificial em todo o mundo ultrapassou 250 milhões em 2023, mais que o dobro em relação ao número de 2020. Segundo projeções recentes realizadas a partir desses dados, é esperado um crescimento contínuo, devendo superar a marca de 700 milhões de usuários até o final da década.
A empresa de informações financeiras Bloomberg revelou, em junho de 2023, que o mercado de IA generativa — modelo que utiliza técnicas de aprendizado de máquina para criar novos conteúdos, como texto, áudio e vídeo — está em rápida ascensão também em relação à geração de receita, passando de 14 bilhões de dólares em 2020 para quase 900 bilhões em 2023, com projeções de alcançar mais de 1,3 trilhão de dólares em 2032. Esse crescimento é atribuído à explosão de ferramentas de IA generativa nos últimos anos, como o Bard/Gemini do Google e o ChatGPT da OpenAI/Microsoft.
Dados de novembro de 2023 do JetBrains, empresa de desenvolvimento de software, indicam que a tarefa mais popular para a qual as pessoas usaram ferramentas de IA naquele ano foi aprender coisas novas, com cerca de 35% dos respondentes relatando uso regular e 47% utilizando-as ocasionalmente para esse fim. Uma outra pesquisa, realizada nos Estados Unidos em março de 2023 com profissionais de marketing, registrou que 44% dessas pessoas afirmaram usar IA generativa para criar conteúdo de e-mail, enquanto 42% utilizaram esse tipo de ferramenta para gerar conteúdos de mídia social.
Outra pesquisa realizada em setembro de 2023, também nos Estados Unidos, entre profissionais do setor de entretenimento, revelou que 51% acreditavam que a IA generativa pode ser bastante eficaz na criação de efeitos sonoros para filmes, TV ou jogos. No entanto, essa porcentagem caiu em comparação com três meses antes, quando 58% dos respondentes tinham a mesma opinião. A pesquisa incluiu profissionais de cinema, TV e música, como diretores, técnicos de cena, atores e assistentes de produção.
Os dados mostram um crescimento significativo no uso de IA generativa e uma diversificação nas suas aplicações, desde aprendizado e marketing até a criação de efeitos sonoros. No entanto, preocupações quanto ao uso ético e à potencial disseminação de propaganda política permanecem, destacando a necessidade de regulamentação e debate público sobre o impacto dessas tecnologias na sociedade.
Em agosto de 2023, uma pesquisa da empresa YouGov apontou que mais da metade dos adultos nos Estados Unidos expressaram preocupação com a disseminação de propaganda política por meio da IA, enquanto 23% disseram estar “um pouco preocupados”. Em contraste, apenas 3% dos cidadãos não estavam preocupados com o uso da IA em propaganda política.