Investimentos em tecnologia imobiliária prometem redefinir compra, venda e gestão de imóveis
Bernardo Vianna
Proptechs, ou real estate techs, são empresas que exploram os usos da tecnologia da informação para auxiliar a pesquisa, a compra, a venda e a gestão de imóveis. Da mesma forma como as fintechs impactaram o mercado financeiro, as proptechs têm potencial de revolucionar o setor imobiliário. De acordo com dados da consultoria Deloitte reunidos pelo site Statista, foram investidos, em 2021, mais de 24 bilhões de dólares em empresas de proptech em todo o mundo, valor que, com exceção do ano de 2020, vem crescendo desde 2012.
De acordo com a publicação, as proptechs estão transformando o mercado imobiliário global, atraindo investimentos significativos e redefinindo a forma como imóveis são comprados, vendidos e gerenciados. Segundo os dados disponíveis, mais de 80% dos investidores de capital em imóveis comerciais esperam que as proptechs tenham um impacto significativo ou moderado no setor globalmente.
A previsão de aumento dos orçamentos de tecnologia entre os executivos de imóveis comerciais, no entanto, varia conforme a região. De acordo com uma pesquisa da Deloitte Digital realizada em junho de 2022, entre 41% e 48% dos diretores financeiros de empresas de imóveis comerciais esperavam um aumento nos orçamentos de tecnologia para 2023. Na América do Norte, quase metade dos participantes previam um aumento, enquanto na Europa 37% esperavam cortes nos gastos com tecnologia. A pesquisa abrangeu empresas com pelo menos 100 milhões de dólares em ativos sob gestão, distribuídas entre América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico (Austrália, China e Japão).
No que diz respeito às tecnologias adotadas pelos ocupantes de imóveis comerciais, as soluções para trabalho remoto e para a colaboração no escritório foram as mais amplamente adotadas até julho de 2022. Em contrapartida, contratos inteligentes, reuniões imersivas em realidade virtual e robótica para limpeza, manutenção e segurança foram menos comuns. Até 2025, aproximadamente 82% dos executivos de imóveis comerciais planejam introduzir a gestão preditiva de instalações.
Os investidores de proptech demonstraram maior interesse em inovação nas áreas de arquitetura, engenharia e construção em 2023, com aproximadamente 31% dos respondentes destacando essas áreas como as mais promissoras. Em comparação, cerca de 8% escolheram finanças e investimentos, e 17% optaram por edifícios inteligentes.