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Empresas aceleram investimento em inteligência artificial

Falta de expertise adequada, no entanto, ainda aparece como principal obstáculo para o avanço da tecnologia

Falta de expertise adequada, no entanto, ainda aparece como principal obstáculo para o avanço da tecnologia

 

 

Bernardo Vianna

 

Um estudo encomendado pela IBM revelou que cerca de 42% das empresas pesquisadas já estão utilizando ativamente a inteligência artificial em seus negócios. Intitulada IBM Global AI Adoption Index 2023, a pesquisa ouviu mais de 8 mil profissionais de TI de empresas com mais de mil funcionários, em 20 países, ao longo de novembro de 2023.

De acordo com os dados reunidos, 59% das empresas que já trabalham com IA pretendem acelerar e aumentar o investimento na tecnologia. No entanto, ainda há desafios persistentes para a adoção de IA nas empresas, incluindo a contratação de funcionários com habilidades adequadas, a complexidade dos dados e as preocupações éticas que fazem com que as organizações ainda hesitem em adotar essa tecnologia em suas operações.

 

 

 

Segundo Rob Thomas, vice-presidente da IBM, é perceptível que “os primeiros adotantes, que superaram as barreiras para implantar a IA, estão fazendo mais investimentos, o que prova que já estão experimentando os benefícios da tecnologia. Ferramentas de IA mais acessíveis, a busca pela automação de processos-chave e o aumento da quantidade de IA incorporada em aplicativos comerciais prontos para uso são os principais fatores que impulsionam a expansão da IA no nível empresarial”.

 

 

 

De acordo com o estudo da IBM, a maioria das empresas pesquisadas que estão implantando ou explorando a IA acelerou seu investimento ou implantação nos últimos 24 meses. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento e capacitação da força de trabalho são as principais áreas de investimento em IA nessas organizações, o que é impulsionado por ferramentas de IA mais fáceis de usar e pela necessidade de reduzir custos e de automatizar processos.

Embora os profissionais de TI reconheçam a necessidade de IA confiável e governada, muitas empresas enfrentam dificuldades para colocar em prática medidas para garantir a transparência e a ética na implementação da tecnologia. Da mesma forma, são poucas as empresas que estão tomando medidas concretas para reduzir o viés, rastrear a procedência dos dados ou desenvolver políticas de ética para IA.

 

 

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