Fabio Melo Duran é CEO da 8D Hubify, especializada em alinhar os objetivos das áreas de marketing, vendas e pós-vendas para melhorar a experiência do consumidor
Tiago Cordeiro
Para proporcionar a melhor experiência ao consumidor, as empresas sabem que precisam entregar a jornada mais completa possível. Nem sempre conseguem: muitas vezes, as áreas de marketing, vendas e pós-vendas não conversam entre si.
Para atender a essa demanda, muitas organizações, especialmente americanas, criaram recentemente a figura do Revenue Ops, ou RevOps, um departamento que atua na integração entre os profissionais dessas diferentes áreas com o objetivo de implementar ações eficientes para atender às necessidades dos clientes. A ideia é garantir que diferentes setores estejam alinhados e focados nas estratégias para maximizar receitas com base na aquisição e na retenção consistente de clientes, com autoridade e reconhecimento de marca.
Poucas agências de marketing do Brasil se propõem a oferecer serviços de RevOps. Uma das pioneiras no país, a 8D Hubify, é resultado da fusão, formalizada em abril de 2023, entre a agência de automação de marketing e performance Hubify e a 8D Pro, empresa de soluções de customer relationship management (CRM, ou gestão de relacionamento com o cliente), marketing conversacional e vendas.
O CEO da empresa que surgiu da fusão, Fabio Melo Duran, é aluno do Mestrado em Administração do Insper. Ele iniciou a carreira cursando graduação em Direito. É também especialista em marketing digital e vendas e palestrante. E acredita na importância da formação acadêmica sólida para gerar resultados no ambiente corporativo.
“Busquei no mestrado no Insper um curso capaz de me diferenciar no mercado”, diz Duran. “Conhecia a expertise do Insper em Exatas e o quanto a escola incentiva o networking. Hoje, depois de muito esforço, entendo muito mais de estatística. E muitos colegas hoje são clientes e parceiros.”
A dissertação de Duran defendida no Insper, com o título “Marketing Conversacional B2B: Desvendando a eficiência do chatbot na geração de oportunidades de negócio”, é o fruto de um período de dois anos de estudo e dedicação e está disponível online. O trabalho, orientado pela professora Giuliana Isabella, faz a ponte das necessidades do mercado com o mundo acadêmico e trouxe para Duran e para a comunidade conhecimento relevante quando se decide utilizar um chatbot.
Duran é cofundador da Hubify, que surgiu em 2016. Entre julho de 2021 e julho de 2023, cursou o mestrado no Insper. Entre 2008 e 2009, quando ainda atuava em Direito, trabalhando na área de contencioso empresarial para grandes escritórios, ele havia concluído uma pós-graduação em administração e gestão de projetos na Universidade da Califórnia.
Em 2011, colaborou como investidor-anjo para a consolidação da startup Elefante Verde, onde teve a primeira — e marcante — experiência no empreendedorismo. Liderou o time de marketing e vendas do franchising, que levou à instalação de mais de 120 franquias da marca no país.
A partir dessa atividade, decidiu migrar para o marketing e cofundou a Hubify, que rapidamente passaria a fazer parte do ecossistema do Cubo Itaú, uma das mais importantes comunidades voltadas para o desenvolvimento de startups, surgido em 2015. “Estamos no Cubo desde que ele surgiu. Trabalhamos com a proposta de atuar com marketing digital de performance”, comenta Duran, que tem 41 anos.
Com a fusão, a 8D Hubify se posiciona como a primeira agência de RevOps do Brasil, capaz de participar de todas as pontas do processo de vendas. “Tradicionalmente, uma agência de marketing digital atua para gerar o lead. Mais recentemente, o setor começou a atuar data driven, um foco que deixa de lado a importância da parte criativa, da construção da identidade”, diz o CEO.
A proposta da empresa, que atualmente tem 110 colaboradores diretos, 75 clientes recorrentes e faturamento mensal que supera R$ 1 milhão, é conciliar métrica e contexto, construindo marcas fortes, com identidade. “Trabalhamos para ser protagonistas no Brasil com essa nova abordagem”, diz Duran, lembrando que, em março, a 8D Hubify realiza o primeiro evento sobre RevOps no Brasil.