Os downloads via códigos de “quick response” aumentaram 750% desde o início da pandemia da covid-19
Bernardo Vianna
O código QR — sigla para “quick response”, ou “resposta rápida” em português — é um método de representação gráfica de dados que pode ser facilmente lido por máquinas, em especial as câmeras de dispositivos móveis como smartphones ou tablets. Criado há quase três décadas, em 1994, o código QR era originalmente utilizado para catalogar peças automotivas. Nos últimos anos, porém, esse método tornou-se uma ponte essencial entre os mundos online e offline, oferecendo uma variedade de usos que vão desde direcionar usuários para sites ou mídias sociais até compartilhar documentos ou informações de contato e coletar pagamentos.
A pandemia da covid-19 teve grande impacto na popularização dos códigos QR. Com a necessidade de minimizar o contato físico, as aplicações dos códigos QR expandiram-se consideravelmente em diversos setores, e os downloads realizados por meio deles aumentaram 750%, segundo a CNBC. Exemplo dessas novas aplicações são os cardápios digitais dos restaurantes. Segundo pesquisa realizada pela MobileIron, uma empresa de segurança de dispositivos móveis, 38% dos respondentes já haviam feito o download de um cardápio digital em 2020.
O aumento na popularidade dos códigos QR está diretamente relacionado à proliferação de smartphones e do acesso à internet. Em 2022, o mundo contava com 6,65 bilhões de smartphones em uso, número que deve alcançar os 7,33 bilhões até 2025. Além disso, 84% da população global possuía um smartphone em 2022. Esses números indicam uma base de usuários cada vez maior e pronta para aproveitar as múltiplas possibilidades de aplicação dos códigos QR.
Os códigos QR se destacam como uma solução bastante prática para pagamentos digitais. A tecnologia permite que os usuários efetuem pagamentos online em questão de segundos, com segurança e facilidade, a partir do escaneamento do código pela câmera de um smartphone. Graças a essa conveniência, o mercado global de pagamentos via QR code, avaliado em mais de 8 bilhões de dólares em 2020, está projetado para ultrapassar os 35 bilhões até 2030, de acordo com a projeção de taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16% feita pela Allied Market Research.
Embora existam há quase três décadas, os códigos QR jamais foram tão relevantes. À medida que o mundo se dirige para um cenário de maior comodidade e segurança, os códigos QR ganham relevância não apenas como ferramenta para simplificar pagamentos, mas como um meio versátil de conectar as esferas online e offline. Do mesmo modo, conforme mais pessoas ao redor do mundo adotam smartphones e buscam soluções sem contato, os códigos QR passam a desempenhar um papel cada vez mais central em nosso cotidiano.